Curiosidades Significado dos Sonhos

Sonhar com cabelos pode representar mudanças; saiba mais

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

O cabelo é inseparável da beleza, segundo a mitologia grega. Helena, pivô da guerra Troia aparece como “a rainha do belo penteado”; Circe, a feiticeira que conteve o guerreiro Ulisses por mais de um ano, é a “deusa das formosas madeixas”.

Cabelos também são símbolos de força, além de personagem importante nas mitologias. Descubra a partir de agora o que significa sonhar com os fios, que são a moldura de nosso rosto e ainda protegem nosso couro cabeludo.

Na essência, cabelo é algo explícito, está ali no dia a dia, é evidente; faz parte de nossa aparência, porque é notado com facilidade. A exceção é quando usamos boné, chapéu, toca ou coisa parecida – que altere de maneira relevante o look, escondendo para valer os cabelos.

O que o sonho com cabelos pode revelar…

Sonhar com cabelos também simboliza rebeldia, espontaneidade, criatividade e liberdade.

No Dicionário dos Símbolos, há referência a rituais antigos de danças com os cabelos desgrenhados, uma atitude comum dos feiticeiros em suas atividades ou de aspirantes à participação em sociedades ocultas.

Tal conduta seria uma renúncia às convenções típicas da vida “normal”, como se os envolvidos negassem as limitações da ordem social, do destino individual.

O fato é que os detalhes que envolvem os cabelos no sonho trazem uma clareza maior, uma percepção mais aguçada do sentido daquela representação; do que estaria vindo à tona para nos conscientizar e expressar no cotidiano.

Ao sonhar que está escondendo os próprios cabelos, talvez o sonhador não esteja à vontade consigo mesmo, com sua aparência ou não queira revelar uma paixão.

No segundo caso, esconder a arma de sedução, o cabelo, pode ser o desejo de não demonstrar interesse, assim como receio de tentar seduzir e ser rejeitado.

E mais: sonhar tendo o cabelo desarrumado simboliza preocupação exagerada com a opinião alheia.

Enquanto o sonho no qual você está penteando os cabelos de alguém é sinal de que um amigo pedirá sua ajuda para resolver um problema.

Sonhar puxando as madeixas de outra pessoa ou ter os próprios fios puxados indica que gente pouco confiável está se aproximando, principalmente nas amizades e relações amorosas.

Já o sonho com um fio de cabelo em um prato de comida é uma espécie de aviso para ficar de olho em possíveis intrigas.

O que diz a psicologia sobre os cabelos?

cabelos

A psicologia analítica utiliza a palavra “persona” para indicar tudo o que representa nossa imagem, ou seja, o modo como nos mostramos para os demais.

O cabelo é um dos elementos associados à essa particularidade de nossa identidade, assim como os dentes, o rosto e as roupas.

Seguindo a linha de pensamento da psicologia analítica, quando as madeixas assumem um papel maior dentro de um sonho, é provável que as questões da imagem que apresentamos ao mundo estejam demandando maior atenção de nossa parte.

Entre as tais questões, estaria o apego à maneira como somos vistos ou à determinadas características de nossa identidade.

Então, teríamos dificuldade de agir de modo diferente daquele ao qual estamos acostumados ou os outros estão habituados a perceber em nós.

Sansão, por exemplo, tinha em seu cabelo o símbolo de força. Ele sabia disso e todos esperavam isso dele.

É interessante notar como as pessoas, principalmente as mulheres, costumam buscar um novo corte de cabelo quando precisam terminar uma fase e entrar em outra. É um jeito de desapegar de circunstâncias ou de outras pessoas.

Por isso, quando sonhamos que estamos cortando os cabelos, a interpretação leva à mudanças, a fazer e ser diferente. Podemos estar em um momento de transição, tempo de novas experiências. É o fechamento de um ciclo.

E você? Já sonhou com cabelos? Acredita nas interpretações? Não deixa de ser curioso o tema, concorda?

Até breve com mais conteúdo!

1 comentário

  • Olá eu sonhei que estava tirando um fio de cabelo do meu queixo e não parava de sair bem esticado recomeçou a sair uma gordurinha branca junto e te que saiu tudo oque significa este sonho

Comentar

/* ]]> */