Beleza Cabelos

Peeling Capilar: aprenda a cuidar da saúde dos cabelos e do couro cabeludo

A esfoliação é um procedimento estético importantíssimo para manter a saúde da pele, uma vez que elimina as células mortas e renova a sua aparência. Por isso, muitas mulheres são adeptas ao chamado tratamento de peeling facial, que ajuda a limpar a nossa derma e cuidar da beleza como nunca.

Conheça Nossa Loja Virtual! Você gosta de brincos? Clique aqui para acessar e conferir as promoções de lançamento!

Agora, você já parou para pensar que o mesmo processo também pode ser feito nos cabelos para manter o brilho e hidratação dos fios? É isso mesmo! Apesar de parecer estranho a princípio, o peeling capilar já está ganhando a atenção de muitos profissionais de beleza no mundo todo e atraído milhares de mulheres que gostam de cuidar dos cabelos para os benefícios que este procedimento pode trazer aos fios e ao couro cabeludo.

O peeling capilar ajuda na esfoliação e limpeza profunda do couro cabeludo, favorecendo o nascimento e crescimento saudável dos fios, que podem ficar saudáveis e ainda mais sedosos, leves e bonitos após o tratamento. Quer saber mais sobre como ele funciona? Então, continue lendo esse post até o final e conheça tudo sobre o peeling capilar e quais os benefícios que ele pode trazer às nossas madeixas!

O que é o peeling capilar?

Da mesma forma que o procedimento tradicional feito na pele, que limpa e cuida da sua aparência, o peeling capilar também se trata de uma esfoliação feita no couro cabeludo com o objetivo de remover toda a sujeira, excesso de oleosidade e resíduos de produtos que possam atrapalhar o desenvolvimento dos cabelos.

Como você já sabe, os nossos fios e o couro cabeludo sofrem todos os dias com os impactos da sujeira presente no ar e a oleosidade excessiva causada pelo acúmulo de resíduos de produtos, suor ou poluição, que acabam entupindo os poros capilares e causando diversos problemas, como caspa, seborreias, enfraquecido da raíz e queda dos fios, além de prejudicar o nascimento e crescimento do cabelo.

Muitas vezes, apenas o uso do shampoo pode não conseguir fazer a limpeza que essa região precisa. Por isso, o tratamento, que é o mais novo “queridinho” do mercado de beleza, proporciona uma limpeza profunda do couro cabeludo, funcionando como um tipo de “detox capilar”, eliminando qualquer resíduo ou sujeira que possa causar a má saúde dos fios.

Os produtos usados agem como microesponjas que absorvem a oleosidade excessiva do couro cabeludo, favorecendo o reequilíbrio do pH dos fios e causando a sua purificação. O resultado é de uma cabeça totalmente limpa e mais favorável ao nascimento de novos fios saudáveis e crescimento natural do cabelo como um todo.

Benefícios

Sem dúvidas, o principal benefício do peeling capilar está na limpeza profunda do couro cabeludo, o que ajuda a manter a saúde do cabelo de uma forma geral. Isso porque, diferente dos demais tratamentos capilares, o peeling age na raíz do problema, ou seja, diretamente no bulbo capilar, para que os fios nasçam saudáveis e cresçam sempre bonitos.

Por favorecer a renovação celular e ativar a circulação sanguínea na região, o procedimento facilita a chegada dos nutrientes presentes na alimentação e nos produtos que nós utilizamos para cuidar das madeixas até a fibra capilar. O resultado é de cabelos mais saudáveis, fortes, brilhosos e bonitos.

Veja, resumidamente, os principais benefícios do peeling capilar:

  • Limpa, esfolia profundamente e remove todos os resíduos, sujeira e oleosidade excessiva;
  • Previne a caspa e outras seborreias causadas pelo excesso de óleo no couro cabeludo;
  • Combate a queda de cabelo e calvície, uma vez que evita o enfraquecimento da raíz dos fios;
  • Reequilibra o pH dos fios, fazendo com que cresçam saudáveis e fortes;
  • Auxilia no crescimento rápido e saudável do cabelo;
  • Remove as células mortas e renova a saúde e aparência do couro cabeludo;
  • Deixa os fios saudáveis, sedosos e mais fortes;
  • Acaba com a aparência gordurosa e má cuidada dos cabelos muito oleosos.

Quem pode fazer o peeling capilar?

Por ter como principal função recuperar a saúde do couro cabeludo e do cabelo como um todo, o peeling capilar é altamente recomendado para mulheres com fios muito danificados, sem brilho, excessivamente oleosos, com caspa e outras seborreias, coceira e que sofram com queda.

Para quem costuma abusar de procedimentos e produtos químicos, como alisamentos e tinturas, o tratamento também é indicado, já que pode ajudar a eliminar os resíduos que causam o entupimento dos poros do couro cabeludo e atrapalham o desenvolvimento do cabelo.

