Maternidade Saúde

Sucos para bebê: quando começar a dar, dicas especiais +12 receitas

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

A maioria de nós tomou suco normalmente quando era bebê. Mas será que é o mais indicado? Qual é a melhor forma de preparar sucos para os pequenos? Qual é a quantidade ideal?

Neste artigo, veja quando começar a dar suco para o bebê, confira dicas e orientações de especialistas e veja receitas para fazer para sua cria!

Quando começar a dar suco para o bebê?

Tanto a Academia Americana de Pediatria quanto a Sociedade Brasileira de Pediatria alertaram recentemente que não é recomendável dar nenhum tipo de suco para o bebê até os 12 meses de vida.

Nossas mães e avós deram suco para nós desde os 3, 4 ou até 5 meses de vida. Então, é normal que você pense: “Eu tomei e estou viva!”. E de certa forma você tem razão: dar suco para o bebê com menos de 1 ano não mata.

Não dar nenhum tipo de suco natural para o bebê pode parecer bem radical, mas se analisarmos o por quê dessa decisão, poderemos entender melhor essa nova regra.

Os sucos naturais, em sua grande maioria, na hora do preparo, acabam danificando as fibras e os nutrientes da fruta. Ao bater no liquidificador e coar o suco, a grande maioria dos benefícios nutricionais se perdem. Por isso, é bem mais vantajoso para a saúde do bebê tomar água e comer frutas frescas regularmente antes dos 12 meses de vida.

As fibras possuem um papel crucial para equilibrar o açúcar do sangue. O suco sem fibras contribui para a elevação dos níveis glicêmicos, que podem levar à diabetes tipo 2 ou à obesidade infantil.

Confira outras informações relevantes sobre evitar o suco antes dos 12 meses de vida:

  • a fruta perde a fibra ao ser misturado com a água;
  • muitas pessoas adicionam açúcar ao suco, o que é prejudicial para a saúde do bebê;
  • comer frutas estimula a mastigação;
  • tomar o suco diminui o consumo de água;
  • até os 6 meses, o bebê deve se alimentar apenas com leite materno ou fórmula artificial;
  • do 7º ao 12º mês, o bebê deve tomar 800 ml de água por dia e comer de 2 a 3 porções de frutas frescas.

Quais são os sucos que pode dar para o bebê?

Depois que o bebê já tem 1 ano, é mais indicado dar suco para ele. Mas especialistas avisam: existe uma quantidade certa para cada fase:

  • de 1 a 3 anos: 120 ml por dia;
  • de 4 a 6 anos: 175 ml;
  • dos 7 aos 18 anos: 250 ml.

Outros tipos de suco não são indicados para o bebê por conterem grandes quantidades de açúcar. Entre esses sucos não indicados estão os sucos de caixinha (de soja ou não), sucos de “pozinho” e outras bebidas industrializadas.

Saiba mais: Introdução alimentar: aprenda aqui quando começar e como fazer

Mas se o seu bebê já possui mais de 1 ano, está na hora de caprichar na preparação dos sucos! Por isso, preparamos 12 receitas incríveis para você servir para seu pequeno ou pequena. Confira a seguir como fazer suco para bebê:

12 receitas de suco para bebê:

Antes de conferir algumas receitas maravilhosas de suco para bebê, é preciso que você pegue algumas dicas para aumentar a capacidade de nutrição da bebida que você vai preparar para sua cria.

  • Evite o açúcar: além de prevenir cáries, você também evita que o bebê fique acostumado a alimentos e bebidas doces demais. Você pode colocar uma quantidade mínima, substituir por açúcar mascavo ou até mesmo deixar de colocar. Com menos açúcar seu bebê também pode saborear melhor o sabor da fruta;
  • Não coe o suco: deixando de coar o suco, você aumenta a quantidade de fibras e nutrientes que o bebê consome, além de estimular o interesse por texturas diferentes. Isso irá ajudá-lo a lidar com alimentos com texturas diferentes;
  • Use um copo: o bico da mamadeira não vai permitir que a fibra passe, por isso, o ideal é usar um copo comum. O bebê pode aprender rapidamente como usar o copo e você garante um suco mais rico nutricionalmente. Veja mais sobre os copos para bebês.

Veja também: Alternativas à mamadeira: 5 maneiras mais saudáveis de dar leite e suco ao bebê

Nem sempre usamos a fruta inteira para o suco, então, aproveite as porções que sobrarem para complementar a alimentação do bebê.

Agora vamos às receitas?

