Saúde

Sintomas da menopausa: descubra os importantes sinais desse período

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

São muitos os desafios que acometem nós mulheres ao longo da vida e os sintomas da menopausa são mais um deles. Infelizmente, não há como evitar essa fase, mas é possível se preparar para não sofrer tanto.

Conheça, neste artigo, quais são os principais sintomas da menopausa.

Infelizmente, não há como escapar dos sintomas da menopausa. Quem é mulher, sabe que um dia esse complicado período irá chegar. Normalmente, a chegada da menopausa ocorre entre os 40 e os 55 anos.

O que é menopausa?

A menopausa é a parada definitiva no ciclo menstrual da mulher. A palavra é de origem grega e significa mês e pausa, daí a junção menopausa.

Apesar de algumas mulheres não se acostumarem nunca com a chegada da menstruação todos os meses, ter a ideia de interromper esse ciclo pode até parecer uma conquista da liberdade.

Porém, mesmo com os incômodos e cólicas da menstruação, os sintomas da menopausa podem ser muito piores, causando bastante sofrimento para as mulheres.

Pode-se dizer e considerar que a mulher já entrou na fase da menopausa quando está sem menstruar há pelo menos um ano. Nesse meio tempo, algumas mulheres têm ciclos desregulados e a menstruação pode aparecer um mês, e no outro não, e esse seria um dos primeiros sinais de que a menopausa está chegando.

Menopausa precoce e tardia

Algumas mulheres também podem ter a chamada menopausa precoce, quando ocorre essa interrupção antes dos 40 anos. Neste caso, muitas podem ser medicadas com doses hormonais para tentar regularizar o ciclo e melhorar a qualidade de vida da mulher.

A menopausa tardia é quando ocorre a interrupção após os 52 anos. Porém, é importante ressaltar que cada vez mais as mulheres estão menstruando por mais tempo.

De modo algum isso pode ser encarado com uma anormalidade, é que as mulheres estão se preocupando mais com sua qualidade de vida, têm se alimentado melhor, praticado atividade físicas, e tudo isso contribui para um ciclo menstrual melhor e mais saudável.

Isso também acaba sendo uma boa alternativa para as mulheres que querem ser mães um pouco mais velhas. Existem mulheres, por exemplo, que podem menstruar normalmente até os 59 anos.

Quais são os sintomas da menopausa?

  • Calor excessivo;
  • Irregularidade na menstruação;
  • Dores nas pernas;
  • Irritação;
  • Aumento de peso;
  • Secura vaginal;
  • Dificuldades para dormir;
  • Perda da libido;
  • Cansaço excessivo;
  • Ansiedade;
  • Dores de cabeça com mais frequência;
  • Dificuldade para se lembrar das coisas.

O que fazer para amenizar os sintomas da menopausa?

Quem entra na menopausa e começa a ter os sintomas mais complicados, podem realizar um tratamento para amenizar. A primeira medida a ser tomada a realizar uma consulta médica com o ginecologista. Ele poderá indicar medicamentos à base de hormônios para aliviar sintomas da menopausa, mas tudo vai depender de cada pessoa. Por isso, é primordial essa primeira avaliação.

Além disso, adotar um estilo de vida mais saudável, através da alimentação regrada e atividade física, é mais uma medida que as mulheres podem tomar para amenizar os sintomas da menopausa.

Chás e plantas medicinais também são excelentes para aliviar os sintomas da menopausa. É importante que a mulher também procure beber bastante água nessa fase.

A reposição hormonal pode ser indicada em alguns casos, porque ao longo da vida a mulher vai deixando de produzir o hormônio estrogênio, hormônio feminino.

Com a queda desse hormônio, as menstruações ficam irregulares e a mulher começa a sentir os sintomas da menopausa. Mas, com esses cuidados básicos, você vai ver como vai conseguir passar bem por essa fase da menopausa.

/* ]]> */