Beleza Cabelos

Quantas vezes por semana lavar o cabelo? Veja o que diz a ciência

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Você se considera uma pessoa cheirosa e limpinha? Então, se realmente a higiene é um hábito que você mantém sempre na sua vida, é bem possível que já tenha ouvido também alguns conselhos sobre a frequência ideal para lavar os cabelos, certo?

Uma vez na semana, três vezes na semana, um dia sim, outro não, enfim… A resposta para essa pergunta tão simples parece ser óbvia, mas a verdade é que poucas pessoas realmente sabem como lavar o cabelo corretamente e tampouco quantas vezes lavá-lo durante a semana.

A maioria de nós costuma pensar que, quanto mais vezes na semana os fios forem higienizados, melhor para a saúde e beleza deles. Ao contrário disso, há, ainda, quem acredite que lavar o cabelo todos os dias faz mal, podendo deixá-los mais ressecados e até estimular a proliferação de fungos no couro cabeludo.

Afinal, qual será a resposta da ciência? Quer saber quantas vezes por semana você deve lavar o cabelo? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo e descubra o que os especialistas no assunto têm a dizer… Vem comigo!

Por que os fios ficam oleosos?

As nossas madeixas costumam ficar oleosas com o passar dos dias após a lavagem, oferecendo um aspecto “sujo” e “mal cuidado” que todo mundo detesta. Algumas demoram mais, que é o caso de quem tem cabelos secos, e outras adquirem um aspecto gorduroso mais rapidamente, que é o que acontece com cabelos que já são oleosos naturalmente.

Independente do seu tipo capilar, o que explica o fato de o cabelo ficar oleoso se dá pelo mesmo motivo que o rosto. Até porque o couro cabeludo é parte da nossa pele e, portanto, também sofre com as mesmas alterações que ela.

As glândulas sebáceas produzem sebo (óleo) no couro cabeludo, especialmente quando são estimuladas. Portanto, sempre que houver qualquer grande ação destas, seja por uma disfunção, alteração hormonal ou emocional, ou até mesmo pela própria natureza do corpo, o que acontece geralmente com quem tem a pele oleosa por fatores genéticos, a epiderme terá o seu nível de óleo aumentado.

Essas glândulas ficam ao lado da raiz do cabelo e os seus canais é que levam o sebo para os folículos pilosos, umedecendo os fios e deixando os cabelos oleosos. O fato é que cada um de nós produz uma quantidade diferente de oleosidade, o que vai depender da genética individual, produção de hormônios, alimentação, entre outras causas.

Afinal, quantas vezes lavar o cabelo na semana?

Para falar a verdade, não existe nenhuma fórmula mágica ou receita de bolo sobre a frequência semanal ideal para lavar os cabelos. O mais indicado é que você consulte um dermatologista para que ele avalie e identifique o melhor período para as necessidades individuais dos seus fios.

No entanto, há duas regras básicas do que NÃO fazer neste sentido. A primeira é para que nunca, JAMAIS, se lave as madeixas todos os dias. Essa atitude pode estimular as glândulas sebáceas e causar uma maior produção de óleo, deixando os cabelos oleosos, além de trazer o risco de entupir os folículos pilosos e provocar a queda dos fios.

A segunda regra é para que também se evite ficar muito tempo sem lavar o cabelo. É claro que os dias sem fazer a higienização dos fios vão variar de pessoa para pessoa, de acordo com a prática de exercícios físicos, as características em relação ao suor e até mesmo a temperatura e a umidade de onde você vive.

Por outro lado, na opinião de alguns especialistas, não se deve passar mais do que 5 dias sem lavar o cabelo. Isso porque, como o couro cabeludo está sempre produzindo oleosidade, pode haver um acúmulo de sebo e o surgimento de uma dermatite seborreica, como a caspa.

Sabendo disso, a dica geral dos dermatologistas é para que se lave os fios, no máximo, duas vezes por semana ou de três em três dias. Essa conta, no entanto, depende muito de cada caso, como você vai aprender a seguir…

Cada cabelo tem um tempo de lavagem diferente

Apesar da dica dos especialistas para que se lave o cabelo no máximo, duas vezes por semana ou de três em três dias, existem diferenças que podem influenciar muito no que diz respeito à lavagem capilar, como é o caso da textura do fio e o tipo de pele.

Quem tem cabelos e pele oleosos, por exemplo, precisa lavar os cabelos mais vezes na semana. No entanto, se sua pele e cabelos forem normais, duas vezes por semana é o ideal para manter seu cabelo bonito e saudável.

Por outro lado, a espessura e textura dos fios também contam muito. A textura porque influencia na velocidade com que o sebo fará o seu caminho a partir da raiz até chegar ao comprimento dos fios. Cabelos grossos, cacheados e crespos retardam a chegada da oleosidade do couro cabeludo até os fios e, portanto, tendem a ser menos oleosos, o que significa que precisam ser lavados menos vezes na semana (a sugestão de apenas uma vez).

Ao contrário destes, cabelos mais finos e lisos costumam ser mais oleosos e, por isso, precisam de mais lavagens, já que o sebo chega com mais facilidade à extensão dos fios. Portanto, quem tem esses tipos capilares devem lavar as madeixas duas vezes na semana ou mais.

Gostou do artigo? Com que frequência você costuma lavar o seu cabelo? Deixe um comentário aqui embaixo contando para a gente…

Até a próxima!

/* ]]> */