Beleza Cabelos

Queratina líquida: saiba para que serve e como usar

É claro que a maioria das mulheres não dispensa um secador e chapinha na rotina diária de cuidados com as madeixas para ficar ainda mais bonita para realizar as tarefas do dia a dia, como trabalhar e estudar, ou até mesmo para ir a um evento especial. Afinal, eles ajudam mesmo a dar aquele toque especial na beleza natural de cada uma e fazem qualquer ocasião parecer ainda mais inesquecível.

No entanto, apesar de grandes aliados da mulher, muitos desses procedimentos podem fazer muito mal à saúde dos cabelos, deixando mais fracos, danificados e sem vida, principalmente se realizados em excesso e de maneira inadequada.

Aliados a outros fatores externos, como poluição, exposição solar, umidade e outros processos químicos, como a escova progressiva, os efeitos passam a ser nocivos aos nossos fios, trazendo um aspecto indesejado para as vaidosas de plantão.

Tudo isso acontece devido à perda da queratina da fibra capilar. Mas, o que é a queratina? Nada mais é do que uma proteína produzida naturalmente pelo nosso organismo, rica em 15 aminoácidos – incluindo a cisteína – e que corresponde a 90% da estrutura do cabelo.

A sua ausência nos fios chega a ser visível e sensível ao nosso toque, uma vez que os cabelos ficam mais ressecados e opacos, efeito chamado de “palha”. Esses malefícios são percebidos principalmente em cabelos muito danificados, seja pela ação do tempo e do clima ou pelo uso excessivo de produtos químicos.

E agora? O que fazer? Fique calma! Pensando nesse problema comum entre grande parte da mulherada hoje em dia, o mercado de cosméticos disponibiliza à venda a queratina líquida para ajudar a repor a proteína perdida pelos cabelos e devolver a vida a eles.

Com ela, você não vai precisar abandonar o seu ritual de beleza com secador, chapinha, babyliss ou alisamentos, por exemplo, mas apenas evitar os danos que estes podem trazer aos fios e continuar linda e bela.

Se você ainda não conhece a queratina líquida e quer saber como utilizá-la nos cuidados com as madeixas, continue lendo esse artigo até o final que eu te conto tudo! Vamos lá?

O que é a queratina líquida?

A queratina líquida nada mais é do que uma versão purificada e isolada da proteína encontrada na lã da Nova Zelândia, seu local de origem, e que possui moléculas responsáveis pela proteção da cutícula de cada um dos fios presentes na cabeça, além de penetrar no córtex capilar e promover a hidratação, brilho e maciez à fibra capilar.

O produto é utilizado como tratamento profundo para cabelos danificados por químicas ou fatores externos, como sal, sal da água do mar, cloro, poluição, entre outros, devolvendo a força e vitalidade às madeixas. Para isso, basta aplicar a queratina líquida diretamente sobre o couro cabeludo e nos fios ou adicioná-la a outros produtos para cuidar dos cabelos, como cremes ou máscaras de hidratação.

Ainda, há outros procedimentos não químicos que podem ser feitos no salão de beleza para repor a queratina da fibra capilar, a depender do grau de danos de cabelo para cabelo. Independente do modo como for usar, os benefícios são inúmeros para os cabelos, que são notados facilmente logo após a aplicação do produto e podem se estender por mais 30 a 60 dias.

Quem pode usar?

como-cuidar-dos-cabelos-ressecados-1

De um modo geral, qualquer pessoa pode utilizar a queratina líquida para recuperar a estrutura capilar, uma vez que a proteína é natural do organismo humano e faz bem a todos os tipos de cabelos. No entanto, o seu uso só é recomendado quando houver a percepção de que ela está ausente no organismo, o que deve ser observado através da aparência dos cabelos, que costumam ficar danificados, ressecados, quebradiços e sem brilho quando estão pobres dessa proteína.

Geralmente, os fios com essas características são aqueles que passaram por fortes agressões químicas, como descoloração, coloração e alisamentos, por exemplo, ou agressões de outros fatores externos, como exposição solar excessiva, cloro, umidade poluição, etc.

Neste caso, é altamente recomendado inserir a queratina líquida no tratamento capilar, sendo a frequência de uso determinada de acordo com o estado do cabelo, como vamos mostrar nos parágrafos seguintes desse artigo.

Como usar?

26186-o-primeiro-passo-e-lavar-os-cabelos-duas-opengraph_1200-2

Há várias maneiras de utilizar a queratina líquida nos cabelos. Algumas delas podem ser feitas no salão de beleza, com a ajuda de um profissional, ou até mesmo em casa, caso o seu cabelo não esteja tão danificado, mas precisando de uma pouco mais de hidratação.

De um modo geral, a queratina líquida deve ser usada de 15 em 15 dias nos cabelos. No entanto, se o seu caso for de fios muito danificados, pode-se fazer o uso semanalmente, junto à hidratação.

Confira, a seguir, algumas das principais formas de usar a queratina líquida nos cabelos:

Reconstrução leve

Ideal para cabelos que estão levemente danificados, que não passaram por procedimentos químicos, mas que são atingidos frequentemente pelo calor da chapinha e do secador, além de outros fatores externos.

Para fazer o tratamento de reconstrução leve, basta aplicar um shampoo antirresíduos, enxaguar e passar a queratina líquida no cabelo, mecha por mecha. Deixe o produto agir por 15 minutos e, em seguida, enxágüe novamente e finalize normalmente com o condicionador de sua preferência.

