Emagrecimento Nutrição Suplementos

Conheça a spirulina e os seus benefícios para a saúde

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Atualmente, com o maior acesso às informações sobre os alimentos e os benefícios que eles podem trazer para a saúde, é comum a busca das pessoas por aqueles que sejam os mais naturais possíveis. É um ponto positivo para a sociedade, que começa a se libertar dos produtos industrializados que tanto prejudicam o funcionamento do corpo e nos levam aos altos índices de obesidade.

Por isso, dentre os produtos que se encaixam na categoria de alimentos mais procurados hoje em dia para manter a saúde em dia estão também os chamados suplementos naturais, como a spirulina. Trata-se de uma alga azul-verde mais conhecida como um suplemento dietético, utilizado, como o nome já diz, em dietas para emagrecer.

Uma excelente fonte de minerais, vitaminas, proteínas e aminoácidos essenciais ao nosso corpo, a spirulina também traz outros benefícios para a saúde, além do emagrecimento rápido e saudável. Encontrado nas formas de pó, cápsulas e comprimidos, o suplemento pode ser uma boa opção para quem quer começar a perder peso e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde.

Quer saber quais são os benefícios da spirulina para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e conheça mais sobre o suplemento natural e como inseri-lo na sua dieta agora mesmo!

O que é a spirulina?

beneficios-da-spirulina

A spirulina é uma alga azul-esverdeada que nasce em água doce e foi redescoberta em 1940, na França, mas que já é consumida há centenas de anos por tribos africanas e por astecas na América. O significado do seu nome tem relação com a sua forma microscópica, semelhante a um espiral.

Muito recentemente, descobriu-se que a alga é, na verdade, uma bactéria capaz de realizar a fotossíntese, assim como as plantas. O fato é que, independente do que esse milagre da natureza seja, são vários os benefícios que pode trazer à saúde humana.

Rica em proteínas, vitaminas, sais minerais, antioxidante e fitoquímicos, além de pouco calórica, ela pode ajudar a emagrecer e, ainda, tratar e prevenir vários tipos de doenças, como o câncer.

No mercado de produtos naturais, ela pode ser encontrada em forma de cápsulas, pó e comprimidos.

Benefícios

capsulas-spirulina

1 – Previne o câncer

Rica em propriedades antioxidantes, a spirulina pode ajudar a prevenir vários tipos de cânceres. Combinado a outros nutrientes, como o selênio, o suplemento alimentar reduz drasticamente o risco de câncer de mama. Em relação à doença no fígado, o consumo da planta pode ajudar na diminuição de tumores em até 80%.

2 – Fortalece o sistema imunológico

Estudos apontaram que a spirulina pode ser capaz de estimular a produção de anticorpos contra os chamados organismos patogênicos que afetam a nossa imunidade. Os efeitos são de menos infecções e surgimento de doenças crônicas.

3 – Combate o diabetes

Por ajudar na redução da chamada inflamação sistêmica, responsável por diminuir a nossa resistência à insulina, a spirulina pode ser uma grande aliada no tratamento e prevenção do diabetes tipo 2. Ainda, a alga é capaz de alterar o perfil lipídico no organismo e aumentar o colesterol bom (HDL).

4 – Melhora a saúde dos olhos

De acordo com estudos recentes, a spirulina pode auxiliar na prevenção de doenças oculares relacionadas ao avanço da idade. Dentre elas estão a degeneração macular e a catarata, as que mais acometem idosos atualmente.

5 – Protege o fígado

Entre os benefícios ligados à spirulina também está a proteção do nosso fígado. Ela tua na redução da inflamação, inibindo a peroxidação lipídica e diminuindo o acúmulo de triglicerídeos no órgão vital. Além disso, o suplemento alimentar pode ajudar a proteger o fígado contra os danos tóxicos de alguns metais, como mercúrio e chumbo.

6 – Combate infecções

Como mencionado anteriormente, a spirulina ajuda a fortalecer o nosso sistema imunológico através da formação de anticorpos. O resultado é de menos infecções no organismo. Há registros de que o suplemento alimentar seja eficaz no combate à herpes, HIV e gripes.

7 – Previne o envelhecimento precoce

Por ser rica em propriedades antioxidantes, que são essenciais para combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, a spirulina pode ser eficaz no combate aos sinais de envelhecimento da nossa derma, como rugas e linhas de expressão.

8 – Trata doenças respiratórias

A spirulina pode ser uma ótima opção alimentar para quem sofre de doenças respiratórias, como a asma e a bronquite. Ela atua na redução dos níveis de citocinas e inibe a liberação da histamina, responsável por afetar a resposta alérgica.

9 – Previne doenças cardiovasculares

A spirulina é reconhecida por especialistas por promover a saúde cardiovascular de uma forma geral. Dentre os benefícios que o seu consumo pode trazer estão o combate à hipertensão, melhora do perfil lipídico e aumento da elasticidade dos vasos sanguíneos.

Ainda, como você já leu no decorrer desse artigo, ela pode aumentar o colesterol bom (HDL) e, com isso, reduzir a pressão arterial.

10 – Melhora a saúde mental

Graças às suas propriedades antioxidantes, a spirulina é considerada um suplemento alimentar capaz de combater o estresse oxidativo no cérebro. Os efeitos positivos são de menos chances de desenvolver doenças como Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, além de outras desordens degenerativas.

11 – Ajuda a emagrecer

Por conter uma substância chamada fenilalanina em sua composição, a spirulina pode ajudar a emagrecer, atuando no aumento da sensação de saciedade no estômago, o que faz com que comamos menos e, portanto, percamos peso de maneira mais rápida e saudável.

12 – Fortalece os ossos

A spirulina é rica em cálcio, um mineral extremamente essencial para a saúde óssea. Ao consumir o suplemento alimentar regularmente, é possível fortalecer os ossos, diminuindo os riscos da osteoporose.

13 – Reduz o colesterol

A spirulina é rica em ácidos graxos ômega 6, que são essenciais para ajudar a reduzir e prevenir o acúmulo de colesterol ruim (LDL) no sangue. Os resultados são de menos riscos de doenças cardiovasculares, como a hipertensão.

14 – Combate a anemia

Uma excelente fonte de ferro, a spirulina pode ajudar no combate e prevenção da anemia. Além disso, a presença do mineral também torna eficiente o consumo do suplemento alimentar contra dores de cabeça e cansaço.

Comentar

/* ]]> */