Beleza Cabelos

Shampoo a seco: saiba o que é e como usar

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Cuidar dos cabelos inclui vários rituais importantes para deixá-los saudáveis e bonitos. Dentre eles, está a lavagem com higienização profunda, que deve ser feita sempre com shampoo e condicionador. Em geral, dermatologistas recomendam que as madeixas sejam lavadas pelo menos duas vezes na semana, o que pode variar de mulher para mulher levando em conta o tipo de cabelo de cada uma.

Leia também: Shampoo sem sulfato: quais os benefícios para o cabelo?

Mas, nem sempre esse ritual é fácil de ser seguido e acabamos deixando o cabelo sujinho por mais tempo. Na maioria das vezes, a correria do dia a dia não nos dá tempo para cuidar dos fios como deveríamos, já que saímos às pressas para perder os compromissos ou não chegar atrasada no trabalho.

Então, o que fazer para deixar as madeixas limpas e com aspecto saudável mesmo quando não fazemos a lavagem no tempo certo? Fique calma! Há uma solução infalível para as mulheres modernas que são vaidosas e, ao mesmo tempo, ocupadas para lavar os cabelos: o shampoo a seco.

O produto é uma novidade no mercado de cosméticos e está fazendo o maior sucesso entre a mulherada. Ele lava os cabelos sem utilizar uma gota de água e, ainda, dá volume para que os fios não fiquem com aspecto pesado e oleoso. É isso mesmo!

Quer saber como funciona o shampoo a seco e como usá-lo na sua rotina? Leia o artigo até o final e conheça mais benefícios do produto.

O que é o shampoo a seco?

spray-para-cabelo1

Como o próprio nome já diz, o shampoo a seco é um produto para cabelos em forma de spray que lava os fios sem utilizar água. Ele é ideal para quem não tem tempo de higienizar os cabelos no período recomendado ou para quem tem um compromisso importante e não terá tempo de lavar os cabelos até o horário.

Um das suas maiores vantagens shampoo a seco pode ser usado em todos os tipos de cabelos e, além de limpar os fios instantaneamente, ainda elimina os maus odores provocados pela sujeira.

Como funciona?

shampoo-a-seco-1

O produto tem a função de limpar os cabelos de forma instantânea através de um pó que absorve a oleosidade ocasionada pelos resíduos acumulados nos fios, eliminando também os maus odores.

Em forma de spray, o shampoo a seco permite que a pessoa que não teve tempo de higienizar os cabelos adequadamente borrife o pó na raiz capilar e na extensão dos fios para que o produto absorva o óleo e acabe com os odores indesejados causados pela sujeira.

Além de deixar os cabelos limpos e cheirosos, ele ainda deixa as madeixas com mais volume, tirando o aspecto pesado provocado pela oleosidade. Por isso, o produto é indicado para mulheres que fazem uso frequente do secador e da chapinha e querem aumentar a durabilidade dos cabelos lisos ou que fazem academia e não querem lavar as madeixas todos os dias.

shampoo-a-seco

Foto: Blog Lojas Rede/Reprodução

Benefícios

Além de limpar os cabelos de forma profunda, eliminar os odores provocados pela sujeira, o shampoo a seco ainda proporciona mais benefícios à saúde das suas madeixas.

Confira abaixo quais são eles:

Matifica os cabelos

A matificação dos fios nada mais é que deixá-los com aparência mais sequinha, o chamado efeito matte. O mais interessante é que o shampoo a seco consegue deixar os cabelos mais soltos sem deixar um aspecto opaco e sem brilho.

Evita suor excessivo ao escovar os cabelos

Quem já foi a um salão de beleza escovar os cabelos ou faz o procedimento em casa sabe que evitar o suor é quase impossível durante o procedimento. Muitas vezes, devido ao jato quente do secador, quando você termina de alisar uma mecha do cabelo e vai para outra, aquela que você acabou de secar já está toda suada.

O shampoo a seco pode ser um aliado nessas horas. Antes de começar a escovar o cabelo, borrife o produto nas áreas que transpiram mais durante o processo, como a nuca e atrás das orelhas.

Aumenta o volume da raiz

Esse benefício é essencial para quem tem cabelos muito finos e com pouco volume. A dica é borrifar o spray com shampoo a seco na raiz capilar e virar a cabeça para baixo. Em seguida, use o jato de ar frio do secador e as mãos para soltar os fios da raiz.

