Saúde

Soro caseiro: Para que serve e como fazer

Soro caseiro

Quem já enfrentou problemas de saúde que causam diarreias e vômitos sabe que, em muitas circunstâncias, um soro caseiro pode ser o grande aliado na recuperação, uma vez que ele ajuda hidratar e repor sais minerais essenciais ao organismo.

Mas, você sabe como preparar um soro caseiro? Pois, se não sabe, veio ao lugar certo. Na sequência desse artigo, nós ensinamos duas maneiras diferentes de preparar a bebida. Confira!

Receita de como fazer soro caseiro com colher

Os ingredientes que você vai precisar para fazer o soro caseiro dessa forma são:

  • 1 litro de água potável – pode ser filtrada, fervida ou até mesmo mineral de garrafa;
  • 1 colher de sopa bem cheia com açúcar (também podem ser 2 colheres rasas de açúcar (20g); e
  • 1 colher de café com sal (3,5 g).

Receita de como fazer soro caseiro com medidor

Agora, para esse método, as medidas são:

  • 2 medidas rasas de açúcar (medindo a partir do maior lado do medidor tradicional);
  • 1 medida rasa de sal (medindo com o lado menor do medidor tradicional); e
  • 1 copo de 200 ml com água potável (pode ser fervida, filtrada ou mineral em garrafa).

Modo de preparo do soro caseiro

Para fazer o soro caseiro, o processo é bastante simples e sempre o mesmo, independente da receita: basta misturar todos os ingredientes e mexer até que o sal e o açúcar sejam dissolvidos na água. O gosto padrão da bebida quando pronta é um pouco mais salgado que o de uma lágrima.

Depois do preparo do soro, é só beber em pequenos goles, o que deve ser feito várias vezes no decorrer do dia. O ideal é ingerir o soro pelo menos na mesma medida em que o corpo vai perdendo líquido, nos casos de vômitos ou diarreias.

Para que serve o soro caseiro

De modo geral, especialistas recomendam a ingestão de soro caseiro nos casos em que há necessidade de combate à desidratação, o que pode ocorrer em situações onde o paciente foi diagnosticado com quadro de dengue ou outros problemas que, conforme já mencionamos, podem causar diarreias e vômitos.

Vale ressaltar aqui, porém, que o soro caseiro não é indicado para diabéticos, de modo que pacientes que sofrem com o problema devem recorrer ao médico para que possam encontrar o tratamento ideal para os casos de desidratação.

Outra coisa que é importante esclarecer é que o soro por si só não tem o poder de fazer cessar o vômito ou diarreia, pois sua função se restringe à hidratação e reposição dos sais minerais no organismo. Dito isso, é de suma importância que o paciente procure um médico para que ele possa indicar o melhor tratamento para o problema.

Especialistas recomendam que em casos de vômitos e/ou diarreias, o médico deve ser procurado, até porque, em alguns casos, pode ser necessário até mesmo o uso de antibióticos para o tratamento do problema. Mas, lembre-se: você nunca deve tomar remédios sem a orientação de um médico devidamente qualificado. Isso não é negociável.

Comentar

/* ]]> */