Nutrição

Conheça os benefícios da rúcula!

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

A rúcula é um vegetal bastante peculiar por seu sabor diferenciado e cheiro forte. Com tanta intensidade, há quem ame e quem odeie este vegetal, no entanto, os benefícios da rúcula para a saúde são indiscutíveis.

A rúcula (Eruca sativa) tem folhas finas, de cor verde escuro e sabor picante. Pertence à família Brassicaceae – a mesma da mostarda – e é originária do Mediterrâneo e Ásia Ocidental.

É de fácil cultivo e pode ser encontrada no mundo inteiro, mas é especialmente apreciada nas Américas, Europa e norte da África.

Se você gosta de rúcula, ou está buscando motivos para gostar, leia este post e descubra os benefícios que ela pode trazer para a sua saúde. Confira!

1. É antioxidante e fortalece o sistema imunológico

A rúcula é um alimento muito nutritivo, e é fonte de compostos antioxidantes, como a Vitamina C, A e K, que combatem a atividade dos radicais livres e oferecem suporte ao sistema imunológico.

Eles estimulam o funcionamento das nossas células de defesa, fortalecem as “entradas do corpo”, como membranas e mucosas e possuem propriedades anti-inflamatórias.

2. Auxilia no controle do diabetes

A regulação do diabetes está entre os benefícios da rúcula para a saúde.

Além de não ter açúcar em sua composição, a rúcula contém antioxidantes que diminuem o nível de glicose no sangue e aumentam a absorção de insulina em pacientes diabéticos.

3. Ajuda a emagrecer

Como-Emagrecer-E-Conseguir-Um-Abdômen-Definido-1

A rúcula não possui propriedades emagrecedoras, porém é rica em fibras e pouco calórica, o que ajuda a dar saciedade sem a ingestão de muitas calorias.

Para ter uma ideia, duas xícaras de rúcula possui menos de 10 calorias.

É uma boa opção de redução calórica sem risco de deficiência nutricional.

4. Previne o câncer

Como dissemos anteriormente, um dos principais benefícios da rúcula é a presença de antioxidantes que combatem a atividade dos radicais livres no organismo.

Essa ação dos antioxidantes, principalmente a vitamina A e os flavonoides, reduzem o risco de câncer.

Além disso, a rúcula é rica em um fitoquímico chamado sulforafano, composto que contém enxofre e dá sabor amargo aos vegetais crucíferos.

Essa substância possui efeitos quimioprotetores e é capaz de inibir uma enzima envolvida na multiplicação de células cancerígenas.

5. Ajuda a manter a saúde dos olhos

saudeolhos

A prevenção de doenças oculares é mais um dos benefícios da rúcula.

Ela é rica em carotenoides, pigmentos de gordura solúvel essenciais para a qualidade da visão.

Os principais são a luteína e zeaxantina, que previnem a degeneração macular.

Além disso, a rúcula possui vitamina A, importante composto para a manutenção da saúde dos olhos, e vitamina C que ajuda na prevenção da catarata.

6. Fortalece os ossos

illustration-article-capital-osseux-650x322

Ao contrário de outros vegetais de folha escura, a rúcula apresenta baixos níveis de oxalatos, substâncias que inibem a absorção do cálcio e outros minerais no organismo.

Este fato, somado à grande quantidade de nutrientes e minerais presentes neste alimento, o fazem um grande aliado da saúde óssea.

Além de ser rica em cálcio e outros minerais importantes para os ossos, como potássio, magnésio e manganês, a rúcula também apresenta alto teor de vitamina K.

Essa vitamina age diretamente na composição óssea, aumentando a absorção de cálcio e evitando a sua perda através da urina, evitando doenças como a osteoporose, por exemplo.

Para aproveitar todos os benefícios da rúcula, dê preferência às folhas mais jovens e tenras se for consumi-la crua na preparação de saladas ou sucos.

Universo-Jatoba-suco-verde1

Já as folhas mais velhas e fibrosas podem ser refogadas ou usadas em outros pratos quentes, como tortas e molhos por exemplo.

Está surpresa com todos os benefícios que a rúcula pode trazer para a sua saúde? Então aproveite e insira este vegetal na sua dieta agora mesmo!

Veja também:

Comentar

/* ]]> */