Nutrição Suplementos

Probióticos: 5 bons motivos para você começar a consumir

Uma alimentação saudável vai muito além de consumir frutas e legumes. Existem micro-organismos que não conseguimos ver à olho nu, mas que são imprescindíveis para melhorar as funções de nosso organismo. Eles potencializam a digestão e melhoram o funcionamento do sistema gastro-intestinal.

Por isso, quem está preocupada em manter o bem-estar e a aumentar a imunidade não pode deixar de conhecer os benefícios que os probióticos podem trazer ao corpo.

Neste artigo, leia sobre os principais benefícios dos probióticos e conheça uma lista básica deste suplemento para adicionar a sua dieta o quanto antes!

O que são probióticos?

Os probióticos são micro-organismo (bactérias ou fungos) que vivem em nosso corpo, principalmente no estômago e no intestino. Fazem parte do organismo, sendo essenciais para seu funcionamento adequado. Esses organismos microscópicos devem estar em equilíbrio para que tudo funcione direitinho.

Se tomados na dose certa e em períodos específicos, com pequenas pausas no tratamento, estes suplementos podem ajudar a aliviar sintomas recorrentes que prejudicam a qualidade de vida.

Benefícios dos probióticos:

Se você está procurando saber mais sobre as vantagens que o uso de probióticos pode trazer, confira essa lista:

1. Ajudam a combater a prisão de ventre, a diarreia, as alergias, cólicas de bebês recém-nascidos e a candidíase e outras infecções, porque equilibram a flora intestinal, combatendo bactérias e fungos que fazem mal ao corpo;

2. Sua ação também pode complementar tratamentos que usam antibióticos fortes, que prejudicam a flora intestinal;

3. Estimulam a imunidade e fortalecem o corpo contra as doenças, pois promovem a melhor absorção de cálcio, do ferro e de outras vitaminas dos alimentos ingeridos;

4. Proporcionam a diminuição do colesterol mau e sua ingestão reduz o risco de câncer no intestino;

5. São encontrados facilmente em alimentos derivados do leite (iogurtes e leites fermentados) e também em cápsulas.

Suplementos probióticos para adicionar à sua dieta:

Existem alguns probióticos que podem ser adicionados à dieta para que o corpo possa usufruir de seus imensos benefícios.

As bactérias consideradas boas para o metabolismo são principalmente de dois tipos: Bifidobacteria bifidum e Lactobacillus acidophilus.

Essas duas famílias de bactérias podem ser encontradas em vários produtos ou também em suplementos em cápsulas ou em pó, que podem ser diluídas em bebidas ou alimentos.

Também existem fungos que beneficiam o organismo, como o do item #3 desta lista. Confira:

1. Iogurte natural:

O iogurte natural possui uma combinação de bacilos e leveduras que é muito benéfica. Pode ser consumida por crianças e adultos e é muito fácil de fazer. Veja só:

Compre 1 litro de leite de vaca (de saquinho)  e 1 frasco de iogurte natural (sem nenhum aditivo de sabor ou açúcar). Ferva o litro de leite e quando ele estiver morno, junto 2 colheres de sopa de iogurte natural ao leite e misture. Deixe o leite num recipiente com tampa fora da geladeira por 4 ou 5 horas no calor e de 5 a 6 horas no frio. Para consumir, bata com frutas ou consuma com cereais.

2. Yakult:

Um verdadeiro clássico que esteve presente em nossa infância, com seus vendedores ambulantes, o Yakult ainda é uma fonte muito rica em Lactobacillus casei.

Ideal para quem prefere algo mais prático para consumir no dia-a-dia. Podem ser ingeridos logo após as refeições ou durante um lanche da tarde.

3. Levedura de cerveja:

A levedura de cerveja possui o nome científico Saccharomyces cerevisiae. Ajuda a prevenir a anemia e facilita a digestão. É indicada para regenerar a flora intestinal após tratamentos com uso de antibióticos. Indicado para gestantes, lactantes, promove o crescimento de crianças e pode ser usado para o combate do estresse.

Para tomá-la, siga as instruções do rótulo ou do profissional especializado.

4. Kefir de leite:

O kefir de leite, também conhecido como o “fungo do iogurte” é um combinado de fungos e bactérias que regula as funções intestinais e, se associado a uma dieta balanceada, pode até ajudar a emagrecer!

Quer saber mais sobre o kefir de leite? Confira:

5. Missô:

O missô ou miso é um alimento da culinária tradicional japonesa. Serve de ingrediente para vários pratos típicos deste país. É preparado a partir de arroz, cevada e soja fermentados com sal.

Existem muitos tipos de missô disponíveis no mercado. No entanto, no caso do uso deste alimento para fins nutritivos, é melhor escolher uma marca de confiança e que trabalhe com missô integral não industrializado. Os misos que encontramos no mercado podem não apresentar tantos benefícios à saúde, por isso, fique atenta ao fornecedor!

Para consumir, você pode adicionar às receitas do dia-a-dia, experimentando o que funciona melhor ou pode se aventurar pelas receitas nipônicas.

 

Se você está procurando mais dicas de alimentos saudáveis para inserir em sua dieta, confira mais artigos da sessão de saúde. E não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para se manter sempre antenada!

/* ]]> */