Remédios Saúde

Remédios para nariz entupido: Como acabar com o problema

Remédios para nariz entupido

Apesar de parecer um problema simples, a congestão nasal, condição conhecida popularmente como nariz entupido, causa no paciente uma série de sintomas, o que pode incluir a sensação de ouvido entupido, uma leve perda auditiva, dificuldade na respiração, leve dor de cabeça, ronco, insônia, alteração na voz e até mesmo a dor facial.

A lista de causas para a congestão nasal são diversas, e inclui reações alérgicas, renite não alérgica, gripes e resfriados, sinusite aguda e crônica, desvio de septo, efeito colateral de medicamento, dentre outras.

Ao se sentir incomodado com o problema, a dica é procurar um médico para que ele possa identificar a causa do problema e proceder com o tratamento adequado. Em todo caso, para quem busca um remédio caseiro preliminar para aliviar os sintomas antes de chegar ao profissional da saúde, existem opções que, segundo a medicina popular, podem trazer resultados.

Remédios caseiros para nariz entupido (congestão nasal)

Tiras nasais

É possível aliviar a congestão nasal usando tiras nasais. Basta colar o adesivo em cima das narinas. Essas tiras ainda ajudam o paciente a não roncar durante a noite, podendo trazer alívio imediato ao nariz entupido.

Tratamento a vapor

Em uma tigela com água quente, acrescente duas colheres de sopa de óleos essenciais com ação descongestionante, como por exemplo, o eucalipto. Depois posicione a cabeça sobre a tigela e cubra com uma toalha para inalar o vapor, outra dica é substituir o óleo pela camomila.

Cebola

Há quem diga que a cebola também pode ser usada como descongestionante nasal. Isso porque ela libera substância que faz com que ocorra a produção de líquido nas narinas, automaticamente desentupindo o nariz. Nesse caso, bastaria cortar a cebola e cheirar a mesma profundamente.

Lavagem nasal

A lavagem nasal também alivia o nariz entupido, e para realizá-la é preciso usar o pote neti, que possui um bico e lembra muito um bule. A lavagem deve ser feita com soro fisiológico para eliminar o muco.

Elevação

Outra forma natural de aliviar a congestão nasal, mas nesse caso durante o sono, é dormir com uma elevação, para isso basta colocar dois travesseiros sob a cabeça e ombros, evitando assim a congestão nasal durante a noite. Ao ficar deitado da forma tradicional, o paciente facilita o acúmulo de muco na região nasal.

Formas de aliviar o nariz entupido na gravidez

Banho quente

O banho quente é uma das formas mais rápidas de aliviar a congestão nasal. Para alívio imediato o paciente deve inalar o vapor no banho, só que em caso de febre esse método é contra indicado.

Umidificador

Um dos motivos da irritação nasal é o ar seco, por isso usar um umidificador no quarto ajuda a aliviar a congestão nasal, pois deixa o ambiente mais úmido. É bom cuidar para colocar no aparelho somente água destilada, livrando o quarto de fungos e poeira.

Para quem não tem aparelho umidificador em casa, a dica é usar tolhas molhadas estendidas, pois isso ajuda na umidade do ambiente e consequentemente, no alívio da congestão nasal causada pelo ar seco.

Comentar