Receitas

Tapioca fitness: saudável, nutritiva e fácil de fazer

Tapioca fitness

A tapioca fitness é feita do mesmo jeito da comum, mas seu recheio é mais saudável e leve. Uma opção de carboidrato ideal para quem deseja manter a forma. O tema de hoje tem sabor de qualidade de vida e praticidade. Vem comigo, que eu conto os detalhes…

Nosso nível de energia melhora ao consumir alimentos como a tapioca fitness. Lembrando que ela dispõe de uma boa quantidade de carboidrato, com a vantagem extra de não trazer colesterol negativo e gorduras saturadas.

Já as fibras da tapioca ajudam na sensação de saciedade, fazendo com que a fome demore a chegar. Ou seja, é uma alternativa fitness e que nos deixa preparados para enfrentar o dia a dia com mais disposição e tranquilidade.

A tapioca é extraída da mandioca, um tubérculo muito conhecido nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. É um alimento versátil, que pode ser incluído em grande quantidade de receitas doces e salgadas. Veja agora uma delas:

Tapioca fitness de ricota, tomate e orégano

Ingredientes

  • 1 Fatia média de ricota (ralada)
  • 1 Pitada de orégano
  • 2 Colheres de sopa de farinha de tapioca (peneirada), sem sal
  • 5 Tomates cereja em rodelas

Como preparar a tapioca fitness:

  1. Coloque uma frigideira antiaderente no fogo baixo, sem deixá-la esquentar demais, ou a tapioca fitness ficará “borrachuda”. Também é importante não usar qualquer tipo de gordura no preparo.
  2. Despeje 2 colheres de sopa da farinha de tapioca (previamente peneirada) na frigideira, espalhando uniformemente.
  3. Logo que a massa grudar na panela, acrescente o recheio no meio dela e feche a tapioca, criando um formato de meia-lua.

Viu com é fácil e rápido fazer um lanchinho saudável? Bastam uns 5 minutinhos – e está pronta a tapioca fitness.

Separe todos os ingredientes, inclusive a fécula da tapioca já peneirada, e garanta uma opção leve e nutritiva.

Existem variações no preparo da base da tapioca. A quantidade da massa ou goma depende, claro, do volume do recheio e do tamanho da frigideira.

Outra maneira diz respeito a virar a tapioca, para ver se há muita farinha solta. Se você ainda não tem prática, pode tentar mexer a massa balançando a panela. Para mudar o lado da tapioca, a dica é usar uma espátula. Com o tempo, você pega o jeito de jogá-la para o alto.

Em vez da ricota, você pode trocar o recheio da sua deliciosa tapioca fitness por: damasco, ameixa, morango e cereja; frango desfiado, tomate cereja e alface; queijo cottage com ervas; morango e chocolate amargo (doce também!).

Quer mais possibilidades de recheio? Anote aí: queijo de minas com ervas; frango grelhado, tomate, azeitona e alface.

Vantagens no consumo da tapioca fitness

Para muitos, a tapioca fitness ocupa hoje o lugar de pães e biscoitos, uma vez que é obtida a partir de um só ingrediente, a fécula da mandioca. Isto é, não traz gordura, sódio e outros elementos capazes de interferir na manutenção da forma física e da saúde.

O ganho de massa muscular é uma das vantagens no consumo da tapioca fitness. Mas, por ser um alimento de amido puro, ou seja, sem glúten, ele acaba beneficiando muita gente devido a vários outros fatores. Os vegetarianos e celíacos estão entre os fãs da tapioca.

No caso dos vegetarianos, por exemplo, eles necessitam de proteínas de origem vegetal, além de fonte de energia.

Sem as proteínas, diversos processos corporais ficam comprometidos, e não apenas o desenvolvimento dos músculos. Nossa atividade metabólica depende delas.

Não é de se admirar que a tapioca fitness seja, atualmente, uma das receitas mais adotadas por aqueles que buscam uma dieta balanceada e o corpo perfeito. Com o recheio certo, o alimento pode ser consumido no café da manhã ou nos lanches em diferentes horários.

Está na moda ser fit. E a bola da vez entre os alimentos que entram nesse universo da malhação é uma velha conhecida de muitos brasileiros, a tapioca. Agora que você já sabe como preparar uma saborosa tapioca fitness, é só colocar a mão na massa!

Bom apetite!

Até a próxima…

/* ]]> */