Maternidade

Programação para o Dia das Crianças: 5 dicas de passeios e atividades

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

O Dia das Crianças está próximo e neste ano de 2017 nós teremos um belo feriado prolongado. Isso faz com que a comemoração e a brincadeira se estenda e a criançada fique toda animada! Tão animada, que os pais, muitas vezes não sabem nem onde levar os pequenos.

Curtir a família no feriado do Dia das Crianças não é sinônimo de ficar só em casa. Na verdade, este dia de celebração dos direitos das crianças e da beleza da infância merecem uma programação à altura, não é?

Por isso, pesquisamos quais são os passeios e atividades mais interessantes para você levar as crianças neste feriadão. Vamos lá?

1. Visitar parques naturais:

O ar livre e a natureza são lugares mágicos para as crianças. E não apenas porque há mais espaço para correr, viu? Na verdade, segundo o pediatra Dr. Daniel Becker, o contato com a natureza é benéfico para o corpo e a mente dos pequenos.

Isso ocorre porque, quando ficarem em contato com a natureza, eles ficarão um tempo longe das telas (de TV, smarthphones, tablets, etc), ficando livres para explorar a brincadeira livre desses equipamentos eletrônicos.

E são inúmeros os benefícios da brincadeira livre para as crianças: estimula a inteligência, melhora o humor, reduz a ansiedade e potencializa a criatividade e a imaginação.

Parece tão bom que nem precisa ser apenas no Dia das Crianças, né?

2. Assistir (ou encenar) a uma peça de teatro infantil:

Não apenas no Dia das Crianças, mas também nos outros dias da semana desta data, é comum que haja peças de teatro infantil. Assistir a uma peça de teatro tira a criançada da rotina e estimula a imaginação. Também é uma oportunidade de aprender uma lição nova com o personagem.

Se você não encontrar nenhuma peça em cartaz em sua cidade, que tal arriscar-se a produzir um espetáculo com os pequenos? Pode ser um teatro de bonecos ou com atores fantasiados. Ao envolver as crianças no processo de criação, você estimula a criatividade, a imaginação e também a capacidade de expressão pessoal dos pequerruchos.

Vale a pena experimentar!

3. Brincar de MasterChef:

MasterChef é um dos reality shows mais famosos da atualidade. E as crianças que são fãs do programa vira e mexe querem se aventurar nas delícias da cozinha. O feriadão é uma oportunidade e tanto para incentivar essa paixão e colocá-los na posição de chefinhos.

Cozinhar, além de ser útil para a futura vida adulta (adeus, miojo!), também é um exercício de paciência, que pode auxiliar a criança a entender que as coisas levam um tempo para ficarem prontas. Pode ser uma metáfora para contornar a necessidade de urgência que tanto causa ansiedade nas crianças.

Em algumas cidades grandes existem restaurantes que oferecem atividades exclusivas para os pequenos que desejam cozinhar. Por isso, se você quer ter manos trabalho, dá uma pesquisada nos eventos do Dia das Crianças que ocorrerão nos restaurantes da sua cidade.

4. Assistir a uma contação de história:

A contação de história possui os mesmo benefícios do teatro infantil, mas ela pode ser até mais fácil de encontrar. Muitas livrarias pelas cidades afora trabalham com eventos de contação de história.

E a mesma dica do teatro vale aqui: se não encontrar uma contação de história, que tal criar uma? Existem alguns vídeos na internet com exemplos de contação e histórias que podem ser muito úteis. Dá uma olhada:

5. Visitar zoológico:

O zoológico é um lugar incrível para as crianças. Poder ver de perto os animais que eles só conheciam pelas telas é uma verdadeira aventura! E também há muito espaço para brincar e natureza para curtir.

Juntos vocês podem aprender mais sobre a vida dos animais e imaginar como é a vida deles em habitat natural. Você também pode ajudar os pequeninos a desenhar os animais que conheceram, depois que chegarem em casa.

 

O Dia das Crianças é um dia especial para curtir os filhos, sobrinhos, enfim, todas as crianças que estão ao nosso redor. É dia de carinho e atenção redobrados e uma oportunidade de ouro para estreitar os laços e criar uma memória boa para esses pequerruchos lindos!

Você conhece alguém que vai curtir estas dicas? Compartilhe!

E não esqueça de conferir também:

/* ]]> */