Remédios Saúde

Remédios caseiros para garganta inflamada

Remédios caseiros para garganta inflamada
Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Infelizmente,o problema da garganta inflamada é algo muito comum no Brasil,em especial nos períodos de clima seco e/ou estações mais frias do ano. De modo geral, os sintomas da garganta inflamada são facilmente detectados, e incluem febre, dores e rouquidão.

No fim das contas, independente do tipo de tratamento realizado, o ideal é que o paciente mantenha sua garganta protegida, evitando alimentos e bebidas geladas e aderindo ao consumo de alimentos mais pastosos e líquidos, como sopas, mingaus e vitaminas, sempre com o cuidado de ingerir tudo com temperatura ambiente para não irritar ainda mais a garganta.

Agora, se você está se perguntando sobre os melhores remédios para garganta inflamada, saiba que o melhor a fazer é procurar um médico para que ele possa receitar o tratamento ideal ao caso.

Como medida preliminar, no entanto, é possível que alguns remédios caseiros difundidos pela medicina popular, possam trazer alguns efeitos para que o paciente possa obter alívio do problema antes mesmo da consulta. A seguir você confere algumas opções mais populares.

Remédios caseiros para garganta inflamada

Limão e pimenta

Para aliviar a dor de garganta, um dos métodos mais conhecidos é o de fazer gargarejo com suco de limão misturado com pimenta caiena.

Para isso, a mistura consiste em 125 ml de água morna, uma colher de suco de limão, uma colher de sal e uma pitada de pimenta-de-caiena. A dica seria misturar todos os ingredientes em um copo e fazer gargarejo várias vezes ao dia.

Chá de alteia

A alteia possui o poder de acalmar tecidos irritados, e combinada com gengibre e hortelã-pimenta, pode em tese ajudar a diminuir a inflamação, dando a sensação de alívio da dor e sensação refrescante.

A sugestão mais comum é a de fazer uma mistura usando uma colher de chá de raiz de alteia, uma colher de chá de raiz de gengibre picada, uma colher de chá de hortelã-pimenta seca e 250 ml de água.

Em seguida, a receita inclui acrescentar em água fervente a alteia e o gengibre, deixar ferver por cinco minutos, e depois adicionar a hortelã-pimenta. A partir daí é só tampar a panela e deixar o chá fervendo por mais dez minutos.

Suco de abacaxi

Outra forma muito difundida como capaz de ajudar no tratamento da garganta inflamada, é por meio do suco de abacaxi, já que a fruta é rica em vitamina C. De acordo com informações, quando o suco é adoçado com mel, ele também ajuda a manter a garganta lubrificada.

Para preparar o suco são necessárias duas fatias de abacaxi com casca, meio litro de água e 3 gotas de própolis, além de mel a gosto. É só bater todos os ingredientes no liquidificador e beber em seguida.

Suco de morango

Outra opção seguindo essa linha com fruta, seria o suco de morango. Isso porque a fruta é rica em antioxidante e vitamina C, sendo em tese, um ótimo remédio para tratamento da infecção da garganta.

Para preparar o suco, a dica seria usar meia xícara de morangos, meio copo de água e uma colher de mel. Depois é só bater todos ingredientes no liquidificador e beber de três a quatro vezes ao dia, lembrando que a bebida deve estar em temperatura ambiente.

Comentar

/* ]]> */