Beleza Cabelos

Shampoo matizador: entenda como ele funciona!

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Se você é louca por loiro e vive no salão tingindo, fazendo mechas ou luzes no cabelo, provavelmente já ouviu falar nesse produto que o melhor amigo das loiras de plantão: o shampoo matizador.

Um cabelo loiro bem cuidado é lindo e deixa as mulheres deslumbrantes. Mas não pense que é fácil. Quem é adepta das tinturas sabe o trabalho que dá manter os fios saudáveis e a cor bonita no pós-coloração.

Além de ficar com um aspecto ressecado, os cabelos loiros costumam apresentar um tom amarelado nos fios alguns dias após a tintura. Esse efeito pode ser ocasionado pela química dos produtos capilares usados no dia a dia, pelo sol e até pelo cloro da piscina. Você já ouviu falar de alguma loira que depois de dar um mergulho na piscina ficou com os cabelos verdes?

Para solucionar estes problemas de coloração existe o shampoo matizador. Portanto, se você sofre com o amarelo “gema de ovo” dos cabelos depois de passar horas no salão buscando o loiro perfeito, leia este post e saiba como este produto funciona e como aplica-lo corretamente. Confira!

O que é o shampoo matizador e como ele funciona?

É um tipo especial de shampoo, de pigmentação azul arroxeado que tem como objetivo corrigir e matizar diferentes tons de loiro.

Ele elimina qualquer pigmentação indesejada do tom de cabelo, então, quanto mais você utilizá-lo, com menos pigmentos seu cabelo ficará. Por isso, ele também é utilizado para alcançar os modernos tons de cinza.

Tem ação imediata e a intensidade do resultado vai de acordo com o tempo de aplicação. Portanto, mulheres que desejam alcançar um loiro mais platinado devem usar o shampoo por mais tempo, garantindo um resultado mais intenso e um loiro mais próximo ao desejado, enquanto mulheres que só desejam eliminar pigmentos superficiais devem usar o produto por um tempo menor.

Dicas e cuidados de uso do shampoo matizador

O shampoo matizador pode ser utilizado em casa, mas como sua ação é intensa e imediata, ela é mais difícil de controlar.

Em cabelos muito claros o uso do produto pelo tempo incorreto pode “chumbar” os fios, ou seja, deixa-los cinza ou até arroxeados. Portanto se você não tem muita experiência com colorações ou domínio sobre o tom do seu cabelo, é recomendável procurar um profissional.

É um produto potente, portanto, o ideal é aplica-lo a cada 2 ou 4 semanas, dependendo do efeito desejado. Geralmente este é o tempo para que a cor oxide novamente e necessite de uma nova matização. Utilizá-lo com muita frequência pode ressecar demais os fios além de resultar em um tom indesejado.

Mesmo respeitando o tempo de uso, esse produto pode causar o ressecamento dos fios, por isso é importante intercalar as matizações com tratamentos de nutrição e reconstrução capilar, assim como manter o uso de bons produtos para hidratação.

Por este ressecamento extra, o uso deste shampoo não é indicado para mulheres com cabelos muito danificados, principalmente por outros processos químicos. Nestes casos, o correto é restaurar a saúde dos cabelos para depois matizá-los.

Leia também:  Saiba tudo sobre a escova progressiva sem formol

Passo a passo: como aplicar o shampoo matizador

matizador

Se você decidiu usar o shampoo matizador em casa, veja o passo a passo para não errar e recuperar o loiro dos sonhos!

  1. Aplique o shampoo começando pela raiz, visto que é onde os tons amarelados e alaranjados costumam aparecer com mais frequência, massageando o couro cabeludo e toda a extensão dos fios;
  2. Deixe o shampoo agir por no máximo 5 minutos ou o tempo recomendado pelo fabricante na embalagem do produto. Lembre-se da dica que demos acima, quanto mais tempo, mais platinado o cabelo ficará. Cuidado para não chumbar!
  3. Enxágue bem removendo todo o produto do cabelo;
  4. Após remover o shampoo, você deve dar continuidade ao processo de lavagem dos cabelos aplicando um condicionador. Algumas marcas como a Acquaflora e a Bio Extratus possuem linhas matizadoras completas, com shampoo, condicionador, máscara e ampola. Você pode optar por fazer esses tratamentos, ou se preferir, aplicar seu condicionador de costume;
  5. Aplique uma máscara hidratante, que pode ser da linha matizadora ou não, e deixe agir de acordo com as instruções do fabricante;
  6. Enxágue bem removendo todo o produto e seque com secador. Se você costuma finalizar o cabelo com escova ou chapinha, esses procedimentos podem ser feitos após a matização sem problemas!

O shampoo matizador é uma opção para mulheres que estão insatisfeitas com a cor do seu cabelo e necessitam de uma correção mais intensa e imediata. Além disso, é uma forma prática e barata de neutralizar os diferentes tons de loiro alcançando a cor desejada, já que existem produtos com preços bem acessíveis no mercado.

Viu como é possível manter um loiro deslumbrante sem ter que correr para o salão toda semana?

Gostou das nossas dicas? Então conheça outros produtos que podem te ajudar a manter um loiro incrível, como o shampoo desamarelador!

Comentar

/* ]]> */