Reconstrução média

O tratamento é indicado para cabelos danificados, com aspecto ressecado e aparecimento de pontas duplas e bastante frizz. Neste caso, é indicado fazer a aplicação da queratina líquida e finalizar o cabelo a frio. Para isso, basta lavar as madeixas com shampoo antirresíduos, enxaguar bem e retirar o excesso de umidade dos fios com uma toalha.

Em seguida, aplique a queratina líquida mecha por mecha, evitando sempre o couro cabeludo, e deixe-o agir por 15 minutos. Enxágue novamente até retirar todo o produto dos fios e, depois, aplique a máscara de tratamento de sua escolha.

Enxágue mais uma vez até remover todo o produto e finalize o tratamento com a aplicação do condicionador apenas nas pontas. Emxágue e deixe o cabelo secar naturalmente.

Reconstrução completa

Esse é o chamado tratamento de choque, recomendado principalmente para cabelos com nível máximo de fragilidade e danos, já que vai ajudá-los a recompor a fibra capilar profundamente. Para isso, basta lavar os cabelos com um shampoo antirresíduos, enxaguar e retirar todo o excesso de umidade dos fios com uma toalha.

Em seguida, aplique uma máscara de hidratação de sua preferência e deixe-a agir por, pelo menos, 20 minutos.  Enxágue, retire novamente o excesso de umidade com uma toalha e aplique a queratina líquida, mecha por mecha. Sem enxaguar, seque os cabelos com o secador e finalize com a chapinha.

Nanoqueratinização

be4d5c6363a2a250e5104836932acdef

Em geral, esse procedimento só pode ser feito no salão de beleza, por um profissional experiente no assunto. Ele é feito com uma escova ligada a um aparelho com queratina líquida, o qual a libera em forma de vapor em mecha por mecha. Em seguida, o processo é finalizado com uma chapinha de cerâmica.

Cauterização Capilar (Plástica Capilar)

Essa é outras das formas mais comuns de usar a queratina líquida nos cabelos, podendo ser feita tanto no salão de beleza quanto em casa, por você mesma, e com os mesmos resultados. Se você ainda não sabe como fazer, leia o post que fizemos aqui no blog para aprender a fazer passo a passo. O processo deve ser feito a cada 15 dias.

Queratina líquida substitui a hidratação?

Definitivamente não. Os nossos cabelos são formados por cerca de 90% de proteínas – neste caso, a queratina – e por 5% a 10% de água e outros elementos, como lipídios, pigmentos e minerais. Portanto, a inserção da queratina líquida na rotina de cuidados com o cabelo jamais deve substituir a hidratação.

Isso porque as máscaras de hidratação e nutrição são responsáveis por fornecer a reposição de água e nutrientes à fibra capilar, respectivamente, enquanto a queratina líquida repõe apenas a proteína do cabelo. Por isso, não cometa esse equívoco, ok?

Loiras também podem usar?

Não só podem, como devem! Isso porque os cabelos descoloridos são os que mais precisam de reposição de massa (proteína), uma que fez que estes a perdem em grande quantidade durante o processo de descoloração. No entanto, a dúvida da maioria das donas de madeixas claras é em relação à possibilidade de a queratina líquida amarelar os cabelos, deixando-os manchados.

Há um fundo de verdade nisso, pois algumas marcas do produto podem mesmo deixar o cabelo com manchas amareladas, difíceis de serem removidas até mesmo com um shampoo antirresíduos. Portanto, neste caso, a recomendação é evitar comprar queratinas com pigmentação amarelada ou de cor amarelada para descartar o problema. Assim, os fios loiros poderão ser reconstruídos, mas sem afetar a cor.

Precauções

Apesar de muito benéfica para os cabelos, a queratina líquida não deve ser utilizada em cabelos saudáveis, ou seja, que não estejam danificados. Mas, como assim? É isso mesmo! O fato é que o produto é recomendado para cabelos que estão com espaços deixados por produtos químicos na fibra capilar, os quais são preenchidos pela queratina líquida, de forma a deixar uma película protetora ao redor dos fios.

Portanto, em casos de fios saudáveis, ao formar essa mesma película em volta dos fios, que é a sua principal função, a queratina líquida pode acabar deixando a fibra capilar muito espessa, pesada em demasia, causando o “efeito rebote” nos cabelos.

O resultado será de menos maleabilidade e maiores prejuízos, como ressecamento, queda e quebra dos fios. Por isso, caso você aplique a queratina líquida nos cabelos e ela cause esse efeito, suspenda o uso imediatamente e aposte em hidratações profundas para reverter o processo. Em poucas semanas, o cabelo voltará ao normal.

Melhores marcas

reconstrução-com-queratina-liquida

  • Queratina Líquida Niely Gold Reparação – Preço médio: R$ 10.
  • Queratina Líquida Keramax Reconstrução Capilar – Preço médio: R$ 12.
  • Queratina Líquida Max Keratin Novex – Preço médio: R$ 15.
  • Queratina Líquida Nutrition Salon Line – Preço médio: R$ 32,90.
  • Queratina Líquida Carga de Queratina Haskell – Preço médio: R$ 32,90.

Gostou das dicas de hoje? Então, que tal deixar um comentário contando a sua experiência com a queratina líquida?

Até a próxima!

Veja também:

Comentar

/* ]]> */