Beleza Cabelos

Pré-shampoo: saiba para que serve e como utilizar

O mercado de beleza está avançando cada dia mais e inovando nos produtos cosméticos para cuidar dos cabelos. Por isso, é muito comum que nós mulheres fiquemos confusas em relação à quantidade e utilidade de cada um dos produtos destinados a cuidar dos nossos fios.

No entanto, saber para que serve cada um deles e comprar aquele que mais se adéqua às necessidades das suas madeixas é essencial para mantê-las saudáveis e bonitas. Dentre eles estão aqueles para fazer os chamados cuidados pré e pós nos cabelos, que devem ser usados antes ou depois de procedimentos químicos, como alisamento, progressiva, coloração ou até mesmo de uma simples lavagem.

Eles servem para potencializar qualquer um desses processos, facilitando para que os fios recuperem os nutrientes perdidos durante eles ou prevenindo a perda destes. Um bom exemplo é o famoso pré-shampoo, assunto do nosso artigo de hoje, e que está fazendo o maior sucesso entre a mulherada, principalmente as celebridades. Nunca ouviu falar?

Trata-se de um produto altamente nutritivo que prepara o cabelo para a lavagem normal com o shampoo – daí, o seu nome. A ideia é desembaraçar os fios para receber o shampoo comum, além de deixar as madeixas mais macias e sedosas ao fim da higienização, já que atua na reparação e nutrição de cada um dos nossos fios.

Não é à toa que muitas famosas, como a diva pop Madonna, se tornaram adeptas à novidade no mercado de beleza. Se você ainda não conhece os benefícios do pré-shampoo para os seus cabelos, fique ligada nas dicas do post de hoje para inserir o produtinho na sua rotina capilar agora mesmo, ok?

Para que serve o pré-shampoo?

Como você leu nos parágrafos acima, o pré-shampoo é um produto que deve ser utilizado sempre antes da lavagem dos cabelos com o shampoo comum. A ideia é potencializar os efeitos do shampoo e do condicionador durante a lavagem, eliminando dos fios quaisquer resíduos que possam arruinar a sua higienização completa.

Mas, para que usar um shampoo antes de outro shampoo? Há uma grande diferença entre esses dois produtos. O pré-shampoo é um produto rico em substâncias hidratantes e emolientes, que penetram no folículo capilar e agem na cutícula, melhorando a qualidade do fio. Porém, apesar de ser altamente nutritivo, ele não limpa tão bem quanto o shampoo comum, servindo apenas para preparar o cabelo para receber este último.

Portanto, ele não substitui o uso do shampoo normal durante a higienização dos cabelos.

Existem dois tipos de pré-shampoo: um destinado a nutrir apenas os fios, que deve ser aplicado no comprimento e nas pontas dos cabelos, e outro destinado a melhorar a saúde do couro cabeludo, sendo necessária a aplicação na raiz capilar para usufruir dos benefícios.

Independente de qual for, o produto pode ser usado por qualquer tipo de cabelo, independente da textura e cor dos fios. O resultado final será de madeixas mais macia, sedosas e menos embaraçadas, deixando-as mais hidratadas e evitando a tão temida quebra dos fios.

Como usar?

como-usar-pre-shampoo

O pré-shampoo deve ser utilizado sempre antes da lavagem dos cabelos. A dica dos especialistas é aplicar o produto nos cabelos cerca de 10 a 15 minutos antes do banho, tempo suficiente para os fios absorverem os nutrientes oferecidos pelo produto.

Os cabelos podem estar molhados ou secos durante a aplicação, sendo necessária uma massagem de mecha a mecha com os dedos, durante o tempo recomendado, para potencializar os resultados.

Veja também

Se você quiser um resultado ainda melhor, uma ótima ideia é aplicar o produto nos fios antes de dormir e deixá-lo agir por toda a noite, fazendo a lavagem apenas pela manhã.

Posso utilizá-lo em todas as lavagens?

Isso vai depender da frequência com que você lava os seus cabelos. Se a lavagem for diária, não é recomendado o uso do pré-shampoo em todas elas. Isso porque a utilização excessiva do produto pode sobrecarregar os fios, deixando os cabelos com aparência pesada e sem brilho.

Portanto, a dica é utilizá-lo a cada 15 dias. No entanto, se você lava os cabelos a cada dois ou três dias, por exemplo, pode sim usar o pré-shampoo em cada uma delas. Resumindo, a única restrição dos especialistas é utilizar o pré-shampoo todos os dias.

Quem tem cabelos oleosos pode usar?

Pode sim. A única dica é moderar na quantidade e na frequência de lavagens. Isso evitará cabelos com aspecto ensebado e sem brilho. No caso de quem tem caspa, problema praticamente comum em cabelos oleosos, também dá para aproveitar dos benefícios do produto. Basta utilizar um shampoo anticaspa para lavar as madeixas em seguida.

Se você tem cabelos oleosos e já imaginou uma aparência de sujo e sem volume após a utilização do produto, pode ficar tranquila! Segundo especialistas, ao contrário disso, o pré-shampoo deixará o cabelo bem solto e com bastante movimento, mesmo antes da aplicação do shampoo convencional.

Melhores marcas

Existem algumas marcas já conhecidas entre os produtos da linha de pré-shampoos e que fazem o maior sucesso no mercado de cosméticos. Para te ajudar a escolher, nós separamos abaixo uma listinha com as melhores para você comprar:

L’oréal Elseve Reparação Total 5

pre-shampoo-elseve-reparacao-total-5

É uma das marcas mais famosas na linha de pré-shampoo. Atua como um produto antirresíduos, fazendo a limpeza profunda dos fios e do couro cabeludo, preparando a fibra capilar para receber a higienização com o shampoo convencional.

Pré-Shampoo Esfoliante Éh

pre-shampoo-esfoliante-eh

Este produto é capaz de proporcionar uma suave esfoliação no couro cabeludo, preparando-o para os efeitos benéficos dos ativos do shampoo e condicionador. A sua principal característica é deixar o couro cabeludo, além de limpo, bem fresquinho, como se tivesse aplicado uma menta.

Pré-Shampoo Pantene Hidro-Cauterização

pre-shampoo-pantene-hidro-cauterizacao

Também com a função de shampoo antirresíduos, este produto auxilia na remoção de resíduos e outras substâncias do cabelo, ocasionando uma limpeza profunda e, ainda, o controle de oleosidade. A principal característica do Pré-Shampoo Pantene Hidro-Cauterização é preparar os fios para o shampoo convencional, mas sem causar o embaraçamento.

Nativa Spa Pré-Shampoo Purificante Argiloterapia (Boticário)

pre_shampoo_boticario_nativa_spa

Faz uma limpeza profunda e completa, removendo os resíduos e impurezas dos fios e do couro cabeludo para receberem outros tratamentos. O diferencial deste produto está em sua fórmula sem sal, que retira a oleosidade sem agredir os fios e irritar o couro cabeludo.

Pré-Shampoo Esfoliante Capilar Natura Plant

pre-shampoo-natura

Com uma fórmula com adição de hortelã, este produto pode dar refrescância ao couro cabeludo ao mesmo tempo em que limpa e esfolia de maneira profunda os fios e a raiz capilar, removendo todas as impurezas e preparando-os para receber o shampoo e condicionador.

Gostou das dicas? Que tal deixar um comentário aqui embaixo contando a sua experiência com o pré-shampoo?

Até a próxima!

Comentar