 

 

 

1. Suco de manga para bebê:

A manga é uma fruta um pouco pesada, por isso, evite dar muito, revezando com outros sucos mais leves. Para preparar, descasque a manga e coloque os pedaços da fruta no liquidificador e bata.

Você pode colocar uma quantidade mínima de água, apenas para deixar a polpa mais líquida. E fique atenta à quantidade de suco indicado para cada fase do bebê, que explicamos acima.

Veja os benefícios da manga para a saúde.

2. Suco de melancia para o bebê:

A melancia é uma fruta com alta concentração de água. Por isso, ela é uma ótima opção para dar para o bebê comer. Mas, caso você queira dar em forma de suco, basta bater a fruta no liquidificador e servir.

A melancia é diurética e o suco é bem leve. Quer ver mais benefícios da melancia? Clique aqui.

3. Suco de laranja lima:

A laranja lima é naturalmente mais doce do que os outros tipos de laranja, por isso, é uma boa opção para seu bebê. Procure espremer a fruta diretamente no copo e retire as sementes antes de servir.

Por ser uma fruta cítrica, ela pode prejudicar a digestão do bebê durante o nascimento dos dentes, pois neste período o bebê consome muito mais cálcio do alimento, deixando o sistema digestório mais ácido. Procure evitar grandes quantidades.

4. Suco de maçã:

Para fazer o suco de maçã, você pode lavar bem a fruta, cortar em 4 partes e retirar o miolo que contém as sementes. Se preferir, bata com casca e tudo, pois há muitos benefícios nutricionais no consumo da casca da maçã. Adicione um pouco de água, apenas para deixar o suco mais líquido.

5. Suco de melão para bebê:

O melão, assim como a melancia, possui muita água em sua composição. Por isso, basta descascar a fruta, retirar as sementes e bater no liquidificador.

É uma ótima opção para os dias mais quentes. Se quiser, adicione uma folha de hortelã fresca para dar um toque de frescor.

6. Suco de tomate para bebê:

O suco de tomate é muito popular entre os adultos, podendo render várias combinações. Para os bebês, o suco deve ser feito no liquidificador com a fruta sem a casca e as sementes. Também não é necessário adicionar água, condimentos, temperos ou açúcar.

7. Suco de mamão para bebê:

O mamão é uma fruta muito conhecida por sua propriedade laxante natural. Para fazer o suco, retire a casca, e as sementes, adicione um pouco de água e bata no liquidificador. Você pode adicionar algumas sementes do mamão no suco pronto, pois o consumo delas ajuda na digestão e combate a prisão de ventre.

8. Suco de beterraba para bebê:

Leve muito bem a beterraba, descasque e corte em pedaços. Bata no liquidificador com uma pequena quantidade de água.

Dica: Como a beterraba é rica em ferro, vale a penas investir na dobradinha beterraba + laranja, pois a vitamina C presente na laranja contribui para a absorção do ferro pelo organismo.

9. Suco de cenoura para bebê:

A cenoura é rica em vitamina A, B e C, além de fornecer fibras para o bebê. O mais indicado é servir junto com outra fruta, como a laranja ou o mamão. Para preparar, basta lavar muito bem, descascar e cortar e pedaços menores antes de bater no liquidificador junto com as outras frutas. Use o mínimo possível de água.

10. Suco de pera para bebê:

O suco de pera é delicioso e pode ser preparado junto com maçã. Para preparar, lave muito bem, descasque e retire o miolo da fruta, que contém as sementes. Bata no liquidificador com pouca água.

Dica: Fique atenta ao funcionamento do intestino do bebê, pois frutas como a pera e a maçã podem dificultar a digestão e piorar a prisão de ventre.

11. Suco de ameixa para bebê:

A ameixa é uma fruta cítrica que auxilia no funcionamento do intestino. O bebê pode apenas tomar a água de ameixa (veja aqui como preparar) ou o suco da fruta. Para fazer o suco de ameixa, basta lavar bem, retirar o caroço e bater no liquidificador com um pouco de água. Quanto mais madura estiver a fruta, melhor será a degustação do suco.

12. Suco de maracujá:

O maracujá é um conhecido calmante natural, que pode ser usado para ajudar o bebê a regular o sono. Apenas tome cuidado para não servir o suco antes de dormir, caso você esteja fazendo o desfralde do seu bebê ou se você adicionar açúcar ao suco, pois pode causar cárie.

 

 

E aí, gostou das receitas? Qual suco você costuma dar ao seu filho? Escreva nos comentários! E se você está começando a dar alimentos para o pequeno, confira esse artigo aqui:

/* ]]> */