Beleza Cabelos

Plopping: conheça técnica para secar e definir cachos

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Você tem cabelos cacheados e, após lavá-los e hidratá-los, sempre nota que os cachos costumam ficar pouco definidos e com frizz depois da secagem? Isso acontece com muitas mulheres e, na maioria das vezes, elas costumam achar que o problema está nos produtos que foram utilizados para higienizar e tratar os fios. Mas, será que isso é mesmo verdade?

A resposta correta é: nem sempre. Em alguns casos, talvez a razão para os cabelos estarem ficando sem definição e bastante frizzados depois de secos está no fato de a própria secagem estar sendo feita da maneira errada. Quem tem cachos precisa estar sempre atenta à todas as etapas de cuidados com os fios, especialmente a finalização, em que o cabelo será modelado para passar o restante do dia bonito, cheio de cachos definidos e sem frizz.

Portanto, além de usar os produtos certos para finalizar os cachos, antes é preciso investir em uma secagem eficiente e específica para quem tem esse tipo de fio. Dentre elas está o plopping, que você vai conhecer no nosso artigo de hoje.

Também conhecida como pluking, essa técnica é ideal para modelar os cachos e eliminar o aspecto frizzado enquanto o cabelo está secando naturalmente. Com o plopping, você não vai precisar apelar para o calor do secador ou qualquer outro aparelho para facilitar a secagem e definição das suas madeixas.

Quer saber o que é o plopping, para que serve e como fazê-lo no seu cabelo? Então, continue lendo esse artigo até o final e conheça tudo sobre essa técnica de secagem para cabelos cacheados.

O que é e para que serve o plopping?

O plopping, como você já leu nos parágrafos anteriores, nada mais é do que uma técnica de secagem de cabelos ideal para ser feita em cabelos ondulados, cacheados e crespos.

Neste caso, ela pode ajudar a diminuir o frizz e definir os cachos enquanto os cabelos secam de maneira natural, sem precisar do calor de aparelhos, como o secador, para facilitar a secagem e definição dos caracóis.

Para isso, o plopping consiste em retirar o excesso de umidade dos cabelos ou secá-los totalmente com a ajuda de uma toalha de microfibra. Esse tecido é altamente indicado para cabelos cacheados, uma vez que os tecidos comuns (sintéticos) podem danificar a fibra capilar e causar o efeito frizz nos cachos.

No entanto, caso você ainda não tenha a sua, a técnica também pode ser feita com uma camiseta velha e limpa. Independente de qual for o material usado, você vai poder secar as suas madeixas naturalmente, sem precisar prejudicar a saúde dos seus cachos usando um secador. Ainda, para quem usa milhares de produtos finalizadores, mas ainda não consegue deixar os cabelos sem frizz e bem definidos, o truque é simples de fazer e com custo zero.

Confira, a seguir, o nosso passo a passo de como fazer plopping nos cabelo.

Como fazer plopping no cabelo? Veja passo a passo

Agora que você já sabe o que é o plopping e para que ele serve, chegou a hora de aprender como aplicá-la nos seus cabelos para ter cachos sempre bem definidos e livres do aspecto frizzado. Confira o nosso passo a passo abaixo para não errar na secagem do seu cabelo cacheado e mantê-lo sempre bonito!

Passo 1: Lave o cabelo como de costume, com shampoo e condicionador, e finalize como preferir, usando gel, creme para pentear ou mousse e uma técnica de texturização que você goste, como a fitagem ou twist, que você já aprendeu como fazer aqui no blog.

Passo 2: Agora, pegue a toalha de microfibra – ou uma camiseta velha e limpa – e estenda-a sobre uma superfície plana. Neste caso, pode ser a cama ou o sofá.

Passo 3: Em seguida, abaixe a cabeça, jogando todo o cabelo para frente, e curve-se para colocar todo o cabelo sobre o centro da toalha.

Passo 4: Depois, torça os dois lados da toalha ou camiseta nas laterais da cabeça e amarre-os para atrás, prendendo o tecido na nuca. A ideia é formar uma espécie de touca.

Passo 5: Agora, basta esperar o cabelo secar com o tecido na cabeça. Geralmente, o tempo recomendado é de 20 a 30 minutos. Lembre-se que a ideia é retirar o excesso de umidade dos fios e não secá-los totalmente (apesar de possível).

Passo 6: Após esse período, retire a toalha ou camiseta da cabeça e arrume os cachos que tiverem ficado bagunçados. Prontinho!

Cuidados necessários

O plopping é uma técnica muito eficiente na secagem de cabelos ondulados, cacheados ou crespos. Porém, ela deve ser feita da maneira correta, seguindo à risca o passo a passo que mostramos acima, para conseguir cachos bem definidos e sem frizz.

Veja, a seguir, alguns cuidados que devem ser tomados antes ou durante a aplicação da técnica nos seus cabelos:

  • Não exagere no tempo em que os cabelos ficam envolvidos na toalha ou camiseta! Não é a quantidade de minutos ou horas que vai fazer com que os cachos fiquem bem definidos e sem frizz, mas sim a aplicação da técnica dentro de um período estratégico de secagem dos cabelos.
  • Mulheres com cabelos ondulados, cacheados ou crespos de tamanho comprido, muito provavelmente, sentirão melhor os efeitos do plopping do que aquelas que têm fios curtinhos. Isso porque a toalha ou camiseta apenas vai ajudar na secagem dos mesmos, não alterando a posição em que eles vão secando dentro do tecido.
  • Quem preferir, pode deixar os cabelos secarem totalmente usando o plopping. No entanto, é preciso ficar atenta à saúde do couro cabeludo. Se exagerar no tempo em que o tecido ficará na sua cabeça, isso poderá abafar a raiz capilar e favorecer um ambiente mais propício ao surgimento de caspa, fungos ou mofos. Portanto, avalie bem o período de aplicação da técnica para não causar problemas maiores.
/* ]]> */