Remédios Saúde

Remédios caseiros para conjuntivite

Remédios caseiros para conjuntivite

A conjuntivite é uma doença causada pela inflamação conjuntiva, o que pode ser evidenciado naturalmente, por seu próprio nome. O problema pode ser causado por alergias, agentes tóxicos, vírus ou até mesmo, bactérias, sendo que, no caso do tipo viral, ele é muito contagioso, além de mais comum no verão.

Mesmo não se tratando de uma doença grave, é fato que a conjuntivite causa muitos incômodos, de modo que são necessários certos cuidados para que o problema não se torne uma epidemia. Na maioria das vezes, os principais sintomas da conjuntivite são olhos vermelhos e lacrimejando, inchaço nas pálpebras, intolerância à luz, e visão embaçada e borrada.

Agora, no caso da conjuntivite viral, também é possível que saia dos olhos uma secreção com coloração esbranquiçada e em pequena quantidade, o que pode durar de quinze a vinte dias com o tratamento adequado.

Por outro lado, no caso de conjuntivite bacteriana, a secreção possui uma coloração mais amarelada e abundante, podendo durar de cinco a sete dias com tratamento adequado.

A primeira coisa que uma pessoa deve fazer ao identificar os sintomas do problema, é naturalmente procurar um médico para que ele possa indicar o tratamento adequado. Em todo caso, para quem busca solução caseira para aliviar o sintoma enquanto isso, existem alguns métodos que, segundo a medicina popular, podem em tese trazer efeitos positivos. A seguir alguns exemplos.

Remédios caseiros para conjuntivite

Tratamento com pariri

A pariri é um tipo de planta medicinal com poder anti-inflamatório. Dito isso, muita gente acredita que ela ajuda no alívio da inflamação, vermelhidão e secreção nos olhos, problemas causados pela conjuntivite.

As recomendações mais comuns incluem o uso de uma colher de chá de folhas de pariri picada e duzentos e cinquenta ml de água para o preparo do chá. Nesse caso, o processo seria colocar os ingredientes em uma panela e deixar cozinhando por dez minutos, desligando o fogo depois da fervura e deixando o chá descansar.

Depois, o processo seria coar a mistura, mergulhar uma gaze limpa no chá e fazer compressa no olho afetado três vezes ao dia.

Água fria

O tratamento com água fria pode ser usado com qualquer tipo de conjuntivite, uma vez que a água fria auxilia na diminuição do inchaço, além de manter os olhos lubrificados, diminuindo os sintomas da doença. Para o tratamento use gazes ou algodão, além é claro, da água fria.

A dica nesse caso seria molhar a gaze ou algodão na água fria e aplicar sobre o olho afetado, deixando a compressa fria por alguns minutos até sentir a melhora dos sintomas. Depois que a compressa começar a esquentar, é só descartar e fazer uma nova.

Informações importantes

Vale informar que esse é um texto meramente informativo a respeito de métodos difundidos na web sobre o tratamento da conjuntivite. Ele não tem o objetivo de estimular e nem mesmo recomendar o uso dos métodos aqui descritos.

A melhor solução para quem busca remédios para conjuntivite, ainda é a procura por um profissional de saúde qualificado, que é quem poderá indicar a melhor opção.

Tudo Ela alerta

Comentar

/* ]]> */