Maternidade Resenhas Saúde

Resenha Guia de Remédios Naturais para Crianças

Criança doente é preocupação na certa. E mesmo depois de levar ao médico e começar um tratamento,  muitas pessoas gostam de complementar a medicação com remédios naturais para crianças.

Pode ser um chá, uma compressa quente ou uma simples massagem. Simples atitudes de fazem muita diferença. Por isso, todo mundo conhece uma receita caseira para os momentos de necessidade.

Mas os conhecimentos que adquirimos por meio de parentes e amigos não parece ter muito rigor científico. Quando pesquisamos sobre o assunto na internet, então, podemos ter mais dúvidas ainda. O que fazer quando um site fala uma coisa e outro site diz outra?

O Guia de Remédios Naturais para Crianças é um material especializado em terapias naturais. É ideal para nos dar uma noção de como funciona o acolhedor mundo dos remédios caseiros e orgânicos. Um guia escrito por quem entende do assunto, em que podemos confiar e consultar com segurança.

Sofia Loureiro, a autora deste Guia, é Doutora em Química do Ambiente e Terapeuta Natural. Dedicou vários anos aos estudo de métodos de tratamento naturais e que estejam em equilíbrio com o ambiente. Para saber mais sobre o seu trabalho, conheça seu site.

Nossa equipe recebeu um exemplar do Guia de Remédios Naturais para Crianças, de Sofia Loureiro da Editora Cultrix, responsável pela edição do livro aqui no Brasil.

Preparamos uma resenha com um pouco do que você vai encontrar nessa obra digna de estar na cabeceira de todas as mães antenadas nos melhores métodos de cuidado dos seus filhos.

Remédios Naturais para Crianças e Vida Mais Saudável

Logo na capa do Guia de Remédios Naturais para Crianças, nós temos uma noção da quantidade de conteúdo que encontraremos. Há uma lista dos vários tipos de terapia natural que conheceremos:

  • alimentação saudável;
  • plantas medicinais;
  • aromaterapia;
  • hidroterapia;
  • geoterapia;
  • homeopatia;
  • sais de Shüssler;
  • florais de Bach;
  • massagem;
  • e reflexologia.

Como boa parte dessas terapias eu conhecia apenas superficialmente, logo me perguntei: como poderei praticar essas terapias sem um conhecimento prévio? Mas, Sofia Loureiro explica, logo na introdução do livro, que o Guia é estruturado em três partes principais.

 

Na primeira parte, encontramos uma introdução às terapias naturais, com uma apresentação dos princípios básicos de cada uma delas e outras informações essenciais, como dosagens e tipos de tratamento. A leitura dessa primeira parte é imprescindível, porque ela nos dá uma boa base de conhecimento para realizar os tratamentos. A escrita é simples e objetiva, explicando tudo bem detalhadamente. E, caso haja alguma dúvida, sempre é recomendável consultar um terapeuta especializado.

Como as terapias naturais trabalham principalmente com a prevenção, também há um capítulo específico sobre práticas saudáveis. Este capítulo é muito importante porque nos dá uma noção sobre a nutrição adequada às crianças e dicas valiosas sobre como manter forte o sistema imunológico.

Também aprendemos mais sobre estratégias que não são muito divulgadas, mas que são indispensáveis para uma vida em equilíbrio e saudável para as crianças: técnicas de relaxamento, incentivo à criatividade, contato com a natureza e exercícios físicos.

Outra coisa que eu amei na primeira parte do livro foi o capítulo Kit Natural. Nesta parte do livro, a Sofia nos dá uma lista de itens indispensáveis para se ter em casa. Aprendemos quais são os itens básicos de fitoterapia, florais de Bach, hidroterapia e geoterapia, homeopatia e sais de Schüssler, massagem e reflexologia e, por fim, suplementos alimentares. Assim, podemos ficar bem abastecidas, evitando ter que sair às pressas para comprar os materiais para os tratamentos.

Na segunda parte do livro, encontramos uma extensa lista de queixas comuns em crianças. Em cada tópico há uma descrição sobre o problema de saúde e todos os tratamentos naturais recomendados, com passo a passo e muitas informações importantes. Há também, sobre cada enfermidade, uma lista com recomendações, para evitar reações alérgicas e outras complicações.

Na terceira parte há textos breves sobre a síndrome de pós-vacinação, sistema de educação e um breve curso de primeiros-socorros pediátricos.

Benefícios das Terapias Naturais

Sofia inicia o livro com uma frase incrível: “O micróbio não é nada, o terreno é tudo”, de Claude Bernard. A Dra Loureiro conta que a doença não pode se desenvolver num organismo saudável e harmônico. Por isso, melhor do que tratar as doenças quando elas aparecem, é melhor preveni-las por meio de uma vida mais equilibrada e saudável.

Para isso, é muito importante restabelecer equilíbrio do organismo da criança, para que ela fique mais estável e saudável como um todo: tanto o corpo quanto a mente.

São inúmeros os benefícios de uma vida mais equilibrada baseada em terapias naturais. Alguns deles são listados pela autora:

  • raramente há efeitos colaterais;
  • não intoxicam o organismo;
  • por serem naturais, não contaminam o ambiente;
  • e seguem um modelo holístico, que leva em conta o bem estar mental, emocional e físico da criança.

O uso do Guia de Remédios Naturais para Crianças pode ser  um passo importante em direção a uma vida em conformidade com a natureza. Várias práticas saudáveis poderão fazer parte do dia-a-dia da criança e também da família: alimentação balanceada, fortalecimento do sistema imunológico, exercícios físicos, sono reparador, contato com a natureza e criatividade.

Este é um livro educativo e instrutivo, que com certeza será muito útil a todas as famílias que possuem como prioridade o bem estar das crianças. A natureza é fonte de vida, cuidado e muito carinho para os pequenos!

Por aqui, já estamos montando nosso Kit Natural, para sempre ter à mão os principais materiais. Se você se interessou por essa obra fundamental, pode pedir seu exemplar no link a seguir, diretamente com a editora:

Comprar Guia de Remédios Naturais para Crianças!

/* ]]> */