Emagrecimento Nutrição Plantas Medicinais Saúde

Conheça aqui os benefícios da quássia para a saúde

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

O uso da medicina doméstica através das plantas, frutas e hortaliças tem sido cada vez mais difundido quando o assunto é aproveitar os recursos naturais presentes no meio ambiente para tratar e prevenir diversos males que acometem o nosso corpo.

Por este motivo, as propriedades nutricionais de várias dessas espécies são estudadas cada dia mais pela ciência a fim de descobrir como nós podemos aproveitar melhor os elementos presentes na flora para melhorar a saúde humana como um todo, tornando ainda mais comprovados os benefícios de algumas delas para o uso no dia a dia.

Dentre elas está a quássia, que você vai conhecer no nosso artigo de hoje. Também conhecida como pau-tenente, quina ou quassia, a plantinha de nome científico Quassia ama L. é originária de regiões de clima tropical, sendo por este motivo cultivada e bem conhecida atualmente aqui no Brasil.

Entre as brasileiras, ela é reconhecida por auxiliar no emagrecimento rápido e saudável, sendo utilizada até mesmo por celebridades para colocar as curvas da silhueta em dia. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que a perda de peso não é o único benefício que a planta pode oferecer à nossa saúde.

Por isso, no artigo de hoje, você vai conhecer quais são os principais benefícios da quássia e como utilizá-la no dia a dia para aproveitar os seus efeitos positivos na alimentação. Vem comigo!

O que é a quássia e para que serve?

A quássiapau-tenente ou quina – nada mais é que uma planta típica de países com clima tropical, como é o caso do Brasil. A árvore traz inúmeros benefícios à saúde através da sua casca, frutos e folhas. O mais conhecido deles é a capacidade de acelerar a perda de peso, o que faz com que a plantinha seja bastante procurada nos mercados, lojas e feiras de produtos naturais.

No entanto, estes não são os únicos benefícios que ela pode trazer ao nosso corpo. Mais que isso, graças aos seus poderosos efeitos no organismo humano, ela tem sido amplamente difundida na medicina alternativa (ou doméstica) para tratar e prevenir diversos males que acometem a saúde, como febres, problemas estomacais, diarreia, desconfortos digestivos, flatulências, espermatorreia, cálculos no fígado e rins, entre tantos outros.

Os seus benefícios são possíveis devido aos ativos nutricionais presentes em sua composição, como quassina (de sabor amargo e mais importante), mucilagens, resina, pectina e taninos, alcaloides, açúcar, óleo essencial, matéria resinosas, entre outras, que possuem propriedades e funções adstringentes, aperientes, antiespasmódicas, depurativas, estomacais, digestivas, febrífugas e vermífugas no organismo.

Por isso, o uso da quássia – ou pau-tenente, como queira chamar – é recomendado até mesmo por alguns especialistas para tratar e prevenir diversas doenças, como as que citamos nos parágrafos anteriores. Além disso, a boa notícia é que ela é versátil, podendo ser utilizada tanto a partir da alimentação quando em banhos para aliviar enfermidades pelo corpo.

No decorrer desse artigo, você vai conhecer quais são os benefícios da planta para a saúde. Vamos lá?

Benefícios

Como falamos anteriormente, a quássia possui efeitos muito benéficos à saúde, sendo utilizado para tratar e curar diferentes doenças que acometem o nosso corpo. Veja, a seguir, quais são os principais benefícios desta poderosa planta para a saúde:

Desintoxica o organismo

A quássia possui substâncias adstringentes, que são capazes de “limpar” o organismo, removendo as toxinas que prejudicam a nossa saúde e a gordura presente no sangue. Essa ação é excelente para quem quer perder alguns quilos extras, mas também para que quer se cuidar e manter a saúde em dia, afastando o mau colesterol e prevenindo uma série de doenças, como as do coração.

Combate espasmos gastrointestinais

Muitas pessoas sofrem com espasmos no estômago, intestino ou bexigas, que nada mais são do que movimentos involuntários nessas regiões que chegam a causar vários tipos de desconfortos, como vômitos e diarreias. Para eliminá-los de vez, basta adicionar a quássia à alimentação, já que ela possui substâncias capazes de combater o problema.

