Remédios Saúde

Pozato Uni: conheça tudo sobre a pílula do dia seguinte

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Você sabia que mesmo que todas as mulheres do planeta se prevenissem corretamente durante as relações sexuais, com qualquer um dos diversos métodos anticoncepcionais existentes, ainda acorreriam cerca de 6 milhões de gestações indesejadas no mundo todo? A estimativa é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que alertou sobre a possibilidade de falhas nas estratégias disponíveis para se evitar uma gravidez inesperada.

Isso sem contar com a quantidade de mulheres que não querem ter filhos, mas não se protegem na hora do sexo para evitar uma gestação, deixando de usar camisinha ou tomar um medicamento de uso regular para esse objetivo.

Tudo isso explica por que a Pozato Uni, mais conhecida pelo nome de “pílula do dia seguinte”, passou a ser tão procurada nas farmácias atualmente. O remédio nada mais é que um método contraceptivo de emergência, com uma dosagem elevada de hormônios, indicado para evitar uma gravidez indesejada, se for tomado até 72 horas após a relação sexual.

No entanto, apesar de ser bastante famoso, há muitas mulheres que não sabem como utilizá-lo de forma correta e quais são os seus efeitos no organismo, o que pode acabar reduzindo a sua eficácia, principalmente se tomado de forma desenfreada. Por isso, no artigo de hoje, você vai conhecer mais para que serve o Pozato Uni, qual é a sua forma correta de uso, efeitos colaterais e contraindicações. Vem comigo!

O que é e para que serve o Pozato Uni?

O Pozato Uni nada mais é que um método contraceptivo de emergência que tem como objetivo evitar uma gravidez indesejada, em casos em que houve relação sexual sem camisinha ou ruptura desta durante o ato, “esquecimento” da toma de medicamentos anticoncepcionais por mais de dois dias ou, ainda, após uma violência sexual ou estupro.

Para conseguir esse efeito emergencial, o comprimido precisa ser ingerido pela mulher dentro de 72 horas após o ato sexual desprotegido e em que houve ejaculação. Quanto mais rápido ele for tomado depois da transa, melhor será a sua eficácia na hora de evitar uma gestação inesperada.

O remédio foi estudado, elaborado e testado pelo laboratório de farmácia LIBBS, um dos maiores do mundo todo, e aprovado por cientistas e estudantes da área de ginecologia. Para você entender melhor como ele funciona no organismo feminino, é preciso saber mais sobre a sua composição.

Cada pílula de Pozato Uni é composta de 1,50 mg de levonorgestrel, hormônio tido como principal ativo do medicamento, e excipientes como amido, celulose microcristalina, polissorbato 80, lactose, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, edetato dissódico, corante laca azul brilhante, dióxido de silício, macrogol e ácido poli 2 -(dimetilamino).

Na prática, todos esses hormônios, quando ingeridos de uma só vez pelo seu organismo, farão com que um novo ciclo menstrual se inicie, dificultando e impedindo que o óvulo encontre o espermatozoide, o que deixará o ambiente uterino impróprio para qualquer tipo de fecundação.

Por esta razão, é muito comum que a menstruação desça após cerca de duas semanas após a ingestão do Pozato Uni, por conta do novo ciclo menstrual que o medicamento está iniciando. Desta forma, a parede do seu útero descamará (menstruação) e, assim, a gravidez será evitada.

Como tomar?

O Pozato Uni é um medicamento de dose única, ou seja, você deverá tomar 1 comprimido o mais breve possível logo após a relação sexual. Quando ingerido dentro das primeiras 24 horas após o sexo, a sua eficácia é de 88%, sendo essa porcentagem reduzida ao longo das demais horas restantes, até dar o prazo máximo de 72 horas para a toma da pílula.

Não há garantia nenhuma de que ele irá funcionar se consumido fora do prazo de 72 horas. Caso ocorra vômito dentro de um período de 3 à 4 horas após a ingestão da pílula, a recomendação é para que você repita a dose.

