Beleza Cabelos

Pontinhos brancos no cabelo? Saiba o que são e como eliminá-los

Com certeza, algum dia na frente do espelho, você já deve ter passado por isso: dar aquela olhadela de rotina nos cabelos e, de repente, perceber alguns pontinhos ou bolinhas brancas na extensão dos fios. Que susto!

Você pode ter pensando, como muitas outras mulheres nesta mesma situação, em uma infestação de lêndeas (ovos de piolho), devido à semelhança dos pontinhos com os parasitas que adoram se reproduzir no cabelo. Mas, não é bem isso o que está acontecendo nos seus fios…

Com o uso excessivo de químicas, como descolorações, tinturas, escovas progressivas, além de secador, chapinha ou babyliss, e até mesmo por conta da ação de agentes externos naturais, como sol, mar, piscina, água quente, entre outros, é comum que esses pontinhos brancos apareçam nas nossas madeixas como uma forma de pedir ajuda.

Essas pequenas bolinhas brancas e ásperas significam que a cutícula do seu fio está rompida nessas regiões e que logo ele se partirá por inteiro se o problema não for cuidado.

A principal diferença entre esses pontos esbranquiçados e as pontas duplas é que estas últimas não precisam de agressões para aparecer no cabelo, uma vez que até o próprio envelhecimento dos fios pode provocá-las.

Além disso, enquanto elas costumam surgir principalmente nas pontas do cabelo – daí, o seu nome – as bolinhas brancas podem acometer até mesmo a parte superior dos fios, mais próximos à raiz, e estragar todo o visual das suas madeixas. Resumidamente, são como se fossem uma “ponta dupla no meio do cabelo”.

Mas, então, afinal, o que são esses pontinhos brancos no cabelo? Como tratá-los e evitar que eles apareçam novamente?

Se você está procurando uma solução para o problema, chegou ao lugar certo! Continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo e descubra como eliminar de vez as bolinhas esbranquiçadas dos seus fios.

O que são os pontinhos brancos no cabelo? Por que eles aparecem?

Os pontinhos brancos no cabelo são nódulos ásperos que se assemelham bastante com nós ou lêndeas na extensão dos fios. Mas, na verdade, eles se tratam de uma doença chamada tricorrexis nodosa (ou tricorrexe nodosa), que é causada como uma resposta das nossas madeixas aos traumas físicos ou químicos aos quais submetemos os nossos fios.

Portanto, a tricorrexe nodosa pode aparecer em pessoas com cabelos normais e que os sujeitam a traumas suficientes para gerar lesões nos fios, como tinturas, descolorações, alisamentos químicos, permanentes, massagens capilares, aparelhos em alta temperatura (chapinha, secador ou babyliss), exposição solar excessiva, cloro, água quente ou salgada, etc.

Quando as madeixas são submetidas a todos esses problemas, são formados nódulos esbranquiçados na extensão dos fios, que tendem a se quebrar com mais facilidade nessas regiões, devido ao rompimento da cutícula (parte externa do fio).

Por outro lado, outra causa não muito comum da ocorrência da tricorrexe nodosa é a origem congênita, podendo surgir também em fios anormalmente frágeis submetidos a traumas usuais. Além disso, mulheres com deficiências nutricionais ou doenças endócrinas também ficam mais vulneráveis ao problema.

Em geral, os pontinhos brancos costumam aparecer em intervalos irregulares, ou seja, eles aparecerão de tempos em tempos, caso você não cuide bem do seu cabelo seguindo as dicas que vamos mostrar no decorrer desse artigo.

Vale ressaltar que o tratamento e prevenção da tricorrexe nodosa são muito importantes para a saúde dos fios, pois, apesar de parecerem nocivos no início, podem quebrar os fios e provocar um aspecto irregular no visual do cabelo.

Como tratar? Tem cura?

Infelizmente, a tricorrexe nodosa não tem cura. Depois que os pontinhos brancos aparecem no cabelo, não há como reverter o aparecimento dos nódulos e evitar o rompimento dos fios nessas regiões.

Portanto, a primeira coisa que você deve fazer é cortar o cabelo. Pode ser uma notícia triste para as cabeludas de plantão, mas a tesoura será a sua melhor amiga nesse momento para eliminar as bolinhas brancas e evitar que o cabelo quebre todo e adquira um visual irregular.

Depois de cortar, você pode investir em alguns tratamentos para amenizar a aparência dos pontos brancos que restaram enquanto o cabelo cresce para fazer um novo corte e eliminá-los de uma vez, com máscaras semanais de hidratação e queratinização.

Os nódulos brancos só deverão desaparecer com o crescimento das madeixas. Esse processo de eliminação total do problema pode levar de dois a quatro anos, o que vai depender da velocidade do crescimento do cabelo e dos cuidados que você tiver com os fios para evitar que eles reapareçam, como você vai aprender a seguir nas nossas dicas de prevenção.

Caso os pontinhos brancos sejam decorrentes de doenças do couro cabeludo, que fazem com que o ato de coçar a cabeça cause lesões nos fios, a recomendação é procurar um médico dermatologista para elas sejam tratadas e, portanto, evitem a tricorrexe nodosa.

Do mesmo modo, quem não sofre com deficiências nutricionais ou desordens metabólicas e não faz nenhum tipo de processo que agrida o cabelo, também deve procurar um dermatologista para verificar o que pode estar causando o aparecimento dos pontinhos brancos.

Como evitar os pontinhos brancos no cabelo?

Como você já sabe até aqui, a tricorrexe nodosa é decorrente de traumas causados nos fios de cabelo. Por isso, a melhor maneira de prevenir a doença é evitar processos químicos e físicos que agridam as madeixas e causem lesões na cutícula (parte externa) do fio.

Dentre eles estão as escovas progressivas, permanentes, chapinha, secador, babyliss, exposição solar excessiva, tinturas, descolorações, etc. Portanto, o seu cabelo só estará livre dos nódulos esbranquiçados quando você passar a evitar a frequência de todos esses processos. Confira todas as nossas dicas:

  • Evite usar com frequência o secador, chapinha ou babyliss e, se não houver como evitar por muito tempo, use sempre um protetor térmico;
  • Tente não usar mais de duas químicas no cabelo. Se já fez escova progressiva e tintura, espere um tempo para fazer outra manutenção ou outro procedimento químico;
  • Evite a exposição solar excessiva. Quando for sair de casa, aplique sempre um protetor solar para cabelo para proteger a cutícula dos fios;
  • Não desembarace o cabelo com escovas ou pentes quando ele estiver seco, pois a tração com os acessórios pode causar o rompimento das cutículas;
  • Quando for desembaraçar as madeixas, aplique antes um creme para pentear para diminuir o atrito com a escova ou pente;
  • Aposte sempre no cronograma capilar (hidratação, nutrição e reconstrução) para deixar o cabelo fortalecido para aguentar qualquer dano ou lesão que possa causar os pontinhos brancos.