Beleza Cabelos

Soro fisiológico no cabelo: conheça os benefícios e como usar

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Quando o assunto é cuidar dos cabelos, vale tudo! Por isso, existem várias dicas e truques que usamos na higienização e tratamento dos nossos fios diariamente, sejam eles naturais ou químicos, para deixá-los mais saudáveis e com uma aparência mais brilhosa e bonita na frente do espelho.

E por falar em truques naturais, no artigo de hoje, você vai conhecer mais um deles: o soro fisiológico. Como você já deve conhecer, o produto é usado para diversos fins, como na lavagem de ferimentos, tratamento de enfermidades nas partes mais sensíveis do corpo, como o nariz e os olhos, além de ser um excelente hidratante para a pele.

No entanto, o que muitas mulheres ainda não sabem é que o soro fisiológico comum que nós temos em casa também pode ajudar na hidratação dos cabelos. Como assim? É isso mesmo!

Depois que algumas famosas revelaram o “milagre hidratante” que esse produtinho tão barato para manter a saúde e beleza das suas madeixas, como é o caso das atrizes Juliana Paes e Cléo Pires, o truque foi motivo de reboliço nas redes sociais e caiu no gosto das vaidosas de plantão.

De acordo com as musas, o uso cotidiano do soro pode dar mais balanço e suavidade aos fios, mantendo o pH do cabelo estável e, assim, eliminando o ressecamento e o frizz. Quer saber mais quais são os benefícios do soro fisiológico e como utilizá-lo para obter o efeito desejado.

Benefícios do soro fisiológico para o cabelo

O maior benefício do soro fisiológico para o cabelo é a hidratação. O produto é composto por água destilada e cloreto de sódio, mas o verdadeiro segredo para os seus benefícios às nossas madeixas está no seu pH levemente ácido – cerca de 6.0 -, que é semelhante ao do nosso organismo.

Ao ser aplicado nos fios, o produto é facilmente absorvido pela estrutura capilar, ajudando a fechar as cutículas dos cabelos e regular o seu pH, tornando-os macios e eliminando o aspecto feio deixado pela alteração natural do pH, geralmente causados pelos fatores externos, como clima, umidade, solar, além de produtos e tratamentos químicos.

O resultado é de uma hidratação prolongada, combate ao ressecamento e controle do frizz. O soro fisiológico pode ser usado em todos os tipos de cabelo, uma vez que não possui substâncias agressivas à saúde dos fios e, portanto, nenhuma contraindicação.

Por outro lado, vale ressaltar que o produto sozinho não tem função positiva para os cabelos se não estiver aliado a outros produtos durante a hidratação capilar – a não ser que você vá utilizá-lo apenas durante o enxágue dos fios após o banho.

No decorrer desse artigo, você vai aprender como preparar uma solução hidratante com soro fisiológico para os cabelos e aproveitar todos os benefícios do produto.

Como usar soro fisiológico no cabelo?

A melhor forma de usar o soro fisiológico no cabelo é através de uma hidratação caseira. Assim, você poderá aproveitar melhor os benefícios do produto e deixar os fios sempre bem hidratados, sem frizz e macios. Veja como preparar a solução em casa:

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de máscara hidratante;
  • 1 colher (chá) de vitamina B5;
  • 1 ou 2 colheres (sopa) de soro fisiológico;
  • 1 recipiente para a mistura.

Como fazer:

O primeiro passo antes de aplicar o soro fisiológico é lavar os seus cabelos apenas com shampoo. Em seguida, coloque todos os ingredientes citados acima em um recipiente de plástico e misture bem.

Depois, divida o cabelo em mechas e comece a aplicar a mistura em cada uma delas. Após terminar a aplicação em todo o cabelo, coloque uma touca plástica e deixe os produtos agirem por cerca de 15 minutos.

Passado esse tempo, retire todo o produto dos cabelos, enxaguando os fios em água abundante, em temperatura morna ou fria. Está pronta a sua hidratação com soro fisiológico!

Usando no enxágue…

Assim como no caso das famosas, você também pode usar o soro fisiológico para fazer o enxágue dos seus cabelos. Neste caso, basta aplicar o produto após o banho, depois que já tiver feito a higienização dos fios, como um último enxágue.

Basta enxaguar os cabelos normalmente com água e, em seguida, fazer o último enxágue antes de sair do banho do soro. Simples assim, as suas madeixas estarão mais soltas e suaves após a técnica.

Quantas vezes posso usar?

Apesar de a maioria das pessoas utilizar o soro uma vez na semana, de acordo com os especialistas, não tem problema se você aplicá-lo nas madeixas todos os dias. Você pode usar o produto tanto na hora de enxaguar os cabelos quanto em uma solução hidratante, como a que te ensinamos acima.

Tudo vai depender de como anda a saúde e aparência dos seus fios. Sempre que você notar que eles estão opacos e ressecados, pode aplicar o produto para devolver o brilho e maciez, além de eliminar o frizz das suas madeixas.

/* ]]> */