Beleza Cabelos

Shikakai: conheça a alternativa ao shampoo para lavar o cabelo

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Toda mulher ama uma novidade, ainda mais quando o assunto é cuidar do cabelo. E as opções neste sentido não estão restritas às lojas de cosméticos e perfumarias. Cada dia mais famosos entre as vaidosas, blogueiras e celebridades, os produtos naturais também prometem excelentes resultados no tratamento dos nossos fios.

Um deles é o Shikakai, que você vai conhecer melhor no artigo de hoje. Já ouviu falar? Oriundo da terapia ayurveda, de origem indiana, o fruto da planta Acacia concinna, que é um arbusto típico da Ásia, pode ajudar de forma eficiente na limpeza do cabelo e couro cabeludo, servindo como uma alternativa natural e mais saudável que o shampoo tradicional que costumamos usar na rotina.

Inclusive, a palavra “shikakai” significa “fruta para o cabelo”, em tradução livre para o português. Para quem não sabe, devido às substâncias tóxicas presentes em suas fórmulas, como parabenos, parafina, petrolato, entre outras, os shampoos industrializados que podem fazer mal ao organismo humano, além de poluir as águas.

Por isso, muitas mulheres passaram a adotar esse segredinho de beleza das indianas para higienizarem os seus fios e raiz, além de aproveitar outros benefícios desse fruto para as madeixas. Quer saber mais sobre o Shikakai e como utilizá-lo no seu cabelo? Então, fique de olho nos próximos parágrafos desse artigo e descubra tudo!

O que é o Shikakai?

Como falamos anteriormente, o Shikakai é um fruto da planta Acacia concinna, originário da Ásia, que é muito popular na Índia, especialmente na rotina de beleza das indianas. Além de seus benefícios, o diferencial do fruto está no fato de ele produzir espuma, tal como um shampoo. Daí, o seu uso para limpeza do cabelo!

No entanto, esse não é o único benefício desse produtinho natural. Devido às suas propriedades adstringentes, antioxidantes e pH baixo, que balanceia o pH do couro cabeludo, o Shikakai também pode ajudar no combate à caspas, seborreias e outros problemas no couro cabeludo.

Isso tudo porque ele é rico em vitamina A, C, D, E e K, além de outros micronutrientes, que são ideais para nutrir e estimular o crescimento do cabelo. Por esta razão, o fruto pode ser usado na melhora da saúde capilar no geral, o que já é bem comum na Índia, onde ele tem sido usado por centenas de anos como shampoo natural.

Benefícios

Limpeza, hidratação e crescimento são os maiores benefícios desse produtinho natural para os cabelos. Mas ele também pode oferecer muitos outros! Veja:

  • Previne e combate a caspa;
  • Tem ação de shampoo, porque limpa os fios e o couro cabeludo, e condicionador, pois não elimina os óleos naturais do couro cabeludo, hidratando-os;
  • Nutre completamente o cabelo, fazendo-o crescer mais rápido e saudável;
  • Tem baixos níveis de pH, o que evita a remoção dos óleos naturais do cabelo, mantendo-o hidratado;
  • Fortalece os cabelos, evitando pontas duplas;
  • Fortalece completamente as raízes, dando aspecto mais cheio e volumoso ao cabelo;
  • Também pode ser utilizado para limpar o rosto e o corpo, através da utilização de uma espuma de banho;
  • Infecções capilares e problemas com piolho também podem ser tratados com o fruto;
  • Reduz a queda e favorecem a limpeza de forma suave.

Como usar Shikakai no cabelo?

Por ser encontrado mais facilmente em forma de pó, há várias maneiras de usar o Shikakai no cabelo, o que vai depender do objetivo e necessidade de cada cabelo. O pó é adicionado a shampoos, máscaras de hidratação e até mesmo água e aplicado diretamente nos fios e couro cabeludo.

A seguir, você vai aprender passo a passo uma das muitas maneiras de utilizá-lo em substituição ao shampoo na hora de lavar os fios. Veja:

Você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de pó de Shikakai (ou mais, se seus cabelos forem longos e encorpados);
  • 300 ml de água morna (ou mais, se seus cabelos forem longos e encorpados);
  • 1 xícara ou recipiente não-plástico e não-metálico (para evitar a oxidação do produto);
  • 1 squeeze de plástico.

Como fazer:

Passo 1:  O primeiro passo é preparar uma mistura com o Shikakai, colocando o pó em uma xícara ou copo e adicionando água, misturando-os bem.

Passo 2: Deixe a mistura descansar por, pelo menos, 5 minutos.

Passo 3: Passado esse tempo, transfira a mistura para o squeeze e sacuda bem até formar uma espuma, bem semelhante ao shampoo.

Passo 4: Em seguida, é só molhar os cabelos e utilizar os bicos do squeeze para espalhar a mistura por todos os fios, cuidando sempre para sacudir antes de aplicar nas madeixas.

Passo 5: Feito isso, massageie o cabelo e couro cabeludo por cerca de 5 a 10 minutos. Se os seus fios estiverem muito sujos, pode prolongar esse tempo, conforme achar necessário.

Passo 6: Depois, basta enxaguar os fios totalmente, de preferência, em água morna ou fria, pois o chuveiro em temperatura muito quente pode ressecá-los.

Passo 7: Enxágue em seguida. O condicionador é opcional. Finalize como preferir.

Onde comprar?

O Shikakai ainda não é um produto popularizado no Brasil. Sendo assim, ainda não é fácil encontrá-lo à venda no país. Por outro lado, você comprá-lo pela internet, em alguns sites específicos de venda de produtos naturais.

/* ]]> */