Nutrição Saúde

Tapioca Engorda? Entenda o valor nutricional deste alimento

Desde sua popularização, a dúvida se a tapioca engorda povoa publicações e conteúdos a respeito da nutrição. Tipicamente brasileira, a tapioca é um derivado da mandioca que já tomou o mundo por seu sabor e benefícios para a saúde.

Muitos produtores de conteúdo a indicam como o substituto do pão branco, ou como uma fonte saudável de carboidrato. Outros tantos a proíbem, em função de seu alto nível calórico. O resultado é uma confusão de informações que ajuda muito pouco.

A verdade é que a questão é bastante relativa. Como fonte de carboidratos, ela não é um produto que necessariamente ajuda a emagrecer. Por outro lado, os nutrientes contidos no alimento não são prejudiciais como diversas outras fontes de carboidratos – o que a torna bastante saudável.

Entenda melhor a questão, e saiba se tapioca engorda – e em que situações ela é benéfica ou prejudicial:

O valor nutricional da tapioca

mandioca

Em geral, alimentos que são utilizados como base da nutrição de povos antigos tendem a ser ricos em nutrientes. Isso ocorre pois, no passado, a comida não era de fácil acesso, e riqueza em nutrientes era uma questão de sobrevivência.

Base da alimentação de culturas indígenas, a tapioca é rica em carboidratos, vitaminas, minerais e diversas substâncias orgânicas. Deve-se destacar a união disso a um nível muito baixo de sódio, colesterol e gorduras saturadas. Estima-se que uma xícara de tapioca contenha calorias o suficiente para suprir 45% da necessidade diária da substância.

Ela também é uma fonte rica em fibras, colesterol HDL (chamado de “bom colesterol”) e proteínas. Além disso, cálcio, manganês e selênio são elementos presentes em sua composição.

O que isso quer dizer?

Isso quer dizer que a tapioca engorda, sim, se for consumida em excesso. Ignorando-se todos os outros nutrientes necessários na alimentação e considerando apenas os carboidratos, ela é um problema. Isso é especialmente verdade para dietas restritivas de caloria, onde o objetivo é diminuir a quantidade de energia consumida.

Por outro lado, ela é rica em diversos outros nutrientes, e acompanha diversos benefícios que não costumam ser associados aos carboidratos. Por isso, dizer que a tapioca engorda não é exatamente correto. Em comparação a outras fontes, ela pode ser uma ótima alternativa de energia rápida. Toda dieta equilibrada exige carboidratos, e o fato de a tapioca ser uma fonte destes nutrientes é bom, considerando sua riqueza em outras substâncias.

Ganho saudável de peso

receita-de-sanduiche-de-tapioca-001

Muitas pessoas consideram que a tapioca é uma forma de ganho de peso saudável. Isso é essencial para quem busca desenvolver músculos mais rapidamente, ou está abaixo do peso.

O caso de mulheres que vivem abaixo do peso e não fazem nada a respeito é bastante grave. Muitas vezes, estar abaixo do peso é tão perigoso quanto a obesidade. Especialmente no caso de mulheres, o ideal da magreza pode confundir este conceito. Neste sentido, a tapioca é uma ótima forma de garantir calorias sem recorrer a nutrientes ruins.

É uma forma de garantir carboidratos sem preocupar-se com colesterol ou gorduras saturadas que podem resultar em outros problemas de saúde.

Veja Também:

Comentar

/* ]]> */