Decoração

Como usar paleta de cores na decoração

Paleta de cores na decoração
Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Cores não dão só vida a um lugar. Elas ajudam a tornar os ambientes mais harmoniosos. Porém, nem sempre sabemos como usar paleta de cores na decoração. Se depender do artigo de hoje, isso vai mudar!

Lógico que os gostos pessoais contam na hora de escolher os tons para as paredes, mobília e demais itens que compõem a ambientação. Outros pontos importantes são a função do cômodo, o significado das cores e suas interações.

Para perceber melhor todos estes aspectos, é interessante começar pela famosa roda das cores. Ela é formada por três tipos: primárias, secundárias e terciárias.

As cores primárias são: vermelho, amarelo e azul. Elas dão origem às demais. Misturando duas cores primárias, temos, portanto, as secundárias. Juntando vermelho e amarelo, surge a cor laranja; vermelho e azul formam a violeta; azul e amarelo resultam em verde.

Paleta de cores decoração

Seguindo essa linha de pensamento, temos as terciárias, que nascem da união de tons primários e secundários. É o caso da cor turquesa (azul + verde) e da encarnada (violeta + vermelho), entre outras.

Todas as tonalidades acima possuem duas maneiras de relacionamento na roda das cores. Uma delas é a forma complementar, que diz respeito às cores que estão de lados opostos. Por exemplo: verde e vermelho; azul e laranja.

No entanto, estar em lado contrário não quer dizer que destoem. Elas podem – e devem – ser combinadas porque o contraste entre elas confere um realce agradável, buscado na decoração e até nas roupas.

Para entender mais sobre como usar paleta de cores na decoração, é preciso também notar quais as cores harmoniosas, ou seja, as que estão pertinho das primárias. Mesmo sendo diferentes, pertencem à mesma família de cores.

Paleta de cores decoração da sala

Existe uma regrinha que considera uma parte da roda de cores mais quente e outra mais fria. Assim, amarelo, laranja e vermelho pertencem ao primeiro grupo; verde, azul e violeta, ao segundo.

Um exemplo prático para facilitar: a busca pelo equilíbrio na decoração indica que uma paleta focada no azul, que é cor fria, pode muito bem ficar mais quente com a cor complementar laranja.

Só é necessário tomar cuidado com o fato de as duas tonalidades terem a mesma intensidade. Isso é capaz de causar um efeito visual um pouco desagradável, mas que resolvemos reduzindo ou aumentando a intensidade de uma das cores complementares.

Saiba como usar paleta de cores na decoração

Ainda na roda das cores, é preciso falar sobre os tons neutros: branco, preto, acinzentado, castanho, bege, creme – e todas as variações deles. É bom lembrar que eles são muito versáteis, justamente por causa de sua neutralidade.

Quem está começando agora a entender como usar paleta de cores na decoração pode usar as cores neutras como pontapé inicial, uma vez que elas combinam com praticamente todas as outras da roda.

Então, aproveite as neutras para esquentar a divisão com tons mais quentes ou aliviá-la com as cores mais frias.

Quando a decoração é monocromática, uma cor é escolhida para ser distribuída pelo espaço em tons e intensidades diferentes. Uma paleta de cores esverdeadas pode perfeitamente ganhar um toque final interessante quando recebe mobília ou objetos em cores contrastantes.

Se o objetivo é uma família harmoniosa de tons, devemos investir naqueles localizados entre as cores primárias da roda. Eles funcionam muito bem e praticamente reduzem a zero a chance de errar, especialmente quando misturamos tons vibrantes com menos intensos.

Ao apostar nos tons fortes e dominantes da cartela primária, o ideal é equilibrar a paleta com auxílio de uma cor neutra. Pode ser um fundo branco ou bege, entre outros.

Coloque uma cor fria na maior parte do espaço e escolha duas complementares (opostas) da roda. A tonalidade quente deve ser aplicada em menor quantidade. Mudando o tom e a intensidade das cores, você brinca com o contraste e a evidência dos elementos.

Há muitas maneiras de deixar nossa casa ou ambiente de trabalho mais agradável visualmente, com personalidade e estilo. Saber como usar paleta de cores na decoração é meio caminho andado. O resto é com você!

Sucesso, e até breve…

/* ]]> */