Saúde

Conheça 6 benefícios do Qi Gong para a sua vida e saúde

Qi Gong benefícios

O Qi Gong é uma arte milenar que integra a MTC – Medicina Tradicional Chinesa. Trata-se de um conjunto de práticas de respiração, meditação e movimentos que são capazes de fortalecer a saúde da nossa mente e do nosso corpo.

Cada vez mais procurada no Ocidente – inclusive no Brasil – essa prática tem ganhado adeptos graças aos muitos benefícios que ela pode trazer para o corpo físico, emocional e espiritual.

Inúmeras pesquisas demonstram que o Qi Gong é amplamente benéfico para o corpo e sua prática é capaz de alterar as funções fisiológicas, melhorando a saúde, prevenindo doenças e mantendo o bem-estar.

Conheça a seguir 6 benefícios do Qi Gong para a sua vida. Confira!

1. Melhora a postura e o equilíbrio

Os movimentos do Qi Gong são capazes de tonificar os músculos e fortalecer os ossos, corrigindo a postura e melhorando o equilíbrio, o que a torna uma excelente opção de atividade física para idosos.

Além disso, o Qi Gong também auxilia na flexibilidade e no desenvolvimento da coordenação motora, habilidades que faz com que os seus praticantes possam executar as atividades diárias com mais energia e disposição.

2. Melhora o metabolismo e o funcionamento do organismo como um todo

Um dos principais benefícios do Qi Gong para a saúde é a melhora do funcionamento do corpo e das funções fisiológicas.

Diversas pesquisas indicam que a prática do Qi Gong é capaz de melhorar o equilíbrio da pressão arterial, aumentar a capacidade respiratória, melhorar a imunidade e o desempenho das funções digestivas, fazendo com que os praticantes consigam absorver melhor os nutrientes provenientes da alimentação.

3. Promove o relaxamento e melhora o sono

Um dos benefícios do Qi Gong mais conhecidos é a promoção do relaxamento corporal.

Quem pratica a atividade regularmente passa a experimentar uma sensação de relaxamento e bem-estar.

Além disso, a prática do Qi Gong é capaz de diminuir a frequência cardíaca e equilibrar o sono, benefícios importantes para quem sofre de insônia e outros distúrbios do sono, assim como de estresse e ansiedade.

4. Proporciona equilíbrio emocional

No campo emocional, o Qi Gong atua purificando emoções negativas como a raiva, a ansiedade e o medo, deixando a pessoa mais segura, feliz e tranquila.

Isso ocorre porque a prática do Qi Gong estimula o sistema nervoso central a liberar hormônios relacionados ao prazer e ao bem-estar, como a serotonina, por exemplo, enquanto reduz a liberação de hormônios relacionados à tensão, como a adrenalina.

Assim, há uma diminuição na instabilidade emocional do praticante, que fica mais preparado para lidar com os desafios do dia a dia.

5. Proporciona clareza mental

O silêncio mental que a prática do Qi Gong proporciona traz maior clareza de pensamento ao praticante, que experimenta uma melhora na capacidade de concentração, planejamento e memória.

A ênfase na harmonia entre corpo e mente, o foco no presente e os movimentos de respiração praticados no Qi Gong equilibram a relação pensamento e ação, prevenindo o estresse e a fadiga mental.

6. Promove conexões espirituais

Apesar de não ser um culto, o Qi Gong é uma excelente ferramenta para promover a conexão com nossas dimensões mais profundas, independente de quaisquer crenças religiosas.

Através do equilíbrio e da harmonia, é possível abrir as portas da sabedoria universal e da compreensão de quem somos de verdade e do nosso papel no mundo.

Não há dúvidas de que todos esses benefícios do Qi Gong permitem ao praticante ter uma vida mais feliz. A prática regular traz mais saúde, tranquilidade emocional, clareza e foco para as coisas importantes do dia a dia e noção do nosso papel no universo.

Se você se interessou pela prática, existem diversas escolas no Brasil que trabalham com a técnica.

Você já sabia que o Qi Gong podia trazer tantos benefícios para a sua vida? Comente!

/* ]]> */