Maternidade

Presente de Dia das Crianças com enigma: como fazer uma surpresa incrível

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Quem convive com a criança com certeza já tem ideia do que ela gostaria de ganhar nesse 12 de outubro. A grande maioria dos pequenos espera ganhar brinquedos no Dia das Crianças, mas ainda existem outras opções muito desejadas pelos pequerruchos, que vã desde acessórios até equipamentos eletrônicos.

Mesmo escolhendo o presente desejado, é possível criar uma atmosfera de mistério e aventura sem gastar quase nada: fazendo um presente com enigma!

Essa ideia começou com a mãe da Luluca, do canal Crescendo com Luluca, que comprou o presente que a filha tanto queria, mas espalhou uma série de enigmas pela casa para que a garotinha as descobrisse antes de chegar até o tão esperado presente. O vídeo já possui quase 1 milhão de visualizações, está bombando entre a garotada!

Bombou tanto que outros youtubers mirins também ganharam presentes com enigma, como a Sarinha e a Larissa Flor.

Nós conversamos com a mãe da Luluca para saber mais sobre como foi presentear sua filha de maneira criativa e vamos compartilhar essa conversa com você!

Então, se você quer presentear seu pequeno de maneira criativa e criar uma surpresa incrível e inesquecível para ele (ou ela), leia este artigo e confira as dicas de como fazer também!

1. Inspire-se!

Para criar a melhor brincadeira para seu filho é importante colocar vários detalhes que eles amam. Envolva os brinquedos favoritos dele, faça referências à coisas divertidas que vocês viveram juntos, enfim, use a sua criatividade.

O melhor disso tudo é que você vai passar um tempo observando seu pequerrucho e prestando atenção ao que ele gosta para inserir na brincadeira, você também pode aproveitar para conhecer mais os gostos dele. A mãe da youtuber mirim que criou essa brincadeira que já virou moda na internet comentou que escolheu os enigmas inspirada nos gostos da pequena Luíza.

Você também pode se inspirar vendo como foi a experiência da Luluca. Confira:

2. Prepare os enigmas com carinho:

Para criar uma busca pelo presente, procure criar enigmas que estimulem o interesse da criança. Segundo a Marcele, mãe da Luluca, a pequena já se interessava por brincadeiras com pistas e caças ao tesouro. Você pode colocar elementos que sua cria ama para deixar a busca mais instigante.

Também é importante ter atenção ao teor dos enigmas, explica Marcele:

Criar os enigmas é um processo muito interessante para os pais. Não pode ser fácil demais para que crie a atmosfera de suspense e desafio para a criança e, ao mesmo tempo, não pode ser difícil a ponto de desmotivá-la. Para construir o enigma usei charadas, advinhas e ainda conteúdos que a Luíza está aprendendo na escola como trocar sílabas por desenhos, embaralhar letras.

Então, que tal dar uma pesquisada sobre o que seu pequeno ou sua pequena está vendo na escola? Você pode se inspirar e ajudar a reforçar o aprendizado.

3. Escolha um lugar interessante e o melhor horário:

O melhor lugar e horário para fazer a brincadeira do enigma depende muito. A Luluca fez a caça ao tesouro logo de manhã, depois de acordar. Mas nada impede que você faça a dinâmica em outro horário, como depois do almoço, por exemplo.

Talvez seja preferível evitar o período noturno se o presente que a criança vai receber for muito esperado, porque se não a criança corre o risco de passar a noite em claro brincando com o presente novo.

Um ambiente diferente pode ajudar a criar um clima de mistério e fantasia. Outras youtubers mirins fizeram a brincadeira do enigma em outros lugares, como shopping, por exemplo. Então, que tal fazer a caça ao tesouro num lugar diferente? Pode ser um parque, uma chácara ou até mesmo uma casa de praia!

4. Entre no mundo da criança:

Para que a brincadeira seja especialmente marcante para a criança, é preciso contribuir para o clima de busca e conquista. Segundo a Marcele, mãe da Luluca:

A brincadeira é muito interessante para a criança porque ela não recebe simplesmente o presente e sim, tem a satisfação de conquistar, resolvendo um desafio para encontrar algo que deseja. Uma forma lúdica e instrutiva já que podemos fazer uso de conteúdos vistos na escola, treinar a leitura e ainda interpretação de textos.

Caso a sua cria tenha dificuldade para resolver o enigma, não dê a resposta de cara. Procure dar mais pistas e fazer perguntas que estimulem o raciocínio. Isso vai fazer com que a sensação de conquista e descoberta fique mais intensa.

5. O melhor presente é a brincadeira:

Pode ser que você não tenha dinheiro para comprar o presente que seu filho mais deseja. Mas isso não é motivo para abrir mão da brincadeira. O verdadeiro presente é a dinâmica do enigma e, principalmente, a convivência entre família. Por isso, Marcele aconselha:

Divirtam-se criando os enigmas e que entrem no mundo da criança para viver com elas essa aventura. E não importa o que é o presente, se caro ou barato, se é um brinquedo, uma cartinha, um bombom ou um beijo, pois o que vale é a surpresa da brincadeira e do desafio.

 

E aí, pensa em fazer um presente com enigma para seu filho ou sua filha neste Dia das Crianças? Que tal compartilhar com a gente no Facebook? Vamos adorar conferir como foi este dia especial para vocês!

/* ]]> */