Beleza Estética Pele

Terapia fotodinâmica para acne: Saiba tudo sobre este tratamento

Terapia fotodinamica para acne

Quem tem problemas moderados e severos de acne podem contar com uma nova alternativa de tratamento estético que promete reduzir a ocorrência dessas lesões e melhorar o aspecto geral da pele. É a terapia fotodinâmica para acne.

Combinando cremes fotossensibilizantes e a aplicação de fonte luminosa adequada, a terapia fotodinâmica era, inicialmente, aplicada no tratamento de células cancerosas, mas com o avanço das técnicas, passou a ser utilizada por dermatologistas no tratamento de acnes e rejuvenescimento facial.

Quer saber mais sobre esse tratamento? Então leia este post e saiba tudo sobre a terapia fotodinâmica no tratamento da acne. Confira!

O que é terapia fotodinâmica para acne e como ela funciona?

Terapia fotodinâmica é o nome dado a uma técnica dermatológica que consiste em promover uma reação fotoquímica entre um agente fotossensibilizante e uma fonte de luz, utilizando-a de forma terapêutica.

O agente fotossensibilizante é um ácido amino levulínico (ALA) ou metil amino levulinato (MAL), aplicados na pele na forma de loções ou cremes. Já a fonte luminosa são focos de luz azul ou vermelha, laser e luz intensa pulsada.

Os agentes fotossensibilizantes contidos na loção penetram nas células dos folículos pilosos, das glândulas sebáceas e nas bactérias responsáveis pelo surgimento das lesões inflamatórias de acne, o Propionium bacterium acnes, estimulando-os a captar a irradiação luminosa que será direcionada à pele, reagindo quimicamente e provocando sua destruição.

Como é feito o tratamento?

A sessão de terapia fotodinâmica para acne é iniciada com uma microdermoabrasão, seguida da aplicação da loção com o agente fotossensibilizante.

O paciente deve ficar com a loção durante o período de duas horas, para só então ser submetido à exposição luminosa, feita por aparelhos especiais de emissão de luz, que destruirá parte das células sebáceas e bactérias contidas na área submetida ao tratamento.

O resultado é uma redução na oleosidade da pele, desobstrução dos poros e melhora do processo acneico graças a ação antibacteriana do procedimento.

O tratamento é indicado para pessoas que possuem acnes em grau moderado a severo e o número de sessões varia de acordo com a gravidade de cada caso, mas dificilmente ultrapassa três sessões, que devem ser feitas com intervalos mensais.

Resultados da terapia fotodinâmica para acne

O resultado esperado para o procedimento é uma remissão dos sintomas da acne – como oleosidade, inflamações, poros obstruídos e dilatados – pelo período de três meses a um ano.

No primeiro mês após o tratamento, costuma ocorrer uma melhora de até 60% na aparência destas lesões, além de uma evidente redução dos poros e da secreção sebácea da região tratada.

[yuzo_related]

Além disso, diminui acentuadamente as ceratoses, sardas e pequenos vasos melhorando o aspecto geral da pele.

Recuperação pós-procedimento e cuidados

Após o procedimento é comum a pele ficar mais sensível, irritada e apresentar inchaço e vermelhidão. Por isso, é essencial evitar a exposição a qualquer tipo de luz nas primeiras 24 horas, e sempre utilizar protetor solar, caso contrário, pode haver piora destes sintomas.

Essa sensibilidade dura aproximadamente dois dias e depois dá lugar á formação de pequenas crostas que, por sua vez darão lugar à descamação da pele, originando uma pele mais uniforme, lisa e livre de acnes.

A terapia fotodinâmica para acne é um tratamento seguro, efetivo e que só deve ser feito por um dermatologista com a devida indicação e acompanhamento. Ela melhora a textura e aparência da pele, além de tratar os diferentes tipos de acnes sem a necessidade do uso de medicamentos orais, que muitas vezes ocasionam efeitos adversos.

Você já conhecia a terapia fotodinâmica para tratamento de acnes? O que achou deste procedimento estético? Conta pra gente nos comentários!