Beleza Cabelos

Spray Fixador: saiba para que serve e como usar no cabelo

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Já se deparou com a situação de apostar em um penteado lindo e bem elaborado para ir a uma festa e ter que vê-lo todo desmanchado pouco tempo depois? Não tem nada mais constrangedor! Daí, começa toda aquela correria, de entra e sai do banheiro, para evitar que o cabelo caia por inteiro antes de você ir embora e corra o risco de estragar todo o look…

Por isso, para manter os fios intactos por mais tempo e não desmanchar o penteado, foi criado o spray fixador – ou laquê, como era conhecido pelas nossas avós – ideal para modelar e deixar as madeixas e fixá-las no seu devido lugar, pelo tempo que você quiser. O produtinho surgiu na década de 40, após a Segunda Guerra Mundial, quando as embalagens de aerossol passaram a ser utilizadas para abrigar finalizadores capilares. Até então, elas eram usadas apenas para vender inseticidas.

No entanto, o auge do spray fixador foi na moda dos anos 60, com a onda dos penteados super modelados, lustrados e polidos. De lá para cá, o produtinho passou por várias reformulações, evoluiu, e atualmente oferece muitos benefícios que vão além da fixação. Antes, esses produtos eram fabricados a partir de uma resina chamada de goma-laca, que criava camadas de películas, deixando os fios duros e imóveis, trazendo a má fama que o spray fixador tem até hoje entre algumas mulheres.

No entanto, a boa notícia é que, atualmente, a formulação básica é feita a partir de etanol, resinas e água, apenas com alterações na concentração desses componentes para aumentar ou diminuir os graus de fixação (leve, média, forte e extraforte). Além disso, diferente dos produtos mais antigos, os novos fixadores contêm micropolímeros, desenvolvidos para dar corpo e estrutura aos fios, mantendo a sua leveza.

Sendo assim, se você não quiser um spray fixador muito forte, para não deixar as madeixas duras, basta investir em outro com fórmula menos concentrada, e vice-versa. E é aí que entra o nosso artigo de hoje…

Com a diversidade de sprays fixadores existentes nos dias de hoje, entre versões e marcas, fica mais difícil escolher o tipo de spray fixador ideal para o cabelo, concorda? Por isso, antes de comprar, é preciso apostar no produto certo para cada tipo de cabelo, como você vai aprender nos próximos parágrafos desse artigo e, é claro, saber como usar corretamente. Quer saber como fazer tudo isso? Então, vem comigo!

Quem pode usar?

O spray fixador é um produto finalizador específico para fixar penteados. Portanto, desde que você escolha a fórmula adequada para o seu tipo capilar, não há nenhuma restrição. Ou seja, o fixador pode ser usado em qualquer tipo de cabelo: dos mais finos aos mais espessos, lisos, cacheados ou crespos, sejam estes curtos, médios ou longos, sem nenhum problema.

Sabendo disso, para não correr o risco de estragar o look durante uma festinha ou evento, você pode apostar no produtinho para fixar os mais variados tipos de penteados, sejam eles soltos, presos ou semi-presos. Aproveite para ver algumas dicas de penteados femininos simples e fáceis de fazer.

Como escolher a fixação ideal para o meu cabelo?

O principal erro das mulheres na hora de comprar o spray fixador para os seus cabelos é apostar na fixação inadequada para o tipo de fio. Depois, não saber usar corretamente o produto, conforme o penteado que vai usar. Por isso, nós vamos tirar todas essas dúvidas agora mesmo…

A primeira coisa que você precisa saber antes de escolher o fixador certo para as suas madeixas é que ele precisa ter uma fixação que combine com a sua necessidade. Há sprays fixadores para os mais diferentes fins, de acordo com o grau de fixação, que pode ser leve, média, forte e extraforte.

Para penteados simples ou menos elaborados, como coques, tranças, rabos de cavalo ou, ainda, para fixar cachos ou ondas feitas pelo babyliss ou chapinha, a dica é apostar em produtos de fixação de leve à média, para não deixar os fios com uma aparência endurecida.

Já para quem quer evitar o frizz e encorpar mais o cabelo, a dica é apostar em sprays fixadores de brilho ou volume, com fixação leve e jatos direcionados. E, se a pedida da vez for mais volume, você pode apostar em um dos truques mais famosos dos cabeleireiros, que é o de levantar a raiz do cabelo com a ajuda de um pente, logo após a aplicação do spray fixação.

Como usar spray de fixação no cabelo?

Agora que você já sabe para que serve o spray de fixador no cabelo, chegou a hora de aprender como aplicá-lo corretamente, sem deixar os fios endurecidos. Veja as principais dicas a seguir:

Distância correta

Para usar o spray fixador sem prejudicar a saúde ou beleza das suas madeixas, é preciso aplicá-lo a uma distância de, pelo menos, 15 centímetros da raiz e dos fios, que devem estar secos e, de preferência, escovados. Isso garante que o produto seja distribuído por todo cabelo com mais facilidade e, ainda, evita que eles fiquem duros ou esbranquiçados.

Evite contato com os olhos

Na hora de usar o spray fixador, cuide para que o jato do produto não atinja os olhos ou a região próxima deles. A dica é manter o tubo sempre na vertical e agitá-lo antes de usar.

Para coques ou tranças

Para garantir que tranças ou coques permaneçam intactos por mais tempo, o ideal é borrifar o spray fixador em torno do penteado para pegar no cabelo todo e evitar o desmanche precoce.

Para dar volume

Se você gosta de madeixas mais volumosas, a dica para aproveitar o efeito do spray fixador é secar o cabelo de cabeça para baixo e, enquanto usa o secador para isso, levantar a raiz e ir massageando os fios que ficam no topo da cabeça. Depois, borrife o produto por todo o cabelo.

Outro truque é, após a aplicação do fixador, levantar a raiz com a ajuda de um pente. Isso dará ainda mais volume para o seu cabelo!

Para cachos ou ondas

Para prolongar o efeito dos cachos ou ondas feitos com babyliss ou chapinha, ou mesmo o efeito liso com a chapinha, o indicado é borrifar o spray fixador mecha por mecha, logo depois de usar os aparelhos.

Hidrate sempre o cabelo

Se você gosta de usar com frequência o spray fixador, diariamente ou semanalmente, a recomendação é para que se invista em hidratações periódicas, de acordo com o seu tipo de cabelo, para evitar que os fios fiquem ressecados ou quebradiços pelo uso regular do produto.

Remova o produto com cuidado

Cada tipo de spray fixador tem uma maneira certa de ser removido do cabelo. Os de leve ou média fixação podem ser retirados dos fios com ajuda de um pente. Já os de fixação forte e extraforte exigem uma lavagem com shampoo e condicionador antes de pentear as madeixas novamente, o que evita a quebra.

Neste último caso, o ideal é lavar o cabelo em água corrente e, ainda, massagear toda a cabeça com as pontas dos dedos para remover completamente o produto dos fios.

Armazene bem o seu spray fixador

Com o passar do tempo, mesmo com a data de validade extensa, é comum que os sprays fixadores percam parcialmente a sua funcionalidade e evaporem, especialmente se não forem armazenados corretamente. Por isso, a dica é deixar o produtinho sempre tampado e guardá-los sempre em locais arejados e, de preferência, protegidos da luz do sol e do calor.

Gostou do artigo? Já usou o spray fixador no seu cabelo? Então, deixe um comentário aqui embaixo contando para a gente o que achou…

Até a próxima!

/* ]]> */