Emagrecimento Nutrição

Tereré emagrece? Tire suas dúvidas sobre o chimarrão frio aqui

É possível dizer que o tereré emagrece por causa de um conjunto de fatores. Esta bebida feita com a imersão de erva-mate em água gelada é ideal para os dias mais quentes, mas traz diversos outros benefícios além da perda de peso, desde que consumida com moderação.

O tereré emagrece porque possui efeito diurético, ajudando a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do organismo, e ainda contribui na redução da gordura corporal. A bebida também tem ação estimulante, perfeita para a prática de atividades físicas, e favorece o gasto calórico.

O aumento da força e a resistência muscular à fadiga são outras vantagens do tereré. Com isso, o desempenho nos treinos pode melhorar e, portanto, levar à maior eliminação de calorias.

Devido todos esses aspectos, a mistura de erva-mate e água fria é interessante do ponto de vista do emagrecimento e da manutenção de uma vida mais ativa.

No entanto, o tereré emagrece se alguns hábitos forem levados à sério. Por exemplo: a alimentação precisa ser balanceada, sem uma ingestão exagerada de comidinhas calóricas demais. O equilíbrio é um dos segredos dos resultados positivos no que diz respeito à equação entre o que ingerimos e o que gastamos.

Ou seja, não basta somente tomar a bebida várias vezes ao dia se a dieta é recheada de gostosuras ricas em carboidratos, gorduras e açúcar. A versão fria do chimarrão proporciona ganhos no quesito boa forma, mas milagre ela não faz…

O estímulo que o tereré pode proporcionar durante as atividades físicas para que possamos queimar mais gordurinhas não adianta muito se a quantidade de calorias de consumimos for maior. É matemática, e não mágica.

Portanto, é possível afirmar que tereré emagrece desde que haja qualidade na dieta e a prática regular de exercícios físicos. Pessoas sedentárias e com alimentação repleta de guloseimas e fast food, provavelmente, não terão os mesmos resultados em termos de emagrecimento ou manutenção de peso.

Tereré: outros benefícios do chimarrão gelado

Além auxiliar na redução de medidas, o tereré refresca, hidrata, podendo até substituir a água em alguns momentos. Alguns!

A erva-mate usada no preparo da bebida contém antioxidantes, elementos fundamentais na preservação das células contra os efeitos dos radicais livres. Fora isso, a planta também ajuda a manter a memória e a concentração em dia, e promove a redução do LDL, o colesterol ruim.

Consumir tereré é uma maneira agradável de adicionar ao nosso dia a dia uma fonte de fibras, sais minerais, proteínas, lipídios, carboidratos, cálcio, cafeína e vitaminas (A, B1, B2, C e E).

A matéria-prima do chimarrão gelado fornece energia, promove a saúde dos ossos e do intestino; contribui com a circulação do sangue, tonifica o sistema nervoso e atua como estimulante da mente.

O tereré emagrece e é útil enquanto coadjuvante na regeneração celular, aliado na prevenção de alergias e gripes, facilitador da digestão e respiração, regulador das funções sexuais, entre outras.

Só não pode exagerar, ok? Um dos malefícios do consumo excessivo de tereré é a insônia. Algo que não ocorre necessariamente em todas as pessoas que consomem a mistura da erva-mate com água fria, mas é sentido por alguns usuários do produto.

Existe ainda o risco de prejudicar a absorção de ferro e de aumentar a pressão arterial ao ingerir tereré em quantidades maiores. O cuidado deve ser maior especialmente se o indivíduo já apresenta anemia e hipertensão.

O tereré emagrece, porém, é capaz de provocar gastrite leve, sendo que o quadro pode ser agravado com acréscimo de suco de limão no preparo, fazendo subir o nível de acidez da bebida.

Em geral, o tereré pode ser tomado diariamente, mas com moderação. E é essencial também verificar a qualidade e a procedência da erva-mate.

Para encerrar, confira a seguir um resumo dos principais benefícios do chimarrão frio:

• Age positivamente nas faculdades mentais, inclusive na memória;
• Ajuda a regular as funções sexuais;
• Atua na prevenção de gripes e resfriados;
• Aumenta ritmo cardíaco;
• Auxilia na regeneração celular;
• Colabora no processo respiratório;
• Combate estados depressivos, uma vez que contribui para sensação de bem-estar;
• Estimula a circulação;
• Facilita a digestão e a evacuação;
• Favorece a força muscular;
• Pode prevenir o Mal de Parkinson;
• Potencializa a micção;
• Eleva o gasto calórico;
• Promove a resistência do músculo à fadiga;
• Reduz níveis de colesterol e triglicérides;
• Tem ação cosmética na pele;
• Tonifica o sistema nervoso.

Até a próxima!

/* ]]> */