Vale ressaltar que a aplicação do produto deve ser feita a cerca de 15 centímetros de distância da cabeça. Isso evitará que fiquem resíduos esbranquiçados do shampoo nos fios.

Melhora a textura dos fios

O shampoo a seco pode melhorar a textura dos fios do seu cabelo, deixando-os com a aparência mais encorpada, como se fosse uma “capa” de proteção. A dica é aplicar o produto no cabelo antes e depois da

Com os fios texturizados, fica mais fácil até fazer os penteados, que não ficarão com aquela aparência “engomadinha” ou com brilho excessivo, como acontece no caso de quem usa sprays fixadores.

Ainda, uma boa ideia é aproveitar o shampoo a seco para fazer os penteados bagunçadinhos, deixando as mechas um pouco mais desajeitadas, look que está super na moda entre as celebridades.

Como usar o shampoo a seco?

shampoo-a-seco-como-usar

O shampoo a seco deve ser usado em borrifadas curtas na direção da cabeça, respeitando a distância de 15 centímetros, como falamos acima.

É muito importante não borrifar o produto muito próximo à raiz para não obstruir os poros capilares e, portanto, causar infecções e prejudicar o nascimento e crescimento dos fios. Além disso, você pode deixar pedacinhos brancos do shampoo a seco no couro cabeludo e acabar com o visual.

O produto deve ser usado somente uma vez na semana para não causar os problemas citados no parágrafo acima. Lembrando que ultrapassar o tempo de uso recomendado pode trazer várias consequências ruins para os seus cabelos. No caso de quem tem fios finos, por exemplo, em vez de deixá-los mais soltinhos – que é a ideia aqui – eles podem ficar grudados com o uso excessivo do shampoo a seco.

Além disso, utilizar o produto em demasia pode deixar os cabelos secos e danificados, sempre com aparência opaca e sem brilho.

Contraindicações

Apesar de os shampoos a seco não conterem ingredientes agressivos à saúde em sua composição, é importante que pessoas com alergia a qualquer tipo de pó, com feridas, descamações, inflamações, dermatites ou qualquer outra doença no couro cabeludo consultem um médico dermatologista antes começarem a usar este tipo de produto.

Ainda, mesmo sendo indicado para dar volume aos cabelos de quem tem fios muito finos, é preciso tomar cuidado para não dar a impressão de falta de higiene, uma vez que os fios podem ficar grudados uns nos outros. Isso pode acontecer com o uso excessivo dos shampoos a seco, como falamos anteriormente.

Melhores marcas

Shampoo a seco Batiste

shampoo_seco_batiste

Foto: Melissa Becker/Blog Brummierbr

Esse é um dos produtos mais famosos quando se fala em lavagem a seco. O shampoo dessa marca pode ser encontrado em várias versões, até mesmo de acordo com a cor de cada cabelo.

As mais famosas são a Original (branco e sem cheiro), Blush (branco e com cheiro floral), Rendas (branco e com cheiro cítrico), Fresh (versão semelhante à Original, mas com pó meio transparente) e Toque de Castanho (indicado para cabelos castanhos). Porém, você pode encontrar outras versões dessa marca facilmente na internet ou lojas de cosméticos.

Shampoo a seco Siàge Eudora

shampoo-a-seco-siage-eudora

Foto: Blog 2Beauty/Reprodução

É a segunda marca mais famosa de shampoos com essa finalidade. O Shampoo Siàge a Seco Controla a Oleosidade, exclusivo da marca, controla a oleosidade – como o nome já diz – dos cabelos por até oito horas. Ele limpa os fios instantaneamente sem precisar enxaguá-los e é fácil e rápido de aplicar.

Shampoo a seco Cuide-se Bem Boticário

shampoo-a-seco-boticario

Foto: Blog Além do Look do Dia/Reprodução

O produto é um dos queridinhos das mulheres para melhorar o aspecto das madeixas de última hora. O shampoo a seco Cuide-se Bem promove a limpeza instantânea dos fios, reduz em até 92% a oleosidade da raiz, por um período de até seis horas após a aplicação.

Ele é indicado para todos os tipos de cabelo e não embaraça ou danifica os fios, além de não deixar aqueles resíduos brancos indesejados.

