Beleza Pele

Pintas vermelhas na pele: o que pode ser e como tratar

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Você já olhou para seu corpo e notou a presença de pintas vermelhas na pele?

Elas são pequenas, levemente protuberantes e de um vermelho bem intenso. Seu aparecimento é repentino e são mais comuns na região do pescoço, rosto, tórax, costas e pernas.

Entenda neste post o que são essas pintas vermelhas na pele, quais fatores podem desencadear o seu surgimento e quando é necessário procurar tratamento. Confira!

O que são as pintas vermelhas?

As pintas vermelhas na pele – de nome técnico Nevus Rubi ou Nevus Cherry – não costumam ser sintoma de nenhum problema grave, pelo menos em princípio. No entanto, são um indicador de que algo em seu corpo está em desequilíbrio.

Elas são resultado do crescimento anormal de pequenos vasos sanguíneos e apresentam-se como pintas salientes de 1 a 4 milímetros e de cor vermelho-vivo. Não provocam dor, coceira ou nenhum outro tipo de incômodo, além do aspecto visual.

Tem surgimento repentino e é mais frequente em pessoas com a pele muito branca e de faixa etária média.

Possíveis causas das pintas vermelhas

doencas-causadas-pela-ma-alimentacao08-2

Muitos fatores contribuem para o aparecimento destas pintas vermelhas na pele.

Em sua maioria, são condições externas que favorecem o crescimento anormal dos vasos sanguíneos. Veja a seguir algumas das possíveis causas dessas pintas.

Má alimentação

Hábitos alimentares pouco saudáveis, com alto consumo de açúcares e gorduras e deficiente em termos nutricionais, fazem com que o organismo acumule toxinas que ficam armazenadas no fígado ou intestino e favorecem o desequilíbrio do corpo e o aparecimento das pintas.

Exposição solar sem proteção

Tomar sol em excesso, em horários impróprios e sem proteção solar favorece não só o aparecimento das pintas vermelhas na pele, como de melasmas e também promover o envelhecimento precoce da pele.

Hereditariedade

As pintas vermelhas também podem aparecer por fatores hereditários. Isso é bem comum em famílias de pessoas com a pele muito branca e nestes casos, não há como evitá-las.

Idade

O envelhecimento da pele também favorece o aparecimento das pintas vermelhas, sendo mais comuns em pessoas de idade média e idosas.

Fatores emocionais

Alguns aspectos psicológicos como ansiedade, estresse e depressão também podem desencadear o aparecimento destas marcas na pele.

Alterações hormonais

Em mulheres, as pintas vermelhas na pele podem aparecer em decorrência de alterações hormonais, principalmente durante a menstruação, gravidez ou menopausa.

Problemas hepáticos

Essas marcas na pele podem ser um sinal do mau funcionamento do fígado ou sobrecarga de toxinas ocasionadas por má alimentação, consumo excessivo de álcool, medicamentos e outras drogas. Também pode sinalizar a ocorrência de alguma doença hepática.

Dá para prevenir o aparecimento das pintas vermelhas na pele?

apps-lembrar-beber-agua

Como vimos acima, a maioria dos fatores desencadeantes do surgimento das pintas está relacionado a hábitos pouco saudáveis. Portanto, é possível evita-las adotando um estilo de vida mais sadio.

  • Beba água, pelo menos dois litros por dia, para auxiliar na eliminação das toxinas acumuladas no organismo;
  • Mantenha uma dieta equilibrada, rica em alimentos antioxidantes que auxiliam no combate aos radicais livres e na eliminação de toxinas;
  • Consuma alimentos com potencial desintoxicante, como folhas escuras e crucíferos. Tomar um copo de água com suco de limão em jejum também ajuda a eliminar toxinas;
  • Use protetor solar sempre e evite a exposição ao sol em horários impróprios;
  • Evite o consumo excessivo de álcool, drogas e medicamentos.

Quando devo procurar tratamento médico?

Como dissemos anteriormente, as pintas vermelhas na pele não costumam ser indicadores de problemas graves e também não trazem complicações.

No entanto, é sempre aconselhável que manchas e pintas na pele sejam analisadas por um dermatologista, principalmente se apresentarem as características abaixo:

  • Aparecimento repentino e em grande quantidade;
  • Bordas irregulares;
  • Textura rugosa;
  • Maior que 6 milímetros;
  • Assimétrica;
  • Apresentar escurecimento ou crescimento.

Na dúvida, sempre procure um especialista. Apesar da maioria dos casos de pintas vermelhas na pele não serem motivo de preocupação, elas mostram que há um desequilíbrio em seu organismo e pode ser um alerta para que você adote um estilo de vida mais saudável.

Curtiu as informações? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais!

Veja também:

/* ]]> */