Beleza Cabelos

Shampoo antirresíduos: entenda como funciona e quando você deve usá-lo!

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Seu cabelo está opaco, pesado, sem brilho e você não faz a menor ideia do motivo? Tem utilizado bons produtos, hidratado e cuidado das madeixas mas nada parece adiantar? Esses podem ser sinais de que seu cabelo está com acúmulo de impurezas e necessita de uma limpeza mais profunda com um shampoo antirresíduos.

Muitas mulheres já ouviram falar deste produto, mas tem dúvidas sobre como usá-lo, sua importância e indicações. Se você também tem esses questionamentos, leia este post e saiba tudo sobre shampoo antirresíduos e como ele pode ajudar na saúde dos seus cabelos. Confira!

O que é shampoo antirresíduos e como ele funciona?

Cremes, pomadas, leave-in, fluídos, finalizadores… Você já parou para pensar no número de produtos que as mulheres utilizam nos cabelos para deixá-los sempre lindos?

O problema é que o uso desses e outros produtos químicos vão deixando resíduos nos fios, que somados à poluição e suor do dia a dia, saturam a fibra capilar, impedindo a absorção de nutrientes. O resultado disso são cabelos opacos, secos e pesados, podendo evoluir para queda de cabelo e descamação do couro cabeludo.

O shampoo antirresíduos ou de limpeza profunda é um produto que retira essa “sujeira” acumulada nos fios, deixando-os mais leves e propícios a absorver melhor os tratamentos capilares, sejam os do dia a dia ou algo mais profundo feito no salão.

É mais eficiente que o shampoo convencional na remoção de impurezas e sua principal diferença é o pH da fórmula, que fica em torno de 7.4 e 8.5, considerado alcalino se comparado a shampoos normais.

Além disso, possuem detergentes potentes que abrem a cutícula capilar e penetram nos fios limpando-os profundamente.

No entanto, por serem mais potentes, esses shampoos podem ressecar os cabelos e por isso sua recomendação e uso exigem cuidados especiais e em alguns casos é até contraindicado.

Leia também:  Shampoo tonalizante: entenda como funciona e quando usar

Recomendações de uso

shampoo-antiresiduo

De uma forma geral, todos os cabelos necessitam de uma limpeza profunda de tempos em tempos. Mas em algumas situações o uso do shampoo antirresíduos é ainda mais recomendado:

  • Para maximizar o efeito de tratamentos ou procedimentos químicos: o shampoo antirresíduos é um produto que faz parte da rotina dos cabeleireiros, pois além de promoverem uma limpeza profunda, eles abrem as cutículas do fio e o prepara para receber o tratamento capilar, potencializando o seu efeito;
  • Mulheres que trabalham expostas à poluição: quem faz trabalhos externos acaba aumentando a exposição dos cabelos a agentes poluidores que se acumulam nos fios, e o uso desses shampoos é essencial para remoção dessas impurezas;
  • Mulheres que trabalham expostas à fumaça ou gordura: o uso desse produto também é recomendado para pessoas que trabalham em lanchonetes, cozinhas e restaurantes e que tem contato direto com chapas, grelhadeiras e outros. Assim como a poluição, a gordura também tende a se acumular nos fios e o shampoo antirresíduos pode eliminá-la com eficiência;
  • Cabelos muito oleosos: cabelos que tem uma tendência natural à oleosidade podem recorrer a este tipo de shampoo para controlá-la. Porém existem produtos específicos no mercado que são mais eficientes para esta finalidade.

Contraindicações de uso

Como dissemos anteriormente, o shampoo antirresíduos é mais alcalino e potente que os shampoos tradicionais e podem causar ressecamento dos fios.

Desta forma, devem ser evitados em algumas situações:

  • Cabelos muito secos ou danificados: como dissemos acima, esse tipo de produto pode causar o ressecamento dos fios. Neste caso, ele pode enfraquecer ainda mais os cabelos já danificados;
  • Cabelos quimicamente tratados: mulheres que fazem procedimentos químicos como alisamento ou relaxamento devem evitar os shampoos antirresíduos. Isso porque os produtos utilizados nesse tipo de tratamento possuem alcalinidade alta, portanto seu pós-tratamento e manutenção deve ser feito com produtos com pH mais ácido.
  • Cabelos com escovas disciplinantes: para mulheres que fazem selagens e escovas progressivas, o uso desse tipo de shampoo deve ser evitado, pois ele tende a remover mais rápido a química dos cabelos, reduzindo a durabilidade do tratamento;
  • Cabelos tingidos: o shampoo antirresíduos pode remover a pigmentação da coloração do cabelo, deixando-o desbotado mais rápido, ou em alguns casos, manchado.

Dicas de uso de shampoo antirresíduos

Cada cabelo tem suas particularidades, portanto, o uso do shampoo antirresíduos não é igual para todos os tipos de madeixas. Mulheres com cabelos normais devem usar o produto quinzenalmente. Já as donas de madeixas oleosas podem aplicá-lo semanalmente.

Nos cabelos muito oleosos, particularmente, pode-se utilizar até duas vezes por semana, mas uma delas sempre deve ser acompanhada de uma hidratação. Mesmo assim, se notar ressecamento dos fios, reduza a frequência.

Já mulheres com cabelos secos devem evitar esse tipo de produto, como dito anteriormente, mas se for necessário, uma vez por mês basta, sempre com uma hidratação após o uso.

Em cabelos tingidos, o uso deve ser feito alguns dias antes de uma nova coloração. Assim não haverá problema se o cabelo desbotar ou manchar e seu cabelo ficará mais preparado para o tingimento, potencializando o resultado.

A aplicação é simples, idêntica a um shampoo tradicional. Deve ser aplicado nos cabelos molhados, massageando o couro cabeludo e a extensão dos fios, e depois removido completamente com o enxágue. Se achar necessário, pode repetir o procedimento. Atenção! Enxágue os cabelos com abundância para remover todo o produto.

Se você não se enquadra nos casos em que o shampoo antirresíduos é contraindicado, ele pode ser um grande aliado na saúde dos seus cabelos, deixando-os leves e prontos para receber e absorver as vitaminas e nutrientes que você oferece com os produtos de uso diário.

Você faz uso de shampoo antirresíduos? Notou alguma diferença no seu cabelo? Compartilha com a gente nos comentários!

Comentar

/* ]]> */