Exercícios Saúde

Suar realmente emagrece? Veja aqui se é mito ou verdade

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Existem muitos mitos rondando todas as áreas, inclusive a dos exercícios físicos. Afinal, será que suar realmente emagrece? Transpirar durante a atividade quer dizer que estou de fato perdendo peso?

Até hoje ainda sei de gente que enrola plástico no abdômen, sob a camiseta, e vai treinar assim na intenção de ficar com a silhueta mais sequinha. Como se forçar a transpiração, aumentar a produção de suor levasse a uma sensação de estar emagrecendo.

Se fosse realmente verdade essa relação entre suor e perda de peso, bastaria praticar exercícios com sol a pino para perder peso. Mas não é exatamente assim que acontece – e muitos acabam desmaiando ao tentar…

Lembrando que para emagrecer é preciso eliminar gordura, e não água. E o suor é fruto da intensidade do exercício, da temperatura e umidade do ambiente.

Talvez o engano a respeito de transpiração e redução de medidas aconteça também porque muitas vezes nosso corpo está inchado, retendo líquidos. E quando praticamos atividades que estimulam a liberação da água retida entre as células, surge a impressão de perder peso.

Tanto a gordura quanto a retenção hídrica causam alteração na balança, sendo que uma pessoa pode ganhar até 3 kg em função do acúmulo irregular de água no organismo.

Olhando pelo ângulo de eliminação de boas quantidades de água via transpiração, se o líquido não é ‘devolvido’, o efeito é de perder peso. A questão é que pelo menos uma parte dos fluidos precisa ser reposta, ou nossa saúde ficará comprometida.

Junto com o suor, vão embora os eletrólitos, entre eles sódio e potássio, elementos fundamentais para o equilíbrio celular (homeostase).

Se eu transpirar mais, posso emagrecer mais rápido?

Não necessariamente. Suar, por si só, não leva à queima calórica. Se fosse assim, bastava fazer uma aula de alta intensidade como o crossfit ou correr usando muita roupa para suar horrores e perder peso.

Suar realmente emagrece quando o atleta tem outros fatores a serem considerados. Entre eles, atitudes como alimentação balanceada e com baixas calorias, boa frequência na academia ou onde quer que a pessoa possa se exercitar.

Assim, podemos perder calorias, barriga, culote, etc. E não com certas lendas urbanas ou coisas aparentemente ‘milagrosas’.

Alimentos funcionais, boas horas de sono, não fumar, não consumir álcool, ter uma ingestão adequada de líquidos; caminhar, fazer uma luta, pole dance, correr, andar de bicicleta, nadar… Tudo isso ajuda, junto com foco e determinação.

O hábito que tantas vezes vemos em filmes ou na vida real de provocar mais transpiração com auxílio de sacos plásticos ou casacos pesados é resultado de um mito que só prejudica.

O suor é um jeito que nosso corpo tem de equilibrar a temperatura quando ele fica aquecido demais. Uma espécie de sistema de refrigeração natural do organismo. Não é à toa que durante treinos muito vigorosos e/ou no verão suamos mais.

Suar não é sinônimo de gasto calórico ou emagrecimento. É claro que às vezes estamos suando e perdendo peso ao mesmo tempo, mais isso é devido aos fatores citados anteriormente – e não somente à transpiração.

E ainda: ficar empacotado demais durante os exercícios, em vez de benefícios, pode deixar a pessoa ainda mais propensa a um problema sério, a desidratação. Afinal, perdemos água e sais minerais no suor. Imagine quando estimulamos esse processo…

Outro engano que envolve suor e atividade física é sobre potencializar a transpiração para desintoxicar o organismo. No entanto, eliminamos principalmente água; os rins são os encarregados de eliminar toxinas.

Conclusão…

Suar faz parte de nossa rotina. Mas se o seu objetivo é perder peso, procure queimar mais calorias do que as que você consome. A conta da boa forma dá certo mesmo com uma dieta e atividades físicas regulares, entre outros fatores.

Suar realmente emagrece? Tire agora suas próprias conclusões… O que acha?

Até a próxima!

/* ]]> */