Moda

Personal Stylist: entenda o que faz o profissional da moda

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Quem é que não fica naquela dúvida cruel do que vestir toda vez que tem alguma ocasião especial ou até para ir na balada com as amigas? São tantas opções que fica difícil escolher o modelito. É para acabar com essas dúvidas cruéis que o personal stylist entrou em ação.

O personal stylist pode ser considerado o novo super-herói ou super-heroína do século XXI, principalmente dos famosos que precisam estar em várias festas e muitas vezes não querem repetir o look ou não sabem como escolher a combinação perfeita para cada ocasião.

O personal stylist vai saber te dar as dicas perfeitas sobre o que usar nas festas, num happy hour, na balada e até em ocasiões mais formais. Mas, se ao invés de contratar um personal stylist você quiser estar do outro lado, vamos contar um pouco mais sobre essa profissão que vem ganhando grandes adeptos nos últimos anos.

Personal stylist: veja o que faz o profissional

O personal stylist é o profissional que atua prestando consultoria sobre imagem e moda aos seus clientes. Mas o personal pode ir muito além disso. Além de dar dicas preciosas sobre o que vestir, esse profissional também pode te ajudar nos quesitos maquiagem e cabelo, dois pontos importantes que complementam o look.

Afinal de contas, uma boa maquiagem faz total diferença no look, assim como o cabelo. O trabalho do personal stylist é te ajudar em tudo que for relacionado a imagem pessoal.

Como o personal stylist monta o look de seus clientes?

Por meio de muita conversa, é daí que ele vai tirar informações importantes para montar o look. Por exemplo, que informação o cliente deseja passar através daquele visual.

Assim, o personal stylist conhece mais seu cliente, como é o estilo de vida que ele leva, o tipo físico e a profissão.

Além do bate-papo, o personal stylist também precisa conhecer o guarda-roupa do cliente, analisar as peças já existentes ali e ver se consegue montar looks para os momentos especiais, como as festas de gala, casamentos, premiações e até as entrevistas de emprego.

Mas, para algumas pessoas, o personal stylist é mais do que um consultor de moda. Com a ajuda desse profissional, é possível se sentir mais seguro e confiante com aquilo que está vestindo e, consequentemente, atrair mais atenção positiva.

Áreas de atuação do personal stylist

Os profissionais que atuam como personal stylist tem a liberdade de prestar consultoria de moda de diversas maneiras, mas, as mais comuns são:

  • Em lojas de roupas
  • Em empresas de vestuário
  • Em salões de estética e beleza
  • Como autônomo – você pode abrir a própria empresa de consultoria de moda, por exemplo

O legal é que, como a procura por esse profissional cresceu nos últimos anos, já é bem comum você ver o personal stylist nas lojas prestando consultoria no momento da compra. Muitas marcas também estão investindo nesses profissionais.

O bom é que o cliente já sai da loja com os looks montados para cada ocasião, inclusive looks para o dia a dia.

Como ser um personal stylist

Para quem se interessou e quer atuar na área – ou já tem um pézinho no mundo da moda –, o profissional stylist não tem formação acadêmica específica, mas se você já atua na área ou é formado em moda, você pode participar dos cursos específicos na área de personal stylist.

Nesses cursos, você vai aprender a absorver a identidade visual da clientela, planejar compras, entender as formas e as cores dos tecidos e como combiná-los, analisar tipo físico, entre outros detalhes. Ou seja, você aprende a decifrar o estilo de cada um dos seus clientes e vesti-los da melhor maneira.

Mas não é só sobre moda que o personal stylist tem que estar por dentro. Para se tornar um ótimo profissional, é preciso ter noções de outras áreas como fotografia, maquiagem, corte e costura. Dessa forma, você consegue prestar um atendimento mais completo aos seus clientes.

E, claro, além de ter esse conhecimento que vai além do mundo da moda, é preciso estar sempre ligado nas novas tendências, afinal de contas, a moda está sempre em constante mudança. Coisas novas surgindo a todo momento, o que era moda ontem já não é mais, coisas do passando voltando às passarelas.

Enfim, é muita coisa para assimilar, mas é necessário se você quiser prestar um bom atendimento a suas clientes.

Um profissional ultrapassado é um péssimo profissional. E ele não deve se preocupar somente com as tendências da passarela, mas também das ruas. Sabemos que a rua também é um grande catálogo ambulante de novas tendências.

Inspirações

Se estiver começando agora na área, seria legal seguir nas redes sociais alguns dos grandes nomes na área de personal stylist, de brasileiros a profissionais internacionais, para ter noção do que faz o profissional e para seguir como forma de inspiração para você.

Yan Acioli

Quer inspiração? Yan Acioli pode ser a sua primeira opção. Yan é um dos personal stylists de maior fama e influência em terras brasileiras.

O personal stylist já cuidou dos visuais das cantoras Ivete Sangalo e Claudia Leitte. Hoje ele auxilia as atrizes Juliana Paes, Carolina Ferraz e Carolina Dieckmann, a apresentadora Sabrina Sato – aliás, ele foi responsável pela revolucionária mudança no visual da ex-BBB – e a cantora Anitta.

Rodrigo Grünfeld

Rodrigo Grünfeld também pode ser uma boa fonte de inspiração. Além de ter clientes como Giovanna Antonelli e Fernanda Lima, o personal stylist cuida do figurino dos programas Superstar e Amor & Sexo, da rede Globo.

Leslie Fremar

Já dos nomes internacionais, Leslie Fremar é uma boa fonte de inspiração. Leslie cuida do visual das atrizes Charlize Theron, Reese Witherspoon e Julianne Moore.

Além disso, Leslie também já trabalhou em uma das maiores e mais importantes revistas de moda do mundo: Vogue.

Elizabeth Stewart

A nossa última dica de profissionais fontes de inspiração é a personal stylist Elizabeth Stewart. Elizabeth cuida dos visuais de Cate Blanchett – que sempre arrasa no look nas premiações –, Jessica Chestain e da poderosa Julia Roberts.

/* ]]> */