Beleza Maquiagem

Pincéis de maquiagem: como usar?

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Cada mulher tem seu jeitinho todo especial de se maquiar. E muitas vezes, com a correria do dia a dia, esse jeitinho acaba sendo com a ponta dos dedos mesmo.

O resultado disso é que quando nos deparamos com um estojo de pincéis de maquiagem, logo surgem dúvidas sobre a função e utilização de cada um.

No entanto, os pincéis de maquiagem são essenciais para uma make bem feita e com acabamento perfeito, pois proporcionam melhor cobertura e fixação.

Para conhecer melhor essas ferramentas da beleza, separamos neste post os principais pincéis de maquiagem, suas funções e como utilizá-los corretamente. Confira!

Pincel para base

pincelparabase

Esse pincel ajuda a espalhar melhor a base, tanto líquida quanto cremosa, conferindo um visual mais uniforme, harmonioso e natural.

Ele tem formato mais chato, fino e pode ter a ponta inclinada.

A base deve ser colocada aos poucos, apenas nas pontas das cerdas, e ele deve ser manuseado sempre em movimentos circulares, da parte interna para a externa do rosto. Dê “batidinhas” com o pincel para a cobertura ficar mais uniforme.

Pincel para corretivo

pincel-maquiagem-pele-base-liquida

Entre os pincéis de maquiagem é um dos mais delicados, pois é feito para ser utilizado em partes específicas e delicadas do rosto, por exemplo, nas olheiras ou para camuflar manchinhas na pele.

Tem formato achatado e fino. Pode ser quadradinho ou ter as extremidades estreitas.

A aplicação do corretivo deve ser com leves batidas, esfumando o produto, até deixar uma fina camada na pele. Cuidado com o excesso de corretivo, pois pode deixar o rosto com manchas desiguais.

Pincel para pó facial

pincel-para-base-em-po-mineral-mary-kay-370101-MLB20263864428_032015-F

Esse pincel ajuda a espalhar o pó facial de forma uniforme e dar acabamento à maquiagem.

É o maior entre os pincéis de maquiagem, tem cabeça larga e fofa, cerdas longas e ponta arredondada que garante a suavidade da aplicação.

Deve ser manuseado com movimentos circulares por toda a face, principalmente na região T (testa, nariz e queixo) que costuma ser mais oleosa.

Cuidado com o excesso de pó. Para não errar, encoste o pincel no pó, dê uma batidinha na mão ou assopre de leve para a make não ficar muito carregada.

Pincel para pó iluminador

171762013201056

Para mulheres fãs de pó iluminador, saiba que existe um pincel específico para ele.

Por ser um produto que não pode ficar concentrado na pele, esses pincéis costumam ser mais grossos.

Os pincéis de maquiagem específicos para esse produto podem ser de dois tipos: ponta grossa, para aplicação em áreas específicas a serem iluminadas; e em formato de leque, para aplicação no rosto inteiro de forma bem leve e suave.

Pincel para blush

Pincel-Blush-Rosa-quem-disse-berenice_1_810198

O pincel para aplicação de blush é o segundo mais grosso entre os pincéis de maquiagem. Pode ter cerdas arredondadas ou ser chanfrado, ideal para as maçãs do rosto.

Pelo seu tamanho e formato, deve ser manuseado com movimentos bem leves e circulares, partindo das maçãs do rosto em direção às têmporas.

Cuidado com o excesso de blush, para um efeito mais natural, assopre o pincel antes de aplicar na pele.

Pincel para sombra

Pincel-Esfumador-Verde-quem-disse-berenice_1_810179

Os pincéis de maquiagem para sombra podem ser encontrados em diferentes formatos, dependendo da região dos olhos e do efeito que se deseja alcançar.

Para aplicar uma primeira camada de sombra, existem os pincéis com espuma, mas não são os mais indicados. Os de cerdas costuma proporcionar um efeito mais uniforme. Invista em pequenas batidinhas e movimentos circulares na aplicação.

Se você quer esfumar a sombra, o pincel deve ser fofo, pequeno, chato, gordinho e com a ponta suavemente arredondada.

Já para realçar o côncavo, prefira os pincéis cilíndricos com cerdas que formem uma ponta para encaixar no vão do côncavo e alcançar o resultado desejado.

Pincel para delinear os olhos

782_w800-h600

Muitas mulheres usam delineadores em lápis ou retráteis, por serem mais práticos. Porém, os líquidos e em gel possuem uma pigmentação mais forte e são perfeitos para um visual mais intenso.

Os líquidos costumam vir com aplicador, mas os em gel, necessitam de um pincel específico.

Aposte em pincéis de ponta fina e cerdas firmes. Quanto mais fina a ponta, maior será a precisão ao delinear.

O pincel chanfrado também pode ser utilizado, pois é fino, tem formato diagonal e cerdas firmes. Ao utilizá-lo, a parte maior do chanfrado deve sempre estar voltada para fora. Também pode ser utilizado para corrigir sobrancelhas.

Pincel para lábios

pincel-vult-para-labios-01

Existem dois tipos de pincéis de maquiagem para a boca: os usados para contorno dos lábios e os de preenchimento de cor.

Os pincéis para contorno são menores, chatos e de cerdas mais finas. Para a aplicação devem ser manuseados de fora para dentro.

Já os de preenchimento são maiores, chatos e possuem cerdas mais grossas. São usados para espalhar o batom de forma mais uniforme, garantindo mais sensualidade à boca.

Existem kits de pincéis de maquiagem dos mais variados tipos e valores, dependendo da quantidade de pincéis e qualidade das cerdas. Pode-se encontrar conjuntos de R$10,00 até estojos profissionais de R$300,00 ou mais.

Ao investir neste material, dê preferência aos pincéis com cerdas de pelos de animais, pois duram mais e resistem à lavagem.

Aliás, limpeza é um ponto crucial para a durabilidade dos seus pincéis. Mantê-los limpos também evita que estes danifiquem seus produtos pela mistura de cores e a proliferação de fungos e bactérias que podem causar doenças de pele.

Que tal comprar um kit de pincéis de maquiagem e começar a treinar agora mesmo?

Veja também:

Comentar

/* ]]> */