Remédios Saúde

Remédios caseiros para dor muscular

Remédios caseiros para dor muscular

As dores musculares podem surgir por diversos fatores, dentre eles a prática intensa de exercícios físicos, má postura, fadiga, gripe, tensão, entre outros motivos mais sérios, como lesão na coluna, por exemplo. O ideal é sempre procurar ajuda médica, para que o especialista possa diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento.

Agora, nos casos em que as dores são decorrentes de problemas mais simples, como gripe ou estresse, pode valer a pena a tentativa de minimizar os sintomas por meio de itens e estratégias considerados pela medicina popular como remédios caseiros para dor muscular. A seguir mostramos algumas ideias nesse sentido. Veja!

Remédios caseiros para dor muscular

Massagem com óleos

Uma ótima forma de tratar a dor muscular é com a massagem, feita usando óleos essenciais e massageando a área afetada. Normalmente esse tipo de óleo possui uma mistura de óleo de noz-moscada, óleo de gengibre, cheiro de cravo e óleo de amêndoas, sendo muito eficaz no alívio da tensão muscular.

Alecrim

Para tratamento da inflamação do músculo, as folhas de alecrim são uma ótima opção. Isso porque o alecrim possui propriedades anti-inflamatórias, podendo dar alívio aos tecidos musculares e aliviar a dor.

Para o tratamento, faça uma mistura de 30 gramas de alecrim em um frasco com água fervente, e deixe-a descansar por meia hora. Depois, basta molhar um pano com essa mistura e colocar sobre a área afetada, repetindo o processo três vezes ao dia.

Vinagre de maçã

No caso de dor muscular causada por cansaço ou estresse, uma opção pode ser tomar banho por imersão usando água morna misturada com duas xícaras de vinagre de maçã.

Gelo

Nos casos em que a dor muscular é intensa, a dica é aplicar gelo sobre a área dolorida, dessa forma o músculo pode relaxar. Nesse caso deve-se evitar a compressa quente, pois embora ela até possa trazer um alívio momentâneo, o calor tende a causar a dilatação dos vasos sanguíneos, o que vai aumentar o fluxo sanguíneo na região, gerando mais dor e inchaço a longo prazo.

Alongamento

Fazer uma simples série de exercícios de alongamento pode trazer alívio para dores musculares. Mas antes de fazer o alongamento é bom ter certeza de que a área que será alongada está completamente saudável, pois o alongamento pode piorar o quadro clínico.

Terapia de vapor

Banho a vapor pode ser muito eficaz para o relaxamento muscular. O banho de vapor pode ser feito tanto em casa quando em um spa ou sauna.

Pimenta moída

Muita gente acredita que, outra forma de aliviar as dores musculares é com pimenta moída. Nesse caso, a dica é fazer uma mistura usando pimenta e óleo de gergelim, e depois usá-la para massagear a área lesionada.

Dicas para prevenir a dor muscular

Após tratar as dores musculares, é bom acrescentar à rotina, algumas práticas que ajudam na prevenção das dores. A lista inclui:

  • Yoga – ajuda a deixar os músculos mais flexíveis, o que pode prevenir as dores e cãibras musculares. Uma rotina regular de exercícios simples de yoga ajuda na prevenção das dores musculares (é importante consultar um médico antes de iniciar a rotina para que ele possa determinar as condições do corpo para a prática); e
  • Relaxamento muscular – para prevenir as dores musculares, uma boa dica é praticar exercícios de relaxamento e alongamento nos braços, pés e pernas, principalmente após a prática de exercícios.

Tudo Ela alerta

Comentar

/* ]]> */