Exercícios Saúde

Saco Búlgaro: saiba como ter um para incrementar seu treino

Dizem até que ele substitui uma academia inteira se for preciso, sabia? É o saco búlgaro, uma invenção do búlgaro Ivan Ivanov, ex-militar e ex-técnico da equipe olímpica americana de luta greco-romana.

A quantidade de exercícios que podemos fazer com o saco de treinamento búlgaro é enorme. Do agachamento às flexões, corrida e muito mais. São inúmeras posições e possibilidades.

Este saco de areia um pouco mais leve que o saco comum tem como diferencial os apoios (pegadas) nas extremidades, que facilitam o manuseio, seja em arremessos, jogando para cima ou para baixo, laterais e, ainda, colocando em cima do músculo trapézio, etc.

O saco búlgaro lembra uma salsicha de câmara de pneu recheada com areia e finalizada com silver tape. A criatividade low-tech do ex-militar ganhou novas versões com o passar do tempo, algumas sofisticadas, se é que posso chamar assim.

Os modelos profissionais trazem muitas alças e empunhaduras, entre outros apetrechos. Já as caseiras são toscas – se bem que a estética não é exatamente uma grande questão neste contexto…

Hoje, é possível encontrar sacos búlgaros de vários tamanhos e com pesos diferentes. Os preços também variam bastante. Em uma rápida pesquisa, o mais barato que encontrei foi por R$150,00.

Mas, mesmo por este valor, ainda permanece a vantagem que o saco leva em relação a vários outros equipamentos de condicionamento físico, ou seja, a de ser mais barato que muitos deles. Sem falar na multifuncionalidade!

A ideia do saco foi se mostrando muito versátil ao longo dos anos, chegando ao ponto de ser, para alguns, uma verdadeira academia ambulante, pois o equipamento permite trabalhar todos os grupos musculares.

Outra vantagem é que, teoricamente, qualquer um pode fabricar seu próprio saco búlgaro e treinar sem sair de casa. Basta passar no borracheiro para conseguir aquela câmara de ar velha.

De quebra, a pessoa ainda ajuda a cuidar do meio ambiente, uma vez que reutiliza o material que poderia ir parar em local inadequado, como um rio, por exemplo.

O que é o saco búlgaro e como fazer um

Originalmente, o saco búlgaro é produzido com câmara de pneu de caminhão ou trator, ficando com cerca de 17 kg. Porém, você consegue aproveitar o objeto a partir de câmara de pneu de carro, deixando a peça com uns 8,5 kg.

Como montar um saco búlgaro?

Você vai precisar:

• 1 câmara de pneu de trator, caminhão ou carro;
• Silver tape;
• Areia – ou serragem, que vaza menos;
• Braçadeira plástica, conhecida também como fita hellerman ou laço de torção.

Como fazer:

1. Corte a câmara pela metade, deixando a borracha em meia-lua
2. Amarre uma das pontas com a braçadeira plástica. Importante: deixe no mínimo 15cm de folga
3. Encha a câmara com o material de sua preferência, areia ou serragem. Tente combinar o peso do saco com seu condicionamento, para conseguir colocar o equipamento nos ombros com segurança e eficácia
4. Verifique se o tamanho da câmara está bom para você. Caso ache necessário, corte um pouco para ajustá-la
5. Feche a extremidade restante com outra braçadeira, mantendo a folga como na outra ponta
6. Passe silver tape para dar um acabamento nas extremidades e reforçar o grip

Caso não seja possível fazer seu próprio saco búlgaro, as lojas físicas ou da internet possuem uma grande variedade para todas as necessidades e bolsos.

Comprado pronto ou confeccionado em casa, é bom lembrar que o saco é pesado e pode causar acidentes sérios quando não é usado com critério, bom senso.

Não custa destacar também que, antes de começar qualquer atividade física, especialmente as mais intensas, é fundamental consultar um médico.

E mais: use o saco búlgaro com orientação de um profissional de educação física. O ideal é começar devagar, com pouco peso e pelos exercícios mais fáceis, até pegar o jeito, ganhar força e condicionamento suficientes para encarar desafios maiores.

Treine com responsabilidade!

Até breve…

/* ]]> */