O Pozato Uni pode ser utilizado independentemente da fase do ciclo menstrual, mas não é indicado para o uso regular como um contraceptivo. Ao contrário disso, se for tomado de forma frequente, o método pode acostumar o seu organismo e perder o efeito, diminuindo as chances de ele funcionar.

Portanto, a recomendação é para que ele não seja usado mais de 3 vezes ao ano, apenas em casos de emergência, pois a cada dosagem, como falamos anteriormente, uma grande quantidade de hormônios é inserida no corpo, o que faz com que aos poucos a sua eficácia diminua, além de causar alguns efeitos colaterais, como nós vamos te mostrar a seguir.

Efeitos colaterais

Uma das maiores preocupações de mulheres que tomam o Pozato Uni, ou qualquer outra pílula do dia seguinte, é em relação aos efeitos colaterais do medicamento no corpo. É claro que cada organismo reage de um jeito após tomar o comprimido, mas alguns efeitos padrões, digamos assim, são esperados.

O principal deles é a alteração no ciclo menstrual. Por isso, é normal que a sua menstruação atrase ou chegue adiantada depois de ingerir a pílula. Outros efeitos colaterais são:

  • Vômito;
  • Náusea;
  • Sangramentos uterinos irregulares;
  • Dor de cabeça;
  • Tontura;
  • Sensibilidade das mamas;
  • Dor na parte inferior do abdômen;
  • Retenção de líquido;
  • Fadiga;
  • Icterícia (pele, urina ou esclerótica amarelas);
  • Aumento de peso;
  • Elevação da pressão arterial;
  • Alteração no ciclo menstrual;
  • Elevação do colesterol e açúcar do sangue;
  • Alterações no volume da menstruação.

Contraindicações

Devido à alta dosagem de hormônios presentes em sua composição, o Pozato Uni possui algumas contraindicações importantes. A toma da pílula do dia seguinte não deve ser feita por mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, que estejam amamentando, que tenham alergia a qualquer ingrediente da fórmula ou que estejam com sangramento vaginal fora do período menstrual.

Onde comprar e preço

O Pozato Uni pode ser encontrado em qualquer farmácia do Brasil e, para comprá-lo, não é necessário ter uma prescrição médica. O preço do medicamento varia entre R$ 13 a R$ 20, não ultrapassando esse valor.

Perguntas frequentes

1 – Posso tomar Pozato Uni e ingerir bebidas alcoólicas?

Essa é uma dúvida muito comum de mulheres que já tomaram o Pozato Uni ou pretendem usá-lo algum dia. Muitas delas têm medo de que, ao ingerir bebidas alcoólicas, elas cortem o efeito da pílula.

Será que é verdade? A resposta é SIM. Os médicos não recomendam que você evite consumir bebidas alcoólicas, principalmente em excesso, depois de tomar o comprimido, uma vez que elas podem interferir no efeito do remédio e reduzir a sua eficácia, além de aumentar os efeitos colaterais.

2 – Pozato Uni atrasa a menstruação?

Sim. Como falamos anteriormente, graças à alta dosagem de hormônios presente em sua fórmula, o medicamento pode sim causar alterações no ciclo menstrual, podendo atrasar a menstruação ou até mesmo adiantá-la. Porém, se o atraso ultrapassar 7 dias, é possível que a pílula do dia seguinte não tenha surtido efeito e que você esteja grávida.

3 – Pozato Uni também funciona no período fértil?

Você pode sim tomar o medicamento quando estiver no seu período fértil, mas é bom estar ciente de que, nesta fase, os riscos de gravidez aumentam consideravelmente. Portanto, a ação do Pozato Uni em alguns organismos pode ficar comprometida.

Em uma pesquisa feita com 17 mulheres que fizeram uso do comprimido durante o período fértil, foi constatado que 4 engravidaram. Sendo assim, é melhor ficar atenta, concorda?!

Gostou do artigo? Você já tomou o Pozato Uni alguma vez? Então, deixe um comentário aqui embaixo contando a sua experiência para a gente. Aproveite para compartilhar esse post com as suas amigas que ainda não conhecem a pílula do dia seguinte.

/* ]]> */