Veja também

Como fazer? Veja o passo a passo

A boa notícia é que o peeling capilar pode ser feito tanto no salão de beleza, por um profissional de sua confiança, quanto em casa, pelas suas próprias mãos. Geralmente, nos estabelecimentos de beleza, são usados produtos específicos, com ação anti-bactericida para ajudar a limpar profundamente e remover todas as células mortas, sujeira, oleosidade e qualquer outro resíduo que estiver no couro cabeludo.

No entanto, com ingredientes naturais, você também pode obter o mesmo resultado fazendo o tratamento em casa, sem gastar muito tempo ou dinheiro. Independente de onde você for fazer o peeling capilar, o modo como ele é feito é o mais importante.

A técnica é aplicada antes do shampoo. Durante a aplicação dos produtos ou ingredientes naturais, é necessária uma massagem feita com a ponta dos dedos (sem as unhas) para estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo e permitir que os nutrientes e sais minerais penetrem no bulbo capilar, tratando-o cuidadosamente.

Depois, o ideal é que os cabelos passem por uma hidratação para fechar as cutículas dos fios. O resultado é de um cabelo leve, limpo, sedoso, com mais vitalidade e brilho.

Veja o passo a passo de como fazer o peeling capilar:

Passo 1: Com os cabelos secos, aplique a ampola fitoterapêutica anti-queda no couro cabeludo, deixando-o úmido. Se for o caso, você também pode usar um tônico capilar de sua preferência para realizar o procedimento.

Passo 2: Agora, desembarace os cabelos prenda-o com um coque. Em seguida, coloque uma touca plastificada e jogue o jato de ar quente do secador para amolecer a pele morta do couro cabeludo. Aguarde por 30 a 40 minutos.

Passo 3: Passado esse tempo, chegou a hora de aplicar o esfoliante pré-shampoo. Separe o cabelo em mechas e vá aplicando o produto da nuca em direção ao topo da cabeça.

Passo 4: Depois de aplicá-lo em todo o cabelo, comece a massagear o couro cabeludo com a ponta dos dedos, em movimentos circulares, e sem usar as unhas. Essa etapa deve durar cerca de 5 minutos.

Passo 5: Enquanto isso, aplique um óleo vegetal de sua preferência nas pontas dos cabelos para protegê-las do shampoo e evitar o seu ressecamento. Enxágue o cabelo em seguida.

Passo 6: Remova bem o produto dos fios durante o banho. Depois, aplique o shampoo anti-resíduos, seguido de uma boa máscara de hidratação, de preferência, com efeito rápido. Está pronto o seu cabelo! Agora é só esperar secar naturalmente ou fazer a escova, como de costume.

Contraindicações e efeitos colaterais

Apesar de super benéfico para a saúde dos fios e do couro cabeludo e ajudar na recuperação de cabelos danificados, o peeling capilar não é recomendado para mulheres que sofram com feridas, lesões ou acnes na região da cabeça, sob o risco de agravar qualquer um desses problemas.

Na dúvida, a dica é conversar com o seu cabeleireiro de confiança e com o seu médico dermatologista ou esteticista para descobrir a melhor forma de aplicar o peeling no seu cabelo.

Receitas caseiras

Caso você não tenha os produtos que nós citamos no passo a passo de como fazer o peeling capilar em casa, uma ótima ideia é usar ingredientes naturais que você tem na sua cozinha, que possuem as mesmas propriedades anti-bactericidas, para realizar o procedimento.

Confira abaixo algumas receitinhas caseiras que nós separamos para você fazer em casa, sem gastar muito tempo ou dinheiro, e obter os mesmos resultados benéficos do peeling capilar nos seus fios:

1 – Peeling capilar com babosa e açúcar mascavo

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) da polpa da babosa;
  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo.

Como fazer:

Em um recipiente de plástico, junte a polpa de babosa e o açúcar mascavo e misture bem. Depois, divida o cabelo em duas partes e comece a aplicar a mistura diretamente no couro cabeludo. Em seguida, enrole uma toalha aquecida em água quente na cabeça e deixe-a agir por cerca de 25 minutos.

Após esse tempo, retire a toalha e massageie bem o couro cabeludo com as pontas dos dedos, de forma suave e com movimentos circulares. Lave o cabelo normalmente em seguida.

2 – Peeling capilar creme com açúcar cristal

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de um creme hidratante capilar;
  • 1 colher (sopa) de açúcar cristal.

Como fazer:

Em um recipiente de plástico, junte o creme hidratante e o açúcar e misture bem. Depois, divida o cabelo em duas partes e comece a aplicar a mistura diretamente no couro cabeludo. Em seguida, enrole uma toalha aquecida em água quente na cabeça e deixe-a agir por cerca de 10 minutos.

Conheça Nossa Loja Virtual! Você gosta de brincos? Clique aqui para acessar e conferir as promoções de lançamento!