Decoração

Sofá de palete: economia, aconchego e respeito à natureza

Reutilizar material que iria para o lixo e transformá-lo em luxo é muito mais que um jogo de palavras. É uma realidade cada vez mais presente nos lares brasileiros, e algo bom para a natureza e para o bolso! O sofá de palete é um exemplo disso.

Isso mesmo, os paletes, os suportes de madeira usados pelas empresas no transporte e armazenamento de caixas… E que têm tudo para deixar os ambientes mais aconchegantes e agradáveis. Na maioria das vezes, o sofá de palete sai até dez vezes mais em conta que um comum.

Com criatividade, algumas informações básicas e paciência, você pode garantir um ambiente mais descolado e atual sem gastar muito. Móveis artesanais feitos com paletes estão em alta.

Veja como aproveitar a tendência:

Dê preferência à madeira tratada, pois quando o material é de baixa qualidade é mais provável que esteja cheio de cupins.

Fique de olho em peças com furinhos através dos quais é liberado o pó da madeira corroída pelos insetos. Não é raro também notar partes ocas e soltando lascas.

Caso tenha dificuldade para avaliar a madeira reutilizável, consulte um marceneiro. Ele saberá se o material tem verniz ou outro produto selante.

A altura ideal para que haja conforto ao sentar pode ser encontrada com ajuda de um marceneiro. A dica é empilhar vários paletes para compor o sofá na altura tradicional. Agora, se o projeto é um tipo de tatame, uma peça é suficiente.

Os centros de abastecimento das cidades são boas fontes de paletes. Mas a procura pelos itens tem sido tanta que já existem lojas especializadas em paletes novos e usados. Quem sabe aí na sua região não tem uma…

Sofá de palete passo a passo

13

1. Para começar, escolha um local arejado e lixe as partes retas dos paletes, começando pela lixa 60 na lixadeira, que é mais grossa.

2. Lixe as farpas com uma grosa, uma ferramenta de metal que lembra a lima.

3. Lixe e arredonde todas as quinas, caprichando bem no acabamento, pois ele faz toda a diferença no resultado final do sofá de palete.

4. Ao lixar, perceba se a madeira é muito porosa e, portanto, precisa da aplicação de um selador antes da pintura. O produto reduz a absorção da tinta e vale muito a pena principalmente quando ela é muito cara.

5. Passe a primeira demão de tinta esmalte sintético nas áreas planas com auxílio de um rolo. Quanto mais porosa for a madeira, mais tinta ela absorverá. Talvez seja necessário aplicar duas ou três camadas.

6. Pinte as partes irregulares, as emendas e demais pontos que não foram alcançados pelo rolo com uma trincha. Não tenha pressa, afinal, são muitas junções.

7. Deixe o palete secar e passe outra demão se for necessário.

A próxima etapa é escolher o estofado. Pode ser de futon, com almofadas, reaproveitando colchões antigos sem uso etc.

É muito simples confeccionar os complementos. Para quem não jeito ou paciência com costuras, um bom tapeceiro de estofados dá conta do recado tranquilamente.

Quanto aos tecidos, os mais recomendados são os resistentes, tais como jeans, algodão e até lona de caminhão.

Dicas de decoração com sofá de palete

sofa-sofa-de-pallets-completo

Sofá de palete é uma peça rústica. Então, não custa lembrar que o décor da casa deve ‘conversar’ com o móvel, e vice-versa. Estampas alegres ou florais caem muito bem com esta linguagem e dão um charme extra ao ambiente.

Temas modernos, com listras em preto e branco, rabiscos, letras, abstratos, entre outros, também podem valorizar o sofá de palete sem sair do tom do restante da residência.

E sucesso com o seu sofá de palete novinho em folha!

Até o próximo post com muito mais…

Veja também:

/* ]]> */