Beleza Cabelos

Shampoo sem sulfato: quais os benefícios para o cabelo?

A onda de produtos naturais e que agridem menos o ambiente e o próprio organismo vem se tornando cada vez maior e, nesse embalo, os cosméticos não ficam para trás. Muitas pessoas já começam a realmente prestar atenção nos ingredientes contidos na fórmula dos produtos e percebendo que é necessário utilizar aqueles produtos que agridem menos seu corpo e meio ambiente.

Nesse sentido, o shampoo sem sulfato tem se tornado preferência entre as pessoas mais antenadas às tendências de beauté ou que têm ou necessitam de um cuidado especial com seus cabelos. As pessoas descobriram que o sulfato faz muito mal ao couro cabeludo, impedindo que sua saúde permaneça intacta.

Isso acontece porque o sulfato é um detergente pesado que se encontra nas fórmulas de shampoo pelo nome de laurel sulfato de sódio (LSS), sendo a substância responsável pela espuma gerada pelo shampoo, que, quando leigos, consideramos ótimas para a lavagem.

O grande problema do sulfato e da espuma é que ele é um desengordurante poderoso que limpa e remove resíduos do couro cabeludo, mas que também retira a camada lipídica do couro cabeludo, deixando os fios desprotegidos e provocando frizz, fios quebrados e ressecados.

Sendo assim, um produto utilizado para, de certa forma, manter a saúde do cabelo, acaba por deteriorá-la, e assim o shampoo sem sulfato se torna a melhor alternativa para o processo de lavagem do cabelo.

Como funciona o shampoo sem sulfato?

A forma de lavar o cabelo muda um pouco quando usamos um shampoo sem sulfato e isso ocorre porque existe a ausência total ou quase total de espuma, não sendo necessário esfregar o cabelo com bastante vigor, mas apenas a realização de uma massagem suave em toda a superfície do couro cabeludo, seguida do enxágue. Esse processo mais “leve”, além de não trazer os malefícios causados pelo sulfato, ainda ajuda a manter as cutículas capilares saudáveis.

Benefícios do shampoo sem sulfato

  • Evita o ressecamento do fio, a porosidade e a quebra;
  • Dá maior resistência a fibra capilar;
  • Deixa o couro cabeludo e os fios mais saudáveis;
  • Evita alergias;
  • Mantém a cor dos cabelos mais viva.

Quem pode usar shampoo sem sulfato?

Os shampoos sem sulfato são indicados para todo e qualquer tipo de cabelo. Porém, aqueles que sofrem com problemas de fragilidade e quebra, por exemplo, devem procurar ainda mais pelo produto.

Outra indicação é para os cabelos com química, crespos, cacheados, tingidos e descoloridos.

No caso dos cabelos crespos e cacheados, por exemplo, o shampoo sem sulfato além de proteger o cabelo, ajudará a manter os cachos mais bonitos, soltos e definidos, reduzindo o frizz drasticamente.

No caso dos cabelos tingidos e descoloridos, o shampoo sem sulfato aumenta a durabilidade das colorações, mantendo a cor do cabelo mais viva.

Quais shampoos sem sulfato existem no mercado brasileiro?

Sendo um mercado que se iniciou bastante discreto, os shampoos sem sulfato são um pouco difíceis de serem encontrados no Brasil em relação à pouca variedade que encontramos no país.

Porém, abaixo você confere três opções de diferentes preços e fragrâncias, permitindo a você trocar de shampoo e cuidar melhor do seu cabelo mais rápido do que você imagina.

Invista nas opções:

  • Natura mamãe e bebê (Natura)

shampoo-sem-sulfato-natura-mamae-bebe

  • Shampoo Eh Orgânico Antioxidante (Eh)

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

  • Amino Acid Shampoo (Kiehl’s)

kiehlshampoo

Comentar

/* ]]> */