Abre o apetite

Apesar de ajudar a emagrecer, se for consumida de forma exagerada, a quássia pode causar o “efeito rebote” e a facilitar o aumento de peso, uma vez que é rica em propriedades aperientes, que abrem o apetite e, portanto, fazem com que você sinta mais fome durante o dia.

Melhora a digestão

A quássia é capaz de aumentar as secreções estomacais e intestinais, que ajuda a acelerar a digestão, além de melhorar o movimento peristáltico do intestino e aumentar o volume do bolo fecal, contribuindo para uma melhora do trânsito intestinal e combatendo a terrível constipação.

Ajuda a emagrecer

Como você já sabe, a quássia possui propriedades adstringentes, capazes de desintoxicar o organismo, através do estímulo do funcionamento do fígado, e limpar a gordura presente no sangue. Por isso, esta poderosa planta pode auxiliar na perda de peso de maneira surpreendente, desde que não seja consumida de forma exagerada.

Previne doenças cardiovasculares

Ainda graças às propriedades adstringentes presentes em sua composição, a quássia também pode ajudar a combater o colesterol ruim (LDL) no sangue, o que ajuda não só a emagrecer como também a prevenir uma série de doenças cardiovasculares.

Outros benefícios

Além de todos esses efeitos que mencionamos anteriormente, a quássia também é capaz de:

  • Fortalecer o sistema hepático (funcionamento do fígado);
  • Tratar diversos tipos de infecções;
  • Combater cólicas intestinais e menstruais;
  • Prevenir a anemia;
  • Diminuir febres;
  • Combater a diabetes, malária, sarampo e febre amarela;
  • Acabar com piolhos e outras verminoses;
  • Melhora a sensação de fraqueza no corpo;
  • Combate a blenorragia e espermatorreia;
  • Evita a flatulência;
  • Combate diarreias e dispesias;
  • Previne cálculos no fígado e nos rins.

Como usar a quássia?

Para aproveitar todos os benefícios da quássia, são aproveitadas praticamente todas as partes da planta, como a casca, raiz e folhas, que podem ser encontradas em sua forma in natura, desidratadas ou em pó.

Neste caso, você pode utilizar cada uma dessas partes para preparar bebidas, como chás e sucos, ou tomar banho para curar alguns tipos de enfermidades. Confira, a seguir, quais são as principais formas de uso dessa poderosa planta.

Suco de quássia

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 6 gramas da madeira da casca ou raiz.

Como fazer:

Para fazer esta bebida é bem simples! Basta colocar a madeira dentro da água e deixar repousando durante alguns dias. Beba o suco entre as refeições.

Chá de quássia

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de folhas ou pó de quássia;
  • 1 litro de água filtrada.

Como fazer:

Coloque as folhas em uma panela e leve-as ao fogo até antes de começar a ferver. Depois, desligue o fogo e abafe a panela por cerca de 10 minutos. O ideal é beber de 2 à 3 xícaras do chá por dia para obter todos os seus benefícios.

Banho de quássia

Ingredientes:

  • 6 colheres (de sopa) da casca da quássia picada;
  • 1 litro de água.

Como fazer:

Misture as cascas picadas com a água e tome banho normalmente com a mistura. Você pode usá-la para tratar e aliviar os sintomas do sarampo e oxiurus.

Efeitos colaterais e contraindicações

Apesar de super benéfica à saúde, para obter todos os efeitos positivos da quássia, é preciso consumi-la de forma adequada, conforme nós mostramos anteriormente e dependendo de como for usá-la.

Por isso, não exagere nas quantidades diárias. O seu consumo exagerado por causar efeitos colaterais, como vômitos e enjoos. Além disso, grávidas, mulheres em período menstrual e pacientes diagnosticados com úlceras no estômago estão contraindicados para usar a planta, salvo em casos de prescrição médica.

Onde comprar?

A quássia pode ser encontrada em forma de casca, raiz e folhas, que podem ser vendidas nas versões in natura, desidratadas ou em pó. Neste caso, seja qual for a forma que você vá utilizar, a planta pode ser compradas em mercados, lojas e feiras de produtos naturais, inclusive pela internet.

/* ]]> */