Exercícios

Pilates: Perguntas e Respostas que todo iniciante tem. Tire suas dúvidas aqui!

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

É natural ter dúvidas ao começar uma atividade nova. Os profissionais estão acostumados a responder muitas perguntas, mas nem sempre dá tempo ou acabamos esquecendo de alguma coisa.

Em outros casos, os questionamentos vêm de clientes em potencial, que demonstram interesse.

Por isso, hoje eu trago as questões mais frequentes quando o tema é Pilates para iniciantes:

1. É só alongamento?

Não. O Pilates trabalha alongamento e exercícios naturais que pedem muito controle do movimento, além de força.

2. Posso emagrecer com Pilates?

Sim, embora o foco principal não seja este. Mas a modalidade é um instrumento para chegar lá, em conjunto com outras ações e mudanças na alimentação. O ideal é conciliar com uma atividade aeróbia e acompanhamento nutricional.

O Pilates proporciona perda calórica, porém, deve ser praticado especialmente por quem busca vida saudável, flexibilidade, postura correta, circulação sanguínea em dia, melhora na respiração e corpo mais definido.

3. Alguém muito agitado dá conta?

Embora pareça em muitos momentos algo parado demais, o Pilates é capaz de ser moldado às necessidades e objetivos de cada pessoa.

Com um bom planejamento individual, os que querem tranquilidade, a recebem. Já os animadinhos podem experimentar exercícios mais dinâmicos e desafiadores.

4. Todos os dias, pode?

Sim! Os estímulos sobre a mesma musculatura são diferentes. Portanto, se você praticar Pilates todo dia, não sobrecarregará os músculos.

No entanto, um fator importante para determinar o número de sessões é se a pessoa é sedentária. Neste caso, a frequência inicial deve ser menor, e ir aumentando conforme a evolução do condicionamento.

5. É só para mulher?

Não, com certeza! É claro que homens também podem – e devem – fazer Pilates. Afinal, nele há muito trabalho de força e alongamento. Aliás, por serem geneticamente desfavorecidos em relação à flexibilidade, os homens só têm a ganhar praticando o método.

Sem falar que o Pilates ainda ajuda a prevenir câncer de próstata, favorece o sexo, ajuda a alinhar a postura e definir o abdômen.

6. Tenho mais de 60 anos. Posso fazer Pilates?

Sim. Na terceira idade, surgem limitações em atividades simples do dia a dia, tais como amarrar o tênis, sentar, levantar, calçar uma meia ou rolar na cama.

O Pilates facilita tudo isso por meio de estímulos que trabalham os movimentos naturais. Tudo dentro da capacidade de cada pessoa e de sua faixa etária.

7. Criança pode fazer Pilates?

Sim. O recomendado é ter um horário próprio para a criançada, permitindo um aspecto lúdico para que os pequenos possam estimular o lado da cooperação por meio de atividades recreativas.

Outra razão para uma turma exclusiva é reduzir fatores de risco pertinentes à postura nessa fase da vida.

8. Fico mais alta com Pilates?

Na verdade, o Pilates não faz o aluno crescer. Essa impressão acontece por um motivo: ele realinha a postura, especialmente dando melhor sustentação para a coluna.

E tem mais! O Pilates descomprime as vértebras, fortalece a coluna e os músculos em torno dela. Assim, o corpo acaba ficando mais esguio, e por isso parece ter aumentado de estatura.

9. Quem tem restrições pode fazer Pilates?

Sim. A atividade favorece a prevenção, a reabilitação e o condicionamento. Entretanto, é fundamental passar por uma avaliação detalhada antes de começar, além de apresentar exames e encaminhamento de um médico. Dessa maneira, o acompanhamento é melhor, e mais seguro.

Aproveitando a deixa, já segue outra pergunta sobre Pilates para iniciantes…

10. É preciso sempre ter uma avaliação inicial?

Sim! É extremamente importante, tanto para o aluno quanto para o professor. Isso ajuda a prevenir problemas e ainda proporciona feedback mais eficiente sobre resultados.

11. Pilates alivia dores no corpo?

Sim. Além de trabalhar o realinhamento, o Pilates serve para minimizar desconfortos porque conta com exercícios que, aliados ao ganho de força e flexibilidade, atuam diretamente na aquisição de uma boa consciência postural.

Sabe-se que muitas dores no corpo são causadas por questões de postura – e que elas diminuem ou até desaparecem com a prática regular de Pilates.

Espero que o post de hoje possa ajudar a tirar boa parte das suas dúvidas sobre Pilates para iniciantes. E boa aula!

/* ]]> */