Maternidade Saúde

Período fértil: conheça aqui 5 aplicativos para calcular o seu

O período fértil é o momento ideal para as mulheres que querem engravidar. Saber mais sobre como funciona o ciclo menstrual ajuda também as mulheres que ainda não querem ter filhos.

Neste post você vai compreender melhor como funciona o período fértil e saber várias maneiras de calcular: tabelas, calendários e aplicativos de celular.

O período fértil é uma fase do ciclo menstrual:

O período fértil é uma parte do chamado ciclo menstrual no qual todas as mulheres possuem maior facilidade para engravidar. Esse período de fertilidade dura cerca de 5 dias e ocorre próximo à ovulação.

Entenda: a menstruação: é onde o ciclo inicia, com o fluxo, que pode variar muito de uma mulher para outra, causando desconfortos como cólicas e inchaço.

Com o aumento do estrogênio em seu corpo, seu óvulo é liberado para as trompas. Geralmente isso ocorre no 14º dia do ciclo, mas pode ocorrer variações de uma mulher para outra.

O óvulo sobrevive apenas 24 horas após sua liberação, por isso, os 4 dias antes da ovulação e o dia da ovulação em si são os dias mais férteis da mulher.

Sinais de que você está no período fértil:

O principal sinal do período fértil é uma secreção parecida com clara de ovo, que sai pela vagina. Mas a mulher também pode sentir uma dor nas costas ou no baixo ventre. A libido também pode aumentar nesse período, além do aumento da temperatura corporal.

Como saber quais são os meus dias férteis?

Para calcular os dias férteis, é preciso fazer um controle do seu ciclo. Para isso, você precisa monitorar quantos dias duram seu ciclo menstrual.

O ciclo menstrual dura do primeiro dia de menstruação até o dia anterior à menstruação do mês seguinte. Pode ser que seu ciclo tenha uma variação de um mês para o outro, então procure acompanhar mais de um ciclo para ter uma noção dessa variação.

Já sabendo o quanto dura seu ciclo, subtraia do valor total de dias o número 12 e você terá a data aproximada da sua ovulação. Seu período fértil será o dia seguinte à ovulação e os 4 dias anteriores a ela.

Vamos ver um exemplo?

Digamos que seu ciclo dure 28 dias. Então você fará o cálculo: 28 – 12 = 16.

Isso significa que você ovula 12 dias após o primeiro dia da sua menstruação. Seu período fértil termina no 16º dia do ciclo. Aí é só fazer as contas: 16 – 5 = 11.

[yuzo_related]

Então, seu período fértil é do 11º ao 16º dia depois do início da sua menstruação.

O cálculo não é tão difícil. O mais complicado é fazer o acompanhamento mês a mês, anotando tudo num caderno, né?

Por isso, há algumas maneiras mais fáceis para se organizar. Veja:

Método da tabelinha:

O método da tabela é muito bom para você conseguir visualizar melhor seu ciclo e os dias mais férteis. Existem tabelas prontas na internet, mas você também pode confeccionar a sua em casa mesmo.

Veja um exemplo de tabela de ciclo menstrual para um ciclo de 28 dias:

Calendário menstrual:

O calendário menstrual possui um diferencial: você pode associar os dias dos ciclos aos dias do mês. Isso ajuda na sua organização.

Outra vantagem é que, ao anotar os dias da sua menstruação, você pode fazer símbolos que indicam a quantidade de fluxo, auxiliando no seu controle pessoal.

5 Apps que calculam o período fértil:

Já existem vários Apps que calculam o período fértil, controlam o calendário menstrual e até te lembram de tomar a pílula anticoncepcional. Preparamos uma lista com 5 Apps que calculam o período fértil em português:

1. Calendário Menstrual:

O próprio nome diz: ele te ajuda a saber mais sobre seu ciclo. Além de alertar você sobre os períodos férteis, ovulação e maiores chances de gravidez, o aplicativo também possui lembretes para tomar a pílula anticoncepcional. Você também pode fazer anotações sobre seus sintomas e ter uma noção maior do que você sente em cada período do ciclo.

Clique aqui para ir para adquirir o Calendário Menstrual.

2. Minha Ovulação:

Além de alertar sobre a data da próxima menstruação, este App também avisa sobre sua ovulação e período fértil. O grande diferencial dele são os conteúdos exclusivos em vídeo para você saber mais sobre como engravidar mais rápido.

Clique aqui para ir para adquirir Minha Ovulação.

3. Clue Calentário Menstrual:

O Clue é uma ótima opção para as mulheres mais ligadas a dados científicos. Considerado o melhor App do gênero pela publicação do Congresso Americano de Ginecologia e Obstetrícia, o Clue dá descrições detalhadas sobre o ciclo menstrual, com referências médicas e científicas. Outra vantagem é que o algoritmo dele aprende sobre você e quanto mais você usa, mais inteligente e adequado as suas necessidades ele se torna.

Clique aqui para ir para adquirir Clue.

4. Engravidar:

Esse App é exclusivo para mulheres que estão controlando o ciclo para engravidar. Traz várias dicas pra as futuras mamães e ajuda a monitorar o período fértil.

Clique aqui para ir para adquirir Engravidar.

5. Eve – Período de Rastreio:

O Eve é um aplicativo de controle do ciclo menstrual com ênfase na vida sexual da mulher. Vencedor do Webby 2016, esse App é ótimo para mulheres que querem ter mais controle sobre sua vida sexual e também se sentirem mais à vontade na cama.

Clique aqui para adquirir Eve.

 

Saber mais sobre o período fértil faz parte de um processo de conhecimento do ciclo menstrual, de como o corpo da mulher funciona. Isso tudo ajuda a lidar com os sintomas da menstruação, e é útil para evitar a gravidez e também para conseguir engravidar.

Gostou do artigo? Veja também este infográfico sobre 10 mitos e verdades a sobre a menstruação!