Remédios Saúde

Remédios caseiros para gripe e resfriado

Remédios caseiros para gripe e resfriado

Nariz escorrendo, coriza, garganta inflamada, tosse… esses são apenas alguns dos sintomas que podem acompanhar problemas como gripes e resfriados. E como se não bastasse, há ainda todo o cansaço e mal estar causado pela situação, o que torna a patologia ainda mais incômoda.

Felizmente, embora muita gente acredite que não exista uma cura definitiva para esse tipo de problema, é fato que muitos remédios, sejam eles caseiros ou não, podem aliviar os sintomas e mantê-los longe por um bom tempo.

Sabendo disso, portanto, vamos mostrar neste artigo em particular, algumas dicas caseiras pra quem busca remédio para gripes e resfriados. As informações podem ajudar no alívio dos principais sintomas da patologia. Confira!

Remédios caseiros para gripe e resfriado

Mel

Produzido pela abelha, o mel é rico em propriedades que contribuem para o alívio de alguns dos principais sintomas da gripe e do resfriado. A quantidade de enzinas e nutrientes que possui ajuda a matar bactérias e vírus causadores do problema, funcionando também como um calmante para a garganta irritada.

Dito isso, uma dica para conseguir amenizar os efeitos do resfriado, é misturar uma colher de chá de suco de limão, com duas colheres de chá de mel e consumir a cada duas horas. Isso tende a contribuir principalmente com o alívio na dor de garganta.

Vale dizer que, adicionalmente algumas pessoas optam por adicionar um dente de alho esmagado nessa mistura, o que pode potencializar o resultado. Em todo caso, para quem preferir, uma colher de mel puro pode ser suficiente para melhorar os sintomas.

Gengibre

O gengibre também pode ser um santo remédio no alívio de sintomas de gripes e resfriados. Isso se deve ao fato dele possuir diversas propriedades antivirais, expectorantes e anti-inflamatórias.

Nesse caso, a dica seria comer gengibre cru ou tomar um chá de gengibre por várias vezes no decorrer do dia. É importante ressaltar que, a combinação com limão e mel, também tende a potencializar os efeitos benéficos do gengibre.

Uma dica adicional é preparar uma pasta com gengibre, cravo e sal, ingerindo essa mistura na medida de meia colher de chá duas vezes ao dia.

Além disso, uma dica para quem quer evitar nariz escorrendo, é misturar quantidades iguais de ingredientes como pó de gengibre seco, manteiga clarificada (ghee) e açúcar mascavo, e consumir essa mistura diariamente pela manhã com o estômago vazio.

Canela

Para quem está sofrendo com um resfriado comum ou mesmo uma gripe leve, pode ter como aliada também a canela, que pode ajudar até a aliviar a dor de garganta.

Uma dica nesse caso, é misturar uma colher de sopa de canela em pó com gengibre e alho, deixando ferver durante 15 a 20 minutos. Depois é só coar o chá e beber enquanto ele ainda está quente. Adicionar um pouco de mel nessa receita pode ajudar a potencializar os resultados. O chá pode ser consumido três vezes ao dia.

Sobre os remédios caseiros para gripes e resfriados

Esclarecemos que o conteúdo desse artigo é meramente informativo e que em se tratando de problemas de saúde, o médico deve ser sempre consultado e sua palavra respeitada.

Tudo Ela alerta

Comentar

/* ]]> */