Plantas Medicinais Saúde

Stevia para parar de fumar: confira os benefícios

Stevia para parar de fumar
Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

É um consenso entre todas as pessoas que decidem parar de fumar: essa é uma das melhores decisões que elas tomaram em suas vidas. A grande verdade é que o nosso corpo só tem a ganhar quando paramos de fumar, onde diminuímos drasticamente o risco de desenvolver doenças sérias e nosso organismo volta a funcionar normalmente.

Entretanto, como qualquer vício, parar de fumar pode ser difícil e complicado, isso porque o vício em nicotina e sua abstinência traz alguns sintomas indesejáveis e que necessitam muita força de vontade para serem vencidos. Alguns desses sintomas incluem:

  • Intensos desejos de fumar
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Fome
  • Fadiga
  • Irritabilidade
  • Insônia
  • Boca seca
  • Dores de cabeça

Dependendo de quantos cigarros foram fumados e por quanto tempo, algumas pessoas serão mais suscetíveis a esses sintomas do que outras. Estes sintomas podem ser difíceis, mas a boa notícia é que existem soluções naturais para eles, e sabemos que parar de fumar e levar uma vida mais saudável com certeza vale o esforço.

Em particular, as pesquisas que ligam o tabagismo com níveis de açúcar no sangue dizem muito sobre por que as pessoas experimentam esses sintomas. Pesquisas da Universidade do Sul da Califórnia descobriram que a conexão entre o tabagismo e os níveis de açúcar no sangue vai muito mais além do que se pensava anteriormente.

Uma das descobertas mais interessantes foi de que são moléculas de açúcar que permitem que as moléculas de nicotina transitem entre as células nervosas, ou seja, o açúcar e a nicotina estão intimamente ligados no funcionamento do nosso corpo. Dessa maneira, podemos dizer que o açúcar no sangue e a vontade de fumar estão ligados, e por isso, foi descoberto que existe um ótimo remédio caseiro para ajudar as pessoas a parar de fumar: a stevia.

O que é a Stevia e como ela pode ajudar a parar de fumar

A Stevia é uma planta nativa do Paraguai, mais comumente usada como edulcorante natural, e inclusive já está muito popular entre as pessoas que preferem um açúcar mais saudável. Estudos realizados por pesquisadores alemães confirmaram que essa erva ajuda a curar o vício do tabagismo, regulando o açúcar no sangue. Os pesquisadores encontraram uma associação entre uma dose diária de stevia (seja folha inteira ou extrato) e uma redução no nível elevado de açúcar no sangue.

A Stevia estimula a secreção de insulina, atuando diretamente sobre células pancreáticas. Ao equilibrar os níveis de açúcar no sangue, essa erva pode diminuir significativamente o desejo de doces (como substituto para fumar) e manter o ganho de peso no mínimo, sendo ainda considerada segura para hipoglicemiantes e diabéticos.

Muitos ex-fumantes conseguiram quebrar seu vício usando a stevia nos momentos em que eles sentiam uma maior vontade de fumar. Para isso, a maneira mais fácil de utilizar a stevia é colocar seu extrato em uma garrafa ou recipiente conta-gotas. Quando um desejo muito grande de fumar aparecer, coloque algumas gotas do extrato de stevia na sua língua e deixe que o desejo passe. Caso você prefira utilizar a stevia em sua forma ainda mais natural, você pode mastigar sua folha para conseguir o mesmo efeito.

Além dos benefícios para ajudar a parar de fumar, a Stevia também é conhecida por ajudar a prevenir cáries, melhorar um estômago irritado e, possivelmente, até melhorar sua memória. As folhas de stevia contêm múltiplos nutrientes, incluindo betacaroteno, riboflavina, cálcio, magnésio e zinco.

Mais uma maneira de utilizar a stevia no seu dia-a-dia e conseguir diminuir os sintomas da abstinência do cigarro é fazer um chá com as folhas de stevia, onde também será possível ficar mais calmo e tranquilizar o organismo quando a vontade pelo cigarro for muito grande. Para fazer o chá, simplesmente coloque suas folhas na quantidade de água que achar necessária e deixe a água aquecer por alguns minutos.

Outro detalhe importante é certificar-se de seguir uma dieta saudável, colocando o foco da sua alimentação principalmente no estoque de vitaminas estocar vitaminas quando você parar de fumar, principalmente Vitamina C, Vitamina B, cálcio e magnésio. A vitamina C pode ajudar a liberar a nicotina e outras toxinas que estão em seu corpo. A vitamina B pode ajudar a descansar bem e acalmar os nervos, enquanto o cálcio e o magnésio funcionam juntos para reduzir o estresse.

Parando de fumar naturalmente com Stevia

Até aqui você provavelmente se surpreendeu com o fato de que uma alternativa ao açúcar é um dos melhores remédios para reduzir o elevado desejo pela nicotina quando paramos de fumar. Mais especificamente, estudos na Alemanha descobriram que a stevia é capaz de diminuir o desejo pela nicotina e até mesmo pelo álcool, sendo uma ótima alternativa para tratar esses dois vícios.

Além disso, a Stevia é muito utilizada para adoçar bebidas e chá, sendo muito mais doce do que o açúcar, porém, ela consegue o bônus de ser livre de calorias e carboidratos, sendo uma boa alternativa para os diabéticos, pois não afeta o açúcar no sangue. Em comparação com o aspartame, a stevia é cultivada naturalmente e não possui nenhum efeito colateral negativo, ou seja, utilizar Stevia no lugar do açúcar além de ajudar você a superar o desejo de fumar, irá trazer ainda muitos outros benefícios para a sua saúde.

Qual quantidade de Stevia devo tomar?

Enquanto você pode escolher ingerir a stevia em sua forma cristalizada (como açúcar), é recomendado o uso da stevia líquida, ou seja, do extrato de stevia que com a ajuda de um conta-gotas será mais facilmente utilizada por qualquer pessoa quando o desejo incontrolável de fumar surgir. Quando o desejo aparecer, você deverá simplesmente pingar cerca de 3 gotas do extrato de Stevia na língua e o desejo irá diminuir em alguns minutos. Outra forma de fazer isso é aplicar as gotas do extrato em chás e outras bebidas, ou ainda fazer chás com a própria folha de stevia.

Parar de fumar pode ser difícil, e superar um vício não acontece de um dia para o outro, por isso, utilize o máximo de informações que encontrar a seu favor, utilize a Stevia que é uma planta e uma forma totalmente natural de lidar com o vício e diminuir os sintomas de abstinência, busque apoio da família e dos amigos e com certeza você terá sucesso em parar de fumar!

/* ]]> */