Beleza Cabelos

Sérum capilar: saiba para que serve e como usar no dia a dia

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Seja para valorizar um corte novo, dar mais destaque às ondas ou cachos, deixar o liso mais espelhado, oferecer mais volume ou domar aqueles fiozinhos rebeldes, não há quem resista à tentação de ter sempre aquele finalizador de cabelo na penteadeira para modelar as madeixas, concorda?!

Afinal, um finalizador de “responsa” não só ajuda a modelar o cabelo como também tende a deixá-lo mais bonito, do que jeitinho que a gente gosta. E as opções nas perfumarias, lojas de cosméticos e farmácias são muitas: óleos capilares, cremes de pentear, leave-ins, leites de pentear e séruns capilares, cada um com fórmulas e texturas diferentes, mas com resultados similares, o que pode tornar ainda mais confusa a hora de escolher o produto certo.

Porém, este último tem feito o maior sucesso entre a mulherada e está sendo bastante recomendado por cabeleireiros por ajudar a hidratar profundamente os fios como nenhum outro: o sérum capilar.

O produtinho de textura fluida e não-gordurosa se distingue dos demais tipos de finalizadores capilares por trazer em sua composição um mix superconcentrado de óleos, silicones e vitaminas capazes de deixar os fios nutridos e brilhantes, ao mesmo tempo em que os modela.

Para se ter uma ideia, com apenas uma gota do sérum de cabelo, é possível hidratar, proteger, reparar as pontas duplas e eliminar o frizz até 10 vezes mais que outro finalizador. Quer saber como? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo e descubra para que serve e como usar o sérum capilar no dia a dia. Vem comigo!

Para que serve o sérum capilar?

Assim como o sérum facial destinado aos cuidados com a nossa pele, o sérum capilar também possui várias funções na hora de tratar o cabelo. O produto cosmético nada mais é que um finalizador com textura fluida (mais que os famosos leave-ins) e com uma alta concentração de ativos benéficos para os fios, dentre eles, compostos hidratantes como óleos, vitaminas, silicones e queratina.

Juntos, eles recompõem a fibra capilar e vedam as escamas dos fios, evitando a perda de água e garantindo mais brilho. Além disso, o cabelo também fica até 10 vezes mais hidratado com apenas uma gota do produto, do tamanho de uma ervilha, se comparado a um punhado de cremes ou óleos capilares. Na prática, é como se você passasse vários produtos numa quantidade mínima e de uma vez só!

Outra superfunção do sérum de cabelo é o seu resultado instantâneo. Poucos minutos depois da aplicação, já dá pra sentir o fio hidratado e solto. Essa velocidade máxima também se dá por conta da alta quantidade de nutrientes em sua composição.

A ação do finalizador acontece de fora para dentro dos fios, formando uma camada de proteção contra o calor de aparelhos em alta temperatura (secador, chapinha e babyliss) e, ainda, a sujeira, poeira e outros agentes externos aos quais as nossas madeixas estão expostas no dia a dia.

Para quem é indicado?

O sérum capilar é recomendado para todos os tipos de cabelo e pode ser usado por pessoas que queiram deixar os seus fios ainda mais hidratados e livres de pontas ou duplas ou frizz.

Além disso, madeixas que sofrem muito com o embaraçamento dos fios também podem recorrer ao finalizador para deixar o cabelo mais maleável e fácil de pentear e modelar. Outro uso importante do produto é o de proteger os fios do calor excessivo de secador, chapinha ou babyliss, o que significa que mulheres que usam com frequência esses aparelhos também devem aderir ao sérum capilar.

O sérum é boa opção também para cabelos naturalmente secos ou com química, que costumam ter pontas duplas. O cabelo ficará menos quebradiço e mais fácil de pentear, além de ter o frizz reduzido.

Pessoas com o cabelo muito curto e fininho não devem apostar nesse finalizador, pois ele pode deixar os fios com aspecto sujo e pesado. Já quem tem fios oleosos pode usar, mas com cuidado: uma ou duas vezes por semana apenas já é o suficiente.

Como usar?

A forma de usar o sérum capilar é bem semelhante a do leave-in: basta espalhar algumas gotas do produto na palma da mão e aplicar no cabelo úmido (inclusive, antes do secador), somente no comprimento e pontas.

Nunca aplique o finalizador na raiz, pois pode causar oleosidade excessiva, seborreias (como a caspa) e ainda entupir os folículos pilosos e dificultar o crescimento dos fios.

A quantidade a ser aplicado nas madeixas varia conforma o tipo de cabelo: cabelos lisos devem usar 5 gotas, aplicadas a cada dois dias. Para os cacheados ou crespos, que naturalmente mais ressecados, de 10 a 15 gotas todos os dias.

Gostou do artigo? Já usou o sérum capilar? Então, deixe o seu comentário aqui embaixo contando pra gente a sua experiência…

Até a próxima!

/* ]]> */