Beleza Cabelos Pele

Para que serve sabão de coco? Veja os benefícios para pele e cabelo

Ele está sempre presente nos lares brasileiros por ser considerado um produto benéfico à saúde e beleza. Mas a verdade é que poucas pessoas sabem, de fato, o que ele pode fazer de bom. Do que eu estou falando? Do sabão de coco, é claro!

Com certeza, você já deve ter visto esse produtinho em vários lugares, mas se pegou pensando para que o ele realmente serve. Aqui no blog, você já conheceu os benefícios do óleo de coco. Agora, chegou a hora de saber quais são, então, os 10 principais benefícios do sabão de coco para a saúde

Vamos lá? Acompanhe-me nos próximos parágrafos desse artigo que eu te conto como ele pode te ajudar a tratar e curar diversos males que atingem o nosso corpo, especialmente no que diz respeito à pele e cabelos…

Limpa a pele profundamente

Sem dúvidas, este é um dos principais benefícios do sabão de coco para saúde e, também, para a beleza. As vaidosas de plantão vão adorar saber que esse produtinho é ideal para higienizar a pele de maneira profunda, sem causar a incômoda “secura” que os outros produtos com a mesma função.

Por ser rico em leite de coco puro, o sabão de coco automaticamente traz em sua composição uma excelente carga de ácidos graxos, que, por sua vez, possuem alto poder desintoxicante. Com isso, ao utilizarmos o produto diariamente, é possível fazer uma limpeza profunda na pele, removendo todos os tipos de impureza (como células mortas, sujeira, poeira, resquícios de maquiagem, etc.), além de manter a hidratação natural da pele.

Em resumo, o sabão de coco pode ser considerado um poderoso limpador facial suave, mas com ótima eficácia.

Combate o envelhecimento precoce

Outro grande benefício do sabão de coco é o seu poder de retardar o envelhecimento da pele, sobretudo aquele que vem de forma prematura. Isso porque, por ser rico em leite de coco, o produto possui antioxidantes poderosos, dentre eles, as vitaminas C e E, que são essenciais no combate aos radicais livres, responsáveis por prejudicar o nosso corpo de uma forma geral, oxidando-o e causando vários tipos de doenças, além de provocar o envelhecimento precoce da pele.

Além disso, o sabão de coco também possui em sua composição uma excelente quantidade de micronutrientes essenciais, como ferro, selênio, zinco e cobre, que ajuda a cuidar da saúde e nutrição da pele. Portanto, é válido dizer que o produtinho não deve faltar na rotina diária de cuidados com a derma das vaidosas de plantão, uma vez que o seu uso regular pode prevenir rugas, linhas finas no rosto, manchas do sol e flacidez, deixando a pele muito mais jovem, saudável e bonita.

Cura infecções na pele

Como falamos anteriormente, o sabão de coco contém excelentes quantidades de leite de coco em sua formulação. Este último, por sua vez, é rico em ácidos láurico, um nutriente conhecido por suas propriedades anti-bacterianas, anti-fúngicas e anti-virais.

Por esta razão, também podemos afirmar o produto pode ajudar a formar uma espécie de “barreira química” sobre a superfície da pele com o seu uso regular, o que significa que você poderá sofrer com menos infecções de pele, como eczemas, dermatite de contato, psoríase, entre outros problemas.

Hidrata a pele

E como não poderia faltar, o sabão de coco é ideal para hidratar a pele com tudo! Isso porque, mais uma vez, os ácidos graxos presentes em sua fórmula, graças ao leite de coco também em sua composição, o produto pode oferecer uma hidratação intensa à nossa pele, e o melhor, sem causar aquela “secura” excessiva, que deixa a derma sem brilho e sem vida, tal como fazem outros sabões.

Ao contrário disso, as propriedades super hidratantes do sabão de coco ajuda a restaurar a umidade perdida da pele, rejuvenescendo as células completamente. Como resultado, temos uma pele muito mais macia e suave.

Combate a acne

Por ser eficaz na limpeza profunda da pele, o sabão de coco também é uma ótima alternativa para tratar as acnes e espinhas que acometem a nossa pele. O leite de coco presente no produto é rico em ácidos “gordos”, como o ácido láurico, ácido caprílico, ácido cáprico, entre outros, que, sendo potenciais agentes anti-microbianos, podem ajudar a reduzir a acne existente e evitar o surgimento de outras novas.

Além disso, alguns destes ácidos gordos podem funcionar como antioxidantes, capazes de eliminar os danos causados pelos radicais livres e, ainda, eliminar manchas mais rapidamente.

Veja também: Como acabar com as espinhas: veja os melhores tratamentos

Promove a cicatrização da pele

Outro benefício do sabão de coco para a pele é o seu poder de promover uma melhor cicatrização da pele. Isso porque o produto contém uma grande quantidade de vitamina E, além de outros nutrientes que, como este último, alimentam as nossas células e aceleram o processo de reparação dos tecidos do corpo.

Portanto, você pode utilizar o sabão de coco de forma regular na rotina de cuidados com a pele para mantê-la sempre saudável e macia e, ainda, curar feridas, erupções cutâneas, rachaduras (especialmente nos pés) e queimaduras, inclusive aquelas causadas pelo sol.

Recupera o cabelo

Por se tratar de uma excelente fonte de proteínas, o leite de coco presente no sabão de coco pode ajudar a recuperar o nosso cabelo, tornando-o mais forte e saudável. Ainda, o produto é carregado com vitaminas essenciais, minerais e ácidos graxos, que fornecem a máxima nutrição, tanto para o couro cabeludo quanto para os fios.

Hidrata o cabelo

Assim como no caso da pele, o sabão de coco também pode ajudar a hidratar as nossas madeixas de forma intensa. Portanto, neste caso, se você tem cabelos secos, danificados e quebradiços, pode apostar no produto como uma tentativa de repor a umidade perdida e brilho dos seus fios, tornando-os mais macios e brilhosos novamente.

Veja também: Como hidratar o cabelo corretamente? Confira o passo a passo

Combate a caspa

Mais uma vez, por conta do leite de coco presente em sua composição, rico em nutrientes essenciais à nossa pele, inclusive a do couro cabeludo, o sabão de coco também pode ajudar a combater diversos males que acometem essa região, como é o caso da caspa.

Isso porque, com o uso regular do produto, você pode ajudar a nutrir o couro cabeludo, alimentando os folículos capilares de maneira eficiente. Além disso, o sabão de coco também mantém o couro cabeludo suave e hidratado, o que impede a formação de caspa, regulando a “secura” e também a escamação, entre outros problemas.

Veja também:

E aí? Gostou do artigo? Você usa ou já usou o sabão de coco alguma vez na sua rotina de beleza? Então, deixe um comentário aqui embaixo contando a sua experiência pra gente!

Até a próxima!

/* ]]> */