Shampoo a seco Charming Cless

shampoo-a-seco-charming

Foto: Blog Mãe Tô Sem Roupa/Reprodução

A linha de produtos com essa finalidade também é muito conhecida entre as mulheres. As versões mais famosas são a Sem Resíduos, Alta Performance e Pós-Química. A primeira das citadas é reconhecida por não deixar resíduos brancos nos fios dos cabelos por ser transparente.

O Shampoo a Seco Alta Performance possui filtro UV, que protege os cabelos das agressões externas e prolonga a luminosidade da cor das madeixas. Como também não deixa resíduos brancos, é ideal para ser usado durante o dia.

Já a última e adorada versão Pós-Química promete neutralizar os odores causados pela sujeira, ajudar na restauração dos fios quimicamente tratados, além de remover a oleosidade de forma prática e instantânea.

Shampoo a seco 7 em 1 Aussie

shampoo-a-seco-aussie

Foto: Blog Fernanda Caroline/Reprodução

Talvez, esse seja o produto de lavagem a seco mais indicado para quem não tem muito tempo para cuidar dos cabelos. O shampoo a seco da Aussie promete sete benefícios em um só produto: ele limpa, dá leveza aos fios, protege a cor (no caso de cabelos tingidos), dá sensação de alívio, acabamento fosco e perfuma como nenhum outro!

A melhor parte é o tempo em que ele promove os sete benefícios às suas madeixas: três minutos, apenas! Não é à toa que ele é um dos favoritos da mulherada.

Onde comprar?

Os shampoos a seco, tanto de outras marcas quanto os que listamos acima, podem ser encontrados em qualquer loja de cosméticos ou farmácias perto da sua casa. Alguns deles, ainda, podem ser comprados pela internet, inclusive, a preços bem mais acessíveis.

Preço

O valor dos shampoos a seco vai variar de marca para marca e também do tamanho do produto que você quer comprar. Nas lojas virtuais dos produtos ou em lojas de cosméticos e farmácias, você encontra as marcas citadas anteriormente nos seguintes preços:

  • Shampoo a seco Batiste: Entre R$ 15 e R$ 60, dependendo da versão e do tamanho.
  • Shampoo a seco Siàge Eudora: Entre R$ 20 e R$ 27, dependendo do tamanho.
  • Shampoo a seco Cuide-se Bem Boticário: R$ 26, em média.
  • Shampoo a seco 7 em 1 Aussie: R$ 50, em média.
  • Shampoo a seco Charming Cless: Entre R$ 9 e R$ 48, dependendo da versão e do tamanho.

Shampoo a seco caseiro: como fazer passo a passo

shampoo-a-seco-caseiro

Para quem gosta do faça você mesmo ou não está tão a fim de comprar um shampoo a seco pronto nas farmácias ou lojas de cosméticos, aqui vai uma dica. Com alguns ingredientes básicos que você tem em casa, como a Maizena (amido de milho), que já falamos aqui no blog, você pode fazer o seu próprio produto em casa.

Confira abaixo os ingredientes necessários para fazer o shampoo a seco caseiro:

Maizena (ou qualquer outro amido de milho), talco, farinha de trigo ou fermento em pó. Você deve escolher apenas uma das opções. O amido de milho é o mais indicado devido ao seu poder de absorver a oleosidade dos fios.

Como preparar:

Shampoo a seco para morenas

kim-kardashian

Como os ingredientes acima costumam ser brancos, o ideal é misturar o amido de milho com cacau em pó sem açúcar. Assim, quanto mais escuro for o cabelo, mais cacau deve ser colocado para tirar o efeito branco da Maizena.

Shampoo a seco para ruivas

marina-ruy-barbosa

A receita do produto para as donas das madeixas vermelhas deve ser a mistura do amido de milho com canela. Pode ser que fique um cheirinho, mas não é nada que saia com alguns minutos.

Shampoo a seco para loiras

mulher-com-cabelo-loiro

Neste caso, como as madeixas são mais claras, o ideal é misturar o amido de milho com uma gota de um óleo capilar de sua preferência. Além de deixar os cabelos menos oleosos, ainda vai deixar um aroma maravilhoso.

Observação: O seu shampoo a seco pode ser guardado em um saleiro limpo ou um recipiente parecido, desde que tenha aqueles furinhos para despejar nos cabelos quando for usar.

Comentar

/* ]]> */