Plantas Medicinais Saúde

Rhodiola Rosea: conheça os benefícios da Raiz de Ouro

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

A Rhodiola Rosea, também chamada de raiz de ouro é uma conhecida erva, cheia de história e benefícios. Atribui-se, a ela, a capacidade de fortalecer o sistema nervoso, combater a depressão, melhorar a imunidade e elevar a capacidade física, e diversos outros benefícios.

Há muito tempo, ela é conhecida como um poderoso adaptógeno. Adaptógenos são substâncias que aumentam a resistência geral do corpo, auxiliando a normalizar suas funções.

Um pouco de história

O Rhodiola Rosea inicia sua história há alguns milênios. No ano de 77, as primeiras documentações gregas sobre o uso da raiz de ouro foram registradas. No documento, falava-se sobre as diversas aplicações da planta, para o tratamento de inúmeras condições médicas.

Os Vikings, em outro lado do mundo, também dependiam da erva para aumentar sua força e resistência. Há registros, também, de que os imperadores chineses enviavam expedições inteiras para a Sibéria, para levar cargas da “raiz de ouro”, para preparações medicinais.

Povos da Ásia central consideravam o chá da Rhodiola Rosea o tratamento mais eficaz para gripes e resfriados. Já os curandeiros mongóis o utilizavam para o tratamento da tuberculose.

Mias recentemente, sabe-se que a União Soviética realizou diversos estudos com a Rhodiola Rosea, e outras ervas. O objetivo era identificar suas capacidades e benefícios, para que pudesse ser utilizada em campo.

Combate à depressão e ao estresse

Smiling women

Em diversos estudos realizados com animais, a Rhodiola Rosea demonstrou melhorias no transporte dos estimulantes de serotonina para o cérebro. A serotonina é um neurotransmissor, envolvido em diversas atividades orgânicas.

Ela influencia, em última instância, no equilíbrio mental e satisfação. Isso quer dizer que o uso da raiz de ouro facilita este controle.

Além disso, por sua capacidade adaptógena, sua capacidade de manter o corpo adaptado a situações de estresse são notáveis. Os adaptógenos oferecem a chamada adaptação generalizada fisiológica, que permite que o organismo reaja de forma mais equilibrada ao estresse.
<
Diversos estudos demonstram que o uso de Rhodiola Rosea melhorar a habilidade de concentração e memorização. Isso é especialmente verdade após longos períodos de estudo. Acredita-se que seu consumo aumente a atividade bioelétrica do cérebro, melhorando a memória e a energia disponível do cérebro.

Doenças cardíacas

Há muito tempo, sabe-se que a Rhodiola Rosea é eficaz contra condições cardíacas e doenças coronárias agravadas pelo estresse. O segredo de sua atuação está na habilidade de diminuir os níveis de hormônios liberados pelas glândulas adrenais durante situações de estresse.

A presença anormal destes hormônios do estresse aumentam a pressão seguínea, o colesterol e os níveis de potássio. O resultado imediato disso é o aumento dos riscos de doenças cardíacas.

Além disso, sabe-se que a raiz de ouro é capaz de diminuir os níveis de lipídios perigosos no sangue, reduzindo o risco de doenças cardíacas. Em especial, seu efeito diminui a concentração de LDL – o chamado “colesterol ruim”, associado a diversas condições cardíacas.

Câncer

Surpreendentemente, diversos estudos demonstraram a capacidade da Rhodiola Rosea de aumentar as atividades de combate a tumores no corpo. Isso ocorre através do aumento da resistência do corpo a toxinas. A raiz de ouro contribui nesta atividade através de sua alta concentração de antioxidantes.

Alguns estudos demonstram que a erva é especialmente eficaz em adição a agentes de combate a tumores de origem farmacêutica. Um estudo realizado em ratos demonstrou resultados positivos que variaram de 39% a 50% mais eficácia nos tratamentos que utilizavam a erva de forma conjunta.

Sistema imunológico

saiba-como-aumentar-as-defesas-do-seu-sistema-imunologico-de-forma-natural-1024x768

A erva possui a capacidade de estimular e proteger o sistema imunológico ao facilitar o balanço metabólico ao organismo. Além disos, favorece a ação orgânica no estômago, fortalecendo o corpo. Acredita-se que estes benefícios sejam obtidos através da normalização hormonal que a planta promove.

Veja também:

Comentar

/* ]]> */