Curiosidades Flores

Plantas Venenosas: quais são e que precauções tomar

A natureza está cheia de encanto, e também de perigo. Para você ter uma ideia, até aparentemente inofensivas sementes de maçã trazem traços do veneno cianeto. É claro que muitos dos efeitos dependem da dosagem das substâncias…

Conheça Nossa Loja Virtual! Você gosta de brincos? Clique aqui para acessar e conferir as promoções de lançamento!

E hoje vou falar de plantas venenosas, para você ficar atento e deixá-las longe de sua família e pets.

O fato é que existem plantas venenosas com poderes de matar até mesmo um adulto com cerca de 80 kg em questão de horas. Outras são mais toleradas por nossos animaizinhos de estimação. Cada caso é um caso.

Muitas vezes passamos a vida toda perto de uma planta venenosa e só nos damos conta do perigo quando crescemos. Ou seja, descobrimos que uma simples mordida nela poderia ter levado à morte.

Conheça as plantas tóxicas:

mamona_adam_carvalho1

Mamona

• Abundância – o nome é curioso. Na botânica, ela é chamada de Ageratina adenophora, uma planta altamente venenosa trazida da América do Norte. Ela contém nível elevado de tremetol, uma toxina capaz de matar seres humanos indiretamente.

Eu explico: quando o gado ingere as flores brancas da abundância, a substância acaba sendo absorvida e repassada para nós por meio da carne e do leite bovinos. É a chamada “doença do leite”.

• Acônito ou Aconitum napellus – todas as suas partes são bastante venenosas, pois trazem alcaloides diferentes. Salivação em excesso, tremores, falta de ar e aceleração dos batimentos cardíacos são os sintomas do envenenamento por acônitos.

Bastam 10 gramas da raiz desta planta venenosa para se obter uma dose fatal para um ser humano, podendo causar enfarte.

• Mamonas (Ricinus communis) – a toxicidade delas está na ricina, uma proteína que, purificada, é letal inclusive em doses baixas. O óleo de mamona provoca diarreia, mas está na semente o risco maior. Três delas podem matar uma criança.

Outro motivo para ficar longe das mamonas é a presença de uma forte proteína alergênica chamada CB-1A, encontrada nas sementes e no pólen.

Traz ainda um terceiro componente ativo, a ricinina – um alcaloide presente em todas as partes da planta, especialmente nas flores e folhas jovens. Ele age sobre o Sistema Nervoso Central (SNC), causando convulsão, falta de memória e de equilíbrio.

Veja também

As mamonas são, de fato, assassinas. De acordo com o livro dos recordes, o Guiness, ela é a planta mais venenosa do mundo. Nativa da bacia do Mediterrâneo, Índica e África oriental, é muito cultivada como planta ornamental.

sementes-de-trombeta-de-anjo-branca-792101-mlb20268165149_032015-f

Trompeta de anjo

• Trompeta de anjo (gênero Datura) – muita gente chama de lírio por causa da semelhança com ele. Oriunda das regiões tropicais da América do Sul, trazem flores pendentes em formato de trompete.

Todas as partes desta planta venenosa são potencialmente perigosas, mas o nível de toxidade varia de uma espécie para outra.

Há quem faça chá da trompeta de anjo para ingerir a bebida como uma droga alucinógena. O problema é que nem sempre dá para saber a quantidade exata de toxina consumida. Resultado: muitos acabam sofrendo overdose e morrendo.

Existem só no Brasil cerca de 78 plantas potencialmente venenosas. Infelizmente, elas não trazem rótulos como os produtos industrializados. Por isso, a informação é a principal medida para evitar problemas.

Ao conhecer as plantas venenosas, podemos ensinar as crianças a não colocar qualquer parte delas na boca ou fazer dos ornamentos do jardim os seus brinquedos.

Na hora de manusear uma planta em casa, é aconselhável usar sempre luvas de proteção e, ainda assim, não deixar de lavar bem as mãos depois do contato.

Caso você sofra ou presencie uma intoxicação, é fundamental buscar logo ajuda médica, em vez de ingerir leite, outros líquidos ou provocar o vômito. E guarde a planta para levá-la ao hospital e facilitar o tratamento.

Existe ainda o SINITOX, um serviço público com atendimento 24h que fornece instruções sobre como agir em caso de intoxicação. O número é o 0800 722 6001.

Crianças são curiosas e logo ficam atraídas por plantas com jeitinho de fruta, querendo tocar e provar tudo o que surge pela frente e parece apetitoso. Não é à toa que elas são as maiores vítimas das plantas venenosas.

Espero que o artigo de hoje possa ajudar você a manter sua família longe do perigo.

Boa sorte, e até as próximas dicas!

Veja também:

Conheça Nossa Loja Virtual! Você gosta de brincos? Clique aqui para acessar e conferir as promoções de lançamento!