Remédios Saúde

Remédios para parar de fumar: conheça os principais

Remédios para parar de fumar
Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Remédios podem ajudar a parar de fumar quando você os usa corretamente. Os remédios de reposição de nicotina contêm doses gradualmente decrescentes de nicotina para ajudar a reduzir as dores de cabeça e a irritabilidade que você pode ter quando você para de fumar. Já os remédios de prescrição que não contém nicotina também podem ajudá-lo a parar, tornando a necessidade de fumar e os sintomas de abstinência menores.

Seu médico pode ajudar você a decidir se um desses remédios pode ajudá-lo, assim como ele poderá também indicar outros tratamentos e métodos que possam ser interessantes para o seu caso. Quando for falar com seu médico, pergunte como usar o remédio corretamente, uma vez que muitas pessoas não conseguem sucesso em seus tratamentos por não utilizarem os remédios corretamente. Se você não usar o remédio corretamente, ele não funcionará bem para você.

Remédios de substituição de nicotina

Você não pode usar remédios de substituição de nicotina se você continuar fumando ou se estiver utilizando outros produtos que contenham tabaco. O uso combinado de nicotina pode ser perigoso, e você deve parar de fumar completamente quando começar a usar um remédio de substituição de nicotina.

O tratamento de substituição de nicotina geralmente dura de dois a três meses. Mesmo que você possa comprar muitos produtos sem receita médica, fale com seu médico primeiro sobre qual remédio é o melhor para você. Entre os remédios de substituição de nicotina, temos:

Goma de mascar ou pastilhas de nicotina

O chiclete de nicotina ajuda as pessoas a parar de fumar há mais de 20 anos, e são bastante conhecidos. Você pode comprar um chiclete ou pastilhas em uma farmácia sem receita médica. Certifique-se de ler as instruções e use esse tipo de remédio corretamente.

Tente mastigar um chiclete ou chupe uma pastilha a cada uma a duas horas depois de acordar, mas não use mais de 20 pastilhas ou chicletes por dia se usar doses de 4 mg ou 30 pastilhas ou chicletes por dia, se você usar doses de 2 mg. O número pastilhas ou chicletes que você usa por dia deverá diminuir ao longo do tempo.

Não tome café, suco de laranja, coca-cola ou álcool durante 15 minutos antes ou enquanto estiver usando a pastilha ou chiclete. Essas bebidas tornam a substituição da nicotina menos poderosa. Caso você não faça o uso correto desses chicletes ou pastilhas, você poderá experimentar efeitos colaterais, como desconforto na boca e na garganta.

Você deverá utilizar esse tipo de remédio por cerca de 3 meses, até que consiga ficar sem a nicotina presente neles e sem fumar também. Com um funcionamento simples, esse método permite a você acostumar seu organismo com a diminuição da nicotina ao passo que para de fumar cigarros.

Adesivo de nicotina

Você não precisa de receita médica para comprar um adesivo de nicotina. Esses adesivos de nicotina estão disponíveis em diversas dosagens, como em 5, 10 e 15 mg; outros podem ter uma dosagem de de 7, 14 e 21 mg, dependendo da marca escolhida. Para determinar a dosagem a ser utilizada por você, o ideal é consultar um médico, mas caso queira tomar essa decisão, a lógica é que quanto mais cigarros você costuma fumar por dia, maior a dosagem necessária para você.

Usar esses adesivos de nicotina é fácil, onde você deverá colar um adesivo a cada 16 ou 24 horas, colocando-o preferencialmente na região do peito ou do braço. O que esse adesivo faz é liberar uma quantidade de nicotina na sua pele que será absorvida pelo seu organismo ajudando você a diminuir a dose de nicotina sem fazer o uso do cigarro, até parar completamente.

O uso desses adesivos é indicado para melhorar os sintomas de abstinência, como falta de concentração, irritabilidade e é claro, para diminuir a vontade de fumar. Você pode nadar, tomar banho e realizar atividades físicas com esse adesivo, mas fique de olho caso ele se solte.

Para evitar efeitos colaterais como irritações na pele, mude o adesivo de lugar todos os dias.

Spray de nicotina

Para comprar o spray de nicotina você precisa de uma receita do seu médico, e por isso ele é considerado um remédio um pouco mais forte do que os outros produtos de substituição de nicotina.

O spray de nicotina é utilizado na aplicação pelo no nariz, uma ou duas vezes por hora, quando você está acordado. Ele pode causar tosse, corrimento nasal ou olhos aquosos durante a primeira semana ou duas, mas esses efeitos colaterais melhoram ao longo do tempo.

Você pode precisar usar o spray de nicotina por até seis meses, mas pode diminuir o uso a partir do terceiro mês. Com o funcionamento basicamente igual ao do adesivo de nicotina e das gomas e pastilhas, o spray de nicotina dá ao usuário doses de nicotina que irão melhorar os sintomas de abstinência até que o usuário suspenda seu uso e não sinta mais vontade de fumar.

Remédios prescritos

A Bupropiona é um remédio para a depressão, mas que também ajuda as pessoas a parar de fumar, e esse remédio também é encontrado em sua forma genérica. A Vareniclina é um remédio relativamente novo e que pode ajudar as pessoas a parar de fumar.

Esses dois remédios são muito parecidos e, por isso, separamos algumas de suas características mútuas de funcionamento:

  • Ambos os remédios vêm em forma de pílula. Você começa com uma dose baixa e aumenta gradualmente até a dose total.
  • Ambos os remédios funcionam bloqueando o fluxo de produtos químicos no cérebro, fazendo com que você diminua a vontade de fumar.
  • Demora cerca de uma semana para que esses remédios funcionem, então você precisa começar a tomá-los antes de parar de fumar.
  • Cada um desses remédios pode interagir de forma diferente com outros remédios que você está tomando. Certifique-se de que seu médico tenha uma lista completa de todos os seus remédios, incluindo remédios sem receita, suplementos e remédios à base de plantas.
  • Você pode precisar usar um remédio de prescrição entre sete a 12 semanas ou mais, conforme o seu médico recomenda.
  • Quando você se prepara para parar de tomar um remédio como esses, talvez seja necessário tomar uma dose gradualmente decrescente antes de parar completamente.

Tanto a Bupropiona quanto a Vareniclina são remédios que atuam no cérebro diminuindo a vontade de fumar, e você deve começar sua ingestão imediatamente após parar de fumar.

Quanto aos efeitos colaterais, a vareniclina e a bupropiona foram associadas a relatos de mudanças de comportamento, incluindo hostilidade, agitação, depressão e pensamentos ou ações suicidas, e por isso eles só podem ser tomados com a indicação de um médico.

Ao tomar essas drogas, se você tiver alguma mudança séria e incomum de humor ou comportamento você deve parar de tomar o remédio e conversar com seu médico o quanto antes.

Agora que você conhece os principais remédios disponíveis para parar de fumar, procure seu médico de confiança se o seu objetivo é parar de fumar, converse com ele sobre a sua situação e ele saberá qual desses remédios é o melhor para o seu caso. Pare de fumar hoje mesmo e leve uma vida mais saudável.

